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13 de setembro de 2022

Liderança: o que é, quais os seus tipos e suas características

A liderança é uma habilidade que o profissional desenvolve para ter a capacidade de motivar e conduzir equipes. Saiba mais.
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A liderança é uma habilidade que o profissional desenvolve para ter a capacidade de motivar e conduzir equipes. Saiba mais.
Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, um profissional sozinho dificilmente consegue finalizar um projeto completo, por isso o papel da liderança é essencial. 

É preciso que haja uma equipe com diferentes especialistas para que as entregas da empresa sejam possíveis. É por isso que a liderança é tão valorizada atualmente.

As empresas precisam de bons líderes para contribuir para o bom desempenho das equipes. 

Sendo assim, saber liderar é uma habilidade muito valorizada no mercado de trabalho. Mas é importante saber que não existe apenas um tipo de liderança, então, preparamos este conteúdo para falar a respeito desse assunto.

Continue lendo para entender o que é liderança, quais são os tipos de liderança que existem, como ela se relaciona com a gestão de pessoas, a comunicação, entre muitas outras informações.

O que é?

A liderança é uma habilidade que o profissional desenvolve para ter a capacidade de motivar e conduzir equipes. 

Essa competência garante a ele a postura, as atitudes e as estratégias adequadas para a empresa.

Como por exemplo, para inspirar o time, manter a união, solucionar conflitos, incentivar o engajamento e a produtividade com foco em um determinado objetivo.

É muito importante entender que liderar não é, necessariamente, fazer a gestão de equipes, muito menos, ser um chefe que manda e é obedecido. 

Qualquer profissional dentro de uma equipe pode se tornar um líder.

É aquela pessoa que consegue manter uma posição à frente do grupo.

Por tanto, que inspira os demais, contribui para o bom desempenho de cada um, oferece apoio, soluções, incentiva a produtividade, enfim, motiva a todos. 

Além de ganhar a confiança dos liderados e fazer com que sigam seu exemplo ou suas recomendações.

Tipos de liderança

Há vários tipos de liderança, já que cada líder tem a sua forma de conduzir a equipe. Além disso, depende muito da cultura da própria empresa e do perfil dos liderados. 

A seguir, apresentamos alguns estilos de liderança e suas características principais.

  • Liderança autocrática: o líder é mais autoritário e as ideias ficam concentradas nele.
  • Liderança democrática: o líder é um facilitador de processos, considera a opinião e o pensamento de todos ouvindo a cada um.
  • Liderança liberal: o líder da liberdade e autonomia para que os liderados tomem decisões, incentivando a produtividade e a criatividade.
  • Liderança transformacional: visa a mudança e a inovação. O líder atua como incentivador e modelo para a equipe.
  • Liderança estratégica: é considerada a necessidade da empresa e oportunidades de crescimento para otimizar a performance do time em prol desses dois aspectos.

Existem ainda muitos outros estilos de liderança, como transacional, burocrática, estilo coach, situacional e técnica. 

Cada uma delas é mais ou menos vantajosa dependendo dos resultados que a empresa espera do líder e dos liderados.

Quais são as características de um bom líder?

Conhecer as características de um bom líder contribui para que o profissional desenvolva as habilidades fundamentais para estar à frente de uma equipe. 

Algumas das características mais importantes que o líder tem são:

  • Manter o foco no objetivo;
  • Atuar de forma empática;
  • Ser uma pessoa decidida;
  • Inspirar confiança;
  • Confiar em sua equipe;
  • Ser um profissional inspirador;
  • Saber dar feedbacks construtivos;
  • Entender os próprios limites;
  • Ter habilidades interpessoais afloradas.

Qual é a importância?

A liderança bem exercida é muito importante para que a equipe consiga alcançar um bom desempenho. 

De nada adianta termos um time com excelentes talentos se não estão engajados entre si. Seria o mesmo que ter uma orquestra com cada músico tocando uma sinfonia diferente.

O líder é um regente que vai auxiliar cada profissional a realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. 

Assim, a equipe saberá como agir de forma individual e coletiva para realizar um trabalho harmônico.

Quais são os benefícios de uma boa liderança?

Como você viu, a liderança é importante para garantir que todos os membros da equipe atuem em prol do mesmo objetivo. 

O líder ajuda a coordenar os esforços dos profissionais para que eles trabalhem de uma forma harmônica, complementando o trabalho uns dos outros.

O líder se torna um pilar dos seus liderados. Eles se sentem mais seguros e confiantes na hora de realizar suas tarefas, já que sabem exatamente para onde precisam ir. 

Além disso, se sentem motivados pelo líder.

Quando ele exerce bem o seu papel, auxilia os liderados a enxergarem o seu próprio potencial e aplicarem toda sua competência. 

Assim, é uma forma também de promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos liderados.

Com uma boa liderança, é possível aproveitar da melhor forma os talentos que compõem a equipe. 

Temos novas ideias, inovações, mais produtividade e maior qualidade nas entregas porque, como citamos no exemplo.

O líder vai atuar como um regente de orquestra para que o conjunto se sobressaia no melhor resultado. Isso garante ganhos para a organização.

Liderança e gestão de pessoas: entenda a relação

Você viu que o líder não é a pessoa que dá ordens, mas que inspira e motiva atitudes. Ele é responsável por garantir que profissionais com diferentes características e formas de pensar trabalhem juntos. 

Por isso, também acaba exercendo funções de gestão de pessoas.

Para que o líder alcance bons resultados, ele precisa saber como orientar os profissionais na realização das suas atividades. 

Logo, deve saber reconhecer o perfil de cada profissional e como atuar com ele conforme suas necessidades.

Precisa ter um olhar muito atento para identificar as habilidades de cada um e suas competências, para organizar a equipe da melhor forma e explorar da melhor forma esses potenciais.

Ao mesmo tempo, o líder deve estar pronto para as mediações de conflitos e para contribuir com o desempenho dos liderados. Isso é feito por meio da oferta de feedback.

Podemos dizer que os liderados são as ferramentas que o líder tem para trabalhar. Portanto, ele deve gerenciar essas ferramentas e combinar cada uma delas da melhor forma para cada função. 

É por isso que liderança e gestão de pessoas têm uma relação tão estreita.

Comunicação e liderança: por que elas devem caminhar juntas?

A boa comunicação e a interpessoalidade são duas características fundamentais para um bom líder. 

Isso porque ele precisa saber como se comunicar e se relacionar com cada membro da sua equipe para que possa transmitir para essas pessoas a mensagem certa no momento ideal.

Existem situações em que é preciso informar, em outras, esclarecer, ou ainda, trazer um feedback corretivo. 

Então, se comunicar muito bem é indispensável para que o líder se faça entender em cada situação. Também para que ele mesmo não seja o causador de conflitos e consiga ter a confiança dos seus liderados.

Liderança 4.0: o que é?

A liderança 4.0 utiliza ferramentas e recursos tecnológicos para gerenciar e se relacionar com os liderados. 

O objetivo é promover mais humanização e eficiência na liderança, fazendo com que o processo se torne mais inovador.

Esse tipo de liderança visa alinhar os liderados às exigências e tendências do mercado. 

Também estruturar as rotinas de trabalho com mais eficiência, visando sempre a facilitação dos processos para que cada profissional consiga exercer o seu trabalho da melhor forma possível.

Entretanto, como dito, há um foco na humanização, já que a liderança 4.0 visa o desenvolvimento de pessoas, o autoconhecimento e o aprimoramento das soft skills. 

Assim, existe uma preocupação maior com a pessoa por trás do profissional.

Treinamento de liderança: como fazer?

Você viu que um profissional de qualquer área pode ter um perfil de líder. 

Sendo assim, para promover o treinamento de liderança, primeiro precisamos identificar os colaboradores que têm esse perfil ou demonstram aptidão para liberar.

Dessa forma, com estilos de liderança alinhados à cultura da empresa.

Para que o treinamento seja mais eficiente, é importante buscar por empresas que oferecem cursos nessa área, auxiliando no desenvolvimento ou no aprimoramento de habilidades para formação de líderes.

Vale lembrar que não se trata de apenas fazer um curso de liderança. Como esse profissional estará à frente de equipes, é essencial que ele passe por outros treinamentos e esteja sempre reciclando seus conhecimentos. 

Assim, estará sempre muito bem capacitado para conduzir as equipes da sua organização da melhor forma.

Um profissional pode ser um líder nato, mas mesmo assim é importante que ele seja bem treinado para explorar o seu próprio potencial corretamente. 

Com um bom treinamento de liderança, sua empresa pode formar grandes líderes para ter equipes ainda mais produtivas e engajadas.

O IPRC Brasil, pode ajudar na formação dos melhores líderes para sua empresa. Acesse nosso site e conheça esse e outros treinamentos disponíveis.

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