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2 de agosto de 2022

Comunicação empresarial: o que é, exemplos e como melhorar

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação.
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação.
Tempo de leitura: 4 minutos

A comunicação empresarial é um dos principais pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. 

A estratégia facilita o relacionamento e possibilita uma melhor dinâmica organizacional. 

No entanto, ainda existem muitos líderes que não sabem como se comunicar de forma eficiente com a equipe, funcionários, parceiros e clientes. 

Para que a companhia funcione da melhor forma, é fundamental adotar ações e práticas que aperfeiçoem o relacionamento.

Acompanhe a seguir e confira o que é, quais são os tipos e como melhorar a comunicação empresarial!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação. 

Com isso, fica mais simples os líderes se conectarem com clientes, parceiros e colaboradores. 

Essa ação é essencial para conseguir transmitir informações para diferentes públicos e, também, para manter uma reputação positiva da marca no mercado. 

Isso porque, para cada público, é preciso ter soluções interativas e específicas de comunicação.

Diante da era digital, a comunicação moderna possibilita que as empresas construam redes globais de relações por meio de diferentes canais de relacionamento. 

No entanto, o discurso precisa estar alinhado de acordo com a identidade, a missão e os valores do empreendimento.

Objetivos da comunicação empresarial

A comunicação empresarial pode ser utilizada para transmitir informações, melhorar a imagem da companhia, aumentar o engajamento do público e alcançar resultados cada vez melhores. 

Ou seja, a estratégia é uma maneira de manter o negócio bem posicionado, tanto interna quanto externamente. 

Isso porque é essa prática que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da companhia. 

Além disso, a comunicação empresarial também faz com que a equipe se sinta pertencente, o que eleva o desempenho, a motivação e a inovação constante.

Importância da comunicação empresarial

Sem uma comunicação empresarial eficiente, dificilmente um empreendimento consegue estabelecer uma relação sólida com seu público e transmitir as mensagens no momento certo. 

Isso porque a estratégia é uma maneira de construir uma imagem positiva e de profissionalismo em torno da marca. 

Na prática, isso significa que os colaboradores precisam estar cientes sobre o que a empresa passa para os clientes e parceiros. 

Sem esse alinhamento, o negócio pode perder boas oportunidades e ainda ter a sua reputação abalada. Uma boa comunicação torna os processos mais ágeis, eficazes e com menos erros.

Benefícios da comunicação empresarial eficiente

Ao trabalhar a comunicação na empresa, é possível aumentar a confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, entre outros. 

Ao construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a companhia pode multiplicar as oportunidades no mercado, tendo mais facilidade de ganhar destaque em seu segmento. 

Com isso, é possível contar com uma equipe mais engajada e produtiva. Quando o empreendimento pratica a transparência e promove a comunicação aberta, os profissionais se sentem mais motivados a participarem e colaborarem para o sucesso do negócio. 

O clima organizacional, igualmente, é aperfeiçoado, sendo refletido positivamente no humor, nos sentimentos e nas percepções do time. Tudo isso traz aumento dos níveis de satisfação e um impacto positivo na atmosfera geral do ambiente corporativo

Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

A comunicação empresarial é mais abrangente e reflete o relacionamento de forma integrada. 

Já a comunicação organizacional é mais voltada à gestão e à otimização da relação com os diferentes públicos.

Geralmente, busca sintonizar os interesses entre a corporação e os grupos que são alvo de suas ações.

Ou seja, a comunicação empresarial está relacionada ao ambiente de trabalho, enquanto a comunicação organizacional inclui a relação com instituições e agentes externos. 

Ambos os conceitos englobam todo o processo comunicacional entre a empresa e o público. 

Tipos de comunicação empresarial

Existem dois tipos de comunicação empresarial: interna e externa. A primeira é direcionada aos colaboradores e ao relacionamento com o público interno. 

O segundo tipo tem como foco os clientes, fornecedores e outros agentes que não fazem parte da dinâmica interna da companhia. 

O objetivo da comunicação interna é promover o alinhamento entre as informações que são repassadas ao time, evitando divergências e ruídos. 

Já a comunicação externa tem o principal intuito de cultivar um bom relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores, parceiros, entre outros. 

Comunicação empresarial e negociação: entenda a relação

As ações de negociação são fundamentais no meio empresarial e ocorrem praticamente a todo momento na realidade de um empreendimento. 

Manter uma boa comunicação é essencial para o sucesso em um processo de negociação. 

A capacidade de ouvir e entender as necessidades do outro, por exemplo, é fundamental para buscar acordos e alinhar os interesses comuns. 

A comunicação empresarial, portanto, é uma estratégia que pode potencializar os resultados da corporação com parceiros, investidores e fornecedores. 

Quais são os fluxos da comunicação empresarial?

A comunicação também acontece em diferentes fluxos dentro dos empreendimentos. Veja, a seguir:

  • Fluxo descendente: empresas com hierarquia rígida, em que as informações partem da liderança e são filtradas até chegar à base de colaboradores;
  • Fluxo ascendente: as informações emanam da equipe para a gestão;
  • Fluxo horizontal: ocorre o compartilhamento de informações entre colaboradores do mesmo nível hierárquico e posição;
  • Fluxo transversal: reúne pessoas de todos os níveis e áreas da empresa, ampliando a interação e construindo uma cultura organizacional colaborativa;
  • Fluxo circular: tem como característica a livre circulação de ideias, sem regras ou padrões rígidos para a troca de informação.

Como melhorar a comunicação empresarial?

Uma das melhores formas de melhorar a comunicação empresarial é apostar em ferramentas e tecnologias que permitam o alinhamento da relação entre a equipe e a liderança. 

Atualmente, não faltam soluções em aplicativos e plataformas que criam canais de comunicação diretos. 

Além disso, manter a coerência das informações é essencial para evitar desentendimentos que afetam a produtividade. 

A comunicação precisa despertar o envolvimento dos colaboradores, ou seja, quanto mais ativo e motivado o time for, mais chances a organização tem de promover uma cultura positiva.

Vale lembrar que uma comunicação empresarial efetiva só ocorre quando há transparência da gestão. 

Esse é um pilar essencial das relações de confiança. Por isso, a forma de se comunicar deve refletir esse valor na corporação. 
Gostaria de melhorar a comunicação no seu empreendimento? Conheça nossas palestras e treinamentos.

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