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15 de setembro de 2022

Treinamento comportamental: o que é, seus exemplos e como fazer

O treinamento comportamental é o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, visando um alinhamento com os valores e políticas da organização.
treinamento comportamental
O treinamento comportamental é o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, visando um alinhamento com os valores e políticas da organização.
Tempo de leitura: 4 minutos

Primeiramente, em nosso cotidiano, iremos conviver com pessoas de diferentes costumes, hábitos, valores e princípios. Por tanto, o treinamento comportamental é essencial.

Além disso, no ambiente de trabalho também há essa diversidade. Desta forma, faz-se necessário que as organizações compreendam que há uma necessidade em gerir, de forma estratégica, essas diferenças.

Nesse sentido, o treinamento comportamental tem sido cada vez mais necessário. 

A razão disso é que o mercado competitivo apresenta claramente que apenas ter profissionais com conhecimentos e habilidades técnicas não é suficiente para alcançar resultados.

A seguir, iremos nos aprofundar, de forma sucinta e prática, no que consiste o treinamento comportamental, seus objetivos, importância, tipos, benefícios e como implementá-lo. Confira!

O que é treinamento comportamental?

O treinamento comportamental nada mais é do que o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, visando um alinhamento com os valores e políticas da organização. 

Além disso, são aprimoradas as competências e habilidades já existentes, conhecidas como soft skills.

Vale ressaltar que não se trata de um treinamento técnico, visto que ambos possuem diferenças em sua abordagem. 

O técnico envolve o treinamento e desenvolvimento do profissional, a fim de promover a melhoria na realização de atividades e tarefas necessárias para determinada função.

Todavia, no comportamental, o foco está em ajudar seus colaboradores a trabalhar, de forma assertiva, seu psicológico e emocional. 

Dessa forma, auxilia na harmonia com a identidade assumida pela organização.

Lembrando que ambos os treinamentos, são imprescindíveis para o desenvolvimento individual e coletivo no ambiente organizacional

Eles se complementam de forma a ter por objetivo a maximização da produtividade, ocasionando uma melhoria de resultados.

Treinamento comportamental: exemplos

Alguns exemplos de treinamentos comportamentais são:

  • Treinamento de habilidades de Comunicação;
  • Treinamento de habilidades de Equipe;
  • Treinamento de habilidades em Apresentação;
  • Treinamento de habilidades de Liderança.

Objetivo do treinamento comportamental

Além de muitos benefícios, o treinamento comportamental tem alguns objetivos importantes.

Como por exemplo, desenvolver habilidades pessoais e interpessoais, melhorar o relacionamento entre colaboradores e também a produtividade individual.

Tipos de treinamento comportamental

Dentro da esfera organizacional, há um leque de habilidades comportamentais que precisam ser potencializadas. 

Para isso, existem tipos específicos a serem adotados de acordo com a necessidade. Veja, a seguir, alguns tipos de treinamento comportamental e exemplos de temas abordados.

Inteligência emocional

A inteligência emocional consiste em uma melhor compreensão de si mesmo. 

Nela, o colaborador toma conhecimento de suas limitações comportamentais, as quais pode trabalhar para contorná-las.

Como por exemplo, as suas habilidades e metas que podem ser desenvolvidas e aprender a ser empático com os colegas de trabalho.

Além disso, esse autoconhecimento serve para que suas emoções e sentimentos possam ser compreendidos.

Dessa forma, não permite que determinem seu comportamento em certas situações de conflito, pressão ou até mesmo tomada de decisão.

Exemplo: Administração das emoções

Conteúdo: Entendendo o que é autoconhecimento e auto responsabilidade, técnicas de administração das emoções, impacto das emoções no comportamento.

Comunicação

O desenvolvimento da boa comunicação no meio organizacional é fundamental para deixar claro a identidade da empresa e como ela quer ser vista no mercado empresarial.

Como estabelecer regras e metas, atribuir responsabilidades, delegar tarefas, discutir ideias e pontos de vista, e aceitar feedbacks. 

Assim evita-se falhas e distorções na comunicação que podem acarretar em conflitos imediatos ou a longo prazo.

Exemplo: Comunicação no ambiente de trabalho

Conteúdo: importância da comunicação no clima organizacional, como evitar falhas na comunicação e técnicas para uma comunicação clara. 

Gerenciamento do tempo

O gerenciamento do tempo é um dos principais meios para alcançar a maximização da produtividade dentro do arranjo organizacional. 

Através dele, o colaborador é levado a identificar como utilizar seu tempo de maneira eficaz.

Como por exemplo, como identificar e reduzir tarefas desnecessárias e que tornam os processos mais burocráticos e longos.

E também, definir prioridades, evitar distrações e procrastinação, otimizar reuniões e aprender a delegar tarefas. 

Exemplo: Como fazer gerenciamento do tempo?

Conteúdo: benefícios do gerenciamento do tempo, otimização do tempo, como priorizar tarefas, técnicas de gerenciamento do tempo, como identificar processos desnecessários.

Capacitação de lideranças

A capacitação de lideranças não é voltada apenas para os gestores da instituição, mas também para aqueles colaboradores que visam tornar-se futuros líderes. 

Nela o profissional desenvolve habilidades que o permitem uma visão global da organização, podendo assim detectar suas reais necessidades.

Além de pautar metas e objetivos que conduzem ao aumento da produtividade e motivam a equipe a alcançá-los. 

Exemplo: Líder ou chefe?

Conteúdo: líder e chefe: diferenças, capacidade em gerir pessoas, resolução de conflitos, como identificar necessidades organizacionais.

Benefícios do treinamento comportamental

O treinamento comportamental é de suma importância para que os colaboradores sejam direcionados a ir além das habilidades técnicas ligadas a sua função dentro da empresa. 

Os auxilia a desenvolver habilidades comportamentais para lidar com diversas situações e questões no ambiente de trabalho. Conheça outros benefícios:

  • Desenvolvimento de hábitos alinhados à cultura organizacional;
  • Otimização dos relacionamentos interpessoais;
  • Redução e gerenciamento de conflitos;
  • Minimiza a rotatividade de funcionários;
  • Aperfeiçoamento de lideranças.

Como implementar o treinamento comportamental?

Até aqui vimos o quão importante o treinamento comportamental é na gestão de pessoas, seus tipos e benefícios no âmbito organizacional. 

Mas como implementá-lo de forma prática e eficaz? Veja, a seguir.

1. Perfil dos colaboradores e identificação

A princípio você irá fazer um levantamento do perfil dos colaboradores. 

Desta forma será possível mapear as necessidades individuais e coletivas para que o treinamento possua temas assertivos e coerentes de acordo com a realidade da organização. 

Esse mapeamento pode ser realizado por meio de entrevistas com gestores, dinâmicas de grupo ou até mesmo pesquisas internas.

Após esse levantamento de perfis, a identificação de possíveis necessidades ou problemas na área comportamental dos profissionais será mais simples de ser realizada. 

Assim facilitando o planejamento do treinamento.

2. Planejamento

Em seguida será necessário pôr tudo na ponta do lápis, em outras palavras, planejar e decidir todos os detalhes do treinamento que será implementado, como:

  • Investimento necessário;
  • Temas que serão abordados;
  • O instrutor do treinamento;
  • Formato/ local (presencial ou online);
  • Cronograma e carga horária;
  • Métodos de avaliação.

3. Execução e avaliação

Nesta etapa, a equipe de RH da empresa convida e motiva os colaboradores a participarem do treinamento.

Dessa forma, esclarecendo a importância de fazer parte dele, além de expor os benefícios que ele pode trazer para seu crescimento individual e interpessoal. 

Ao fim de tudo avalie se os impactos do treinamento comportamental no dia a dia dos colaboradores foi satisfatório e assertivo conforme o planejamento. 

Por fim, como visto anteriormente, o treinamento comportamental é fundamental para que os profissionais possam ir além das habilidades técnicas.

Mas que possam aprimorar suas competências comportamentais a fim de que impacte positivamente nos resultados da organização.


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