IPRC Brasil - Cursos para você ser um especialista em risco comportamental

15 de dezembro de 2022

Teste de perfil comportamental: como fazer e o que é

Como mencionado, o teste de perfil comportamental auxilia bastante na contratação de pessoas que a sua empresa precisa. Saiba mais.
nepotismo
Como mencionado, o teste de perfil comportamental auxilia bastante na contratação de pessoas que a sua empresa precisa. Saiba mais.
Tempo de leitura: 4 minutos

Os colaboradores são a alma de uma empresa, por isso conhecê-los é importante – e o teste de perfil comportamental pode ajudar nessa questão. 

Além de prestarem serviços e permitirem que o negócio seja bem sucedido a partir de suas competências e qualificações, os colaboradores ajudam na inserção do empreendimento no mercado e são porta-vozes de seus valores para clientes e para a concorrência.

Sendo assim, é natural que o processo de contratação de colaboradores seja algo muito delicado, que deve ser levado a sério. Gestores de RH têm muitas estratégias para tomarem decisões acertadas, sendo o teste de perfil comportamental uma das mais interessantes.

Que tal saber mais sobre esse tipo de teste, entender como ele funciona e descobrir os seus benefícios para o processo de contratação de novos talentos? Continue a leitura e tire as suas principais dúvidas!

O que é perfil comportamental?

Cada pessoa é única. E, em um contexto de inclusão e diversidade nas empresas, isso se torna ainda mais importante. No entanto, é também preciso focar na busca por colaboradores que combinem com o clima organizacional da empresa e estejam aptos a crescer junto com a marca.

É nesse contexto que entra o “perfil”. A palavra pode ser utilizada para resumir as principais características de um indivíduo, sejam comportamentais, psicológicas, profissionais e por aí vai.

No caso dos testes de perfil comportamental, o objetivo é descobrir como aquele indivíduo se relaciona com o ambiente à sua volta, fazendo com que as suas características pessoais sejam “ativadas” mediante determinadas situações.

Esse é um importante detalhe para que possamos prever como ele vai se relacionar com os seus colegas de trabalho, qual será a sua produtividade naquele espaço e muitos outros detalhes.

Leia também: Treinamento comportamental: o que é e sua importância 

Qual a importância de fazer o mapeamento do perfil comportamental dos colaboradores?

Como mencionado, o perfil comportamental auxilia bastante na contratação de pessoas que a sua empresa precisa. Está necessitando de um líder para a equipe? Gostaria de uma pessoa com mais calma e atenção para incluir nos trabalhos? Tudo isso pode ser feito com a análise do teste!

Assim, as equipes podem ser montadas de acordo com o perfil da maioria, permitindo a inclusão de pessoas que realmente vão agregar valor àquele pessoal. Isso melhora o clima organizacional, evitando conflitos e fazendo com que a produtividade aumente. 

Leia também: Cultura organizacional: o que é, exemplos e seus tipos | IPRC Brasil 

Tipos de perfil comportamental

Agora, confira os principais tipos de perfis comportamentais de acordo com o teste DISC, um dos mais populares do setor. Vamos lá!

Comunicador

Como o nome já diz, o perfil comunicador está relacionado a pessoas altamente comunicativas, que se expressam com clareza, são extrovertidas e têm facilidade em construir relações interpessoais. São ótimas adições para equipes que precisam de incentivo e de união.

Planejador

Nesse caso, a comunicação pode não ser necessariamente o forte dos colaboradores. No entanto, eles compensam com uma mente altamente ágil, que organiza fatos e rotina como nenhum outro. São profissionais calmos, de fácil convivência e muito confiáveis para a realização de um bom trabalho.

Executor

Se a sua equipe está carente de um líder, é provável que o perfil executor seja um bom aliado. Com muito foco e espírito de liderança, eles são aqueles colaboradores que colocam a mão na massa e, com isso, incentivam outras pessoas a também fazerem o seu melhor.

Analista

Por fim, temos o perfil analista. Aqui, temos pessoas muito organizadas, que trabalham com uma forte concentração. São ótimos realizadores de funções, sendo essenciais para o funcionamento harmônico de qualquer equipe. Costumam ser calmos, contidos e se relacionar bem com os colegas.

Leia também: Onboarding: o que é, como funciona e suas diferenças IPRC Brasil 

Qual o melhor perfil comportamental para contratar?

Não há uma resposta certa. Todos os perfis têm suas qualidades e pontos que merecem atenção e podem melhorar. A escolha perfeita dependerá de cada situação.

Para tomar uma boa decisão, é importante que você confira quais são as necessidades da sua equipe naquele momento. Observando detalhes como a produtividade geral ou os conflitos que estão se desenvolvendo entre eles, é possível identificar o que está faltando.

Dicas para lidar com diferentes tipos de perfil comportamental

Agora, confira algumas dicas para lidar com cada um dos perfis comportamentais! Afinal, todos temos pontos fortes e fracos.

Comunicador

Pessoas comunicadoras são conhecidas por terem um foco menos detalhado e por serem um pouco mais dispersas. Então, pode ser interessante colocá-las em equipes com muitos profissionais do tipo planejadores ou analistas.

Planejador

Planejadores, por sua vez, são pessoas mais tímidas e centradas. Assim, se beneficiam ao trabalhar com os comunicadores, que os ajudam a desenvolver competências voltadas à comunicação e a se sentirem mais seguros na hora de relatar detalhes aos chefes.

Executor

Ainda que sejam ótimos líderes, os executores tendem a se tornar autoritários ou agressivos em alguns momentos. Assim, é preciso que estejam em uma equipe mista, com pessoas que consigam diminuir essa carga de personalidade e fazer com que o ambiente fique mais harmônico.

Analista

Pessoas analistas têm dificuldades para lidar com a pressão e, por isso, nem sempre se dão bem com colegas executores. Comunicadores e planejadores, no entanto, são ótimas parcerias para brecar o perfeccionismo exacerbado desses indivíduos e ajudá-los a relaxarem um pouco.

Leia também: Risco comportamental: o que é, como gerir e suas consequências

Analista de perfil comportamental: quais os benefícios de contratar?

Em alguns casos, pode ser interessante contratar uma ajuda especializada para o desenvolvimento de um bom teste de perfil comportamental, e, claro, para a orientação da equipe de Recursos Humanos sobre o assunto.

Esses profissionais têm experiência no setor e podem trazer conselhos valiosos, desenvolvendo um teste adequado às necessidades e particularidades da empresa em que você trabalha. A personalização é sempre um ponto positivo no RH!

Teste de perfil comportamental DISC: quem pode fazer? 

O teste DISC é uma das ferramentas mais utilizadas para a descoberta de um perfil comportamental. Para que ele seja mais adequado à sua empresa, o indicado é que as perguntas feitas tenham relação com o dia a dia da corporação.

Realizar esse tipo de tarefa é algo muito específico e é aí que entra o valor de um analista especializado. Ele poderá captar as nuances da sua empresa e colocá-las no teste, que é composto de cerca de 30 perguntas sobre personalidade e reação a algumas situações.

Gostou de saber mais sobre o teste de perfil comportamental? Essa é uma estratégia muito válida para o processo de contratação de talentos, permitindo que a sua equipe seja formada por pessoas que realmente entendem os valores da empresa em questão e poderão trabalhar em sinergia com tudo que é proposto nesse ambiente.

Antes de ir, aproveite e confira algumas dicas para desenvolver uma boa entrevista comportamental e, assim, otimizar ainda mais o processo de contratação em sua empresa. Esperamos que goste do conteúdo! 

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

23 de janeiro de 2024
A Inteligência Artificial possui impactos profundos no ambiente profissional. Entenda como ela pode ser aplicada na sua empresa e se destaque no mercado!
9 de janeiro de 2024
O desvio de dinheiro no trabalho é um crime e pode causar grandes prejuízos à empresa. Aprenda a identificar, tratar e evitar esse problema!
26 de dezembro de 2023
O vazamento de informações confidenciais pode causar grandes danos para a empresa. Aprenda estratégias para se proteger e evitar que isso aconteça!

IPRC BRASIL

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras