2 de agosto de 2022

Comunicação empresarial: o que é, exemplos e como melhorar

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação.
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação.
Tempo de leitura: 4 minutos

A comunicação empresarial é um dos principais pilares para o sucesso de qualquer empreendimento. 

A estratégia facilita o relacionamento e possibilita uma melhor dinâmica organizacional. 

No entanto, ainda existem muitos líderes que não sabem como se comunicar de forma eficiente com a equipe, funcionários, parceiros e clientes. 

Para que a companhia funcione da melhor forma, é fundamental adotar ações e práticas que aperfeiçoem o relacionamento.

Acompanhe a seguir e confira o que é, quais são os tipos e como melhorar a comunicação empresarial!

O que é comunicação empresarial?

A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação. 

Com isso, fica mais simples os líderes se conectarem com clientes, parceiros e colaboradores. 

Essa ação é essencial para conseguir transmitir informações para diferentes públicos e, também, para manter uma reputação positiva da marca no mercado. 

Isso porque, para cada público, é preciso ter soluções interativas e específicas de comunicação.

Diante da era digital, a comunicação moderna possibilita que as empresas construam redes globais de relações por meio de diferentes canais de relacionamento. 

No entanto, o discurso precisa estar alinhado de acordo com a identidade, a missão e os valores do empreendimento.

Objetivos da comunicação empresarial

A comunicação empresarial pode ser utilizada para transmitir informações, melhorar a imagem da companhia, aumentar o engajamento do público e alcançar resultados cada vez melhores. 

Ou seja, a estratégia é uma maneira de manter o negócio bem posicionado, tanto interna quanto externamente. 

Isso porque é essa prática que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da companhia. 

Além disso, a comunicação empresarial também faz com que a equipe se sinta pertencente, o que eleva o desempenho, a motivação e a inovação constante.

Importância da comunicação empresarial

Sem uma comunicação empresarial eficiente, dificilmente um empreendimento consegue estabelecer uma relação sólida com seu público e transmitir as mensagens no momento certo. 

Isso porque a estratégia é uma maneira de construir uma imagem positiva e de profissionalismo em torno da marca. 

Na prática, isso significa que os colaboradores precisam estar cientes sobre o que a empresa passa para os clientes e parceiros. 

Sem esse alinhamento, o negócio pode perder boas oportunidades e ainda ter a sua reputação abalada. Uma boa comunicação torna os processos mais ágeis, eficazes e com menos erros.

Benefícios da comunicação empresarial eficiente

Ao trabalhar a comunicação na empresa, é possível aumentar a confiança dos colaboradores, clientes, fornecedores, investidores, entre outros. 

Ao construir uma imagem de autoridade e credibilidade, a companhia pode multiplicar as oportunidades no mercado, tendo mais facilidade de ganhar destaque em seu segmento. 

Com isso, é possível contar com uma equipe mais engajada e produtiva. Quando o empreendimento pratica a transparência e promove a comunicação aberta, os profissionais se sentem mais motivados a participarem e colaborarem para o sucesso do negócio. 

O clima organizacional, igualmente, é aperfeiçoado, sendo refletido positivamente no humor, nos sentimentos e nas percepções do time. Tudo isso traz aumento dos níveis de satisfação e um impacto positivo na atmosfera geral do ambiente corporativo

Qual a diferença entre comunicação empresarial e organizacional?

A comunicação empresarial é mais abrangente e reflete o relacionamento de forma integrada. 

Já a comunicação organizacional é mais voltada à gestão e à otimização da relação com os diferentes públicos.

Geralmente, busca sintonizar os interesses entre a corporação e os grupos que são alvo de suas ações.

Ou seja, a comunicação empresarial está relacionada ao ambiente de trabalho, enquanto a comunicação organizacional inclui a relação com instituições e agentes externos. 

Ambos os conceitos englobam todo o processo comunicacional entre a empresa e o público. 

Tipos de comunicação empresarial

Existem dois tipos de comunicação empresarial: interna e externa. A primeira é direcionada aos colaboradores e ao relacionamento com o público interno. 

O segundo tipo tem como foco os clientes, fornecedores e outros agentes que não fazem parte da dinâmica interna da companhia. 

O objetivo da comunicação interna é promover o alinhamento entre as informações que são repassadas ao time, evitando divergências e ruídos. 

Já a comunicação externa tem o principal intuito de cultivar um bom relacionamento com parceiros, clientes, fornecedores, parceiros, entre outros. 

Comunicação empresarial e negociação: entenda a relação

As ações de negociação são fundamentais no meio empresarial e ocorrem praticamente a todo momento na realidade de um empreendimento. 

Manter uma boa comunicação é essencial para o sucesso em um processo de negociação. 

A capacidade de ouvir e entender as necessidades do outro, por exemplo, é fundamental para buscar acordos e alinhar os interesses comuns. 

A comunicação empresarial, portanto, é uma estratégia que pode potencializar os resultados da corporação com parceiros, investidores e fornecedores. 

Quais são os fluxos da comunicação empresarial?

A comunicação também acontece em diferentes fluxos dentro dos empreendimentos. Veja, a seguir:

  • Fluxo descendente: empresas com hierarquia rígida, em que as informações partem da liderança e são filtradas até chegar à base de colaboradores;
  • Fluxo ascendente: as informações emanam da equipe para a gestão;
  • Fluxo horizontal: ocorre o compartilhamento de informações entre colaboradores do mesmo nível hierárquico e posição;
  • Fluxo transversal: reúne pessoas de todos os níveis e áreas da empresa, ampliando a interação e construindo uma cultura organizacional colaborativa;
  • Fluxo circular: tem como característica a livre circulação de ideias, sem regras ou padrões rígidos para a troca de informação.

Como melhorar a comunicação empresarial?

Uma das melhores formas de melhorar a comunicação empresarial é apostar em ferramentas e tecnologias que permitam o alinhamento da relação entre a equipe e a liderança. 

Atualmente, não faltam soluções em aplicativos e plataformas que criam canais de comunicação diretos. 

Além disso, manter a coerência das informações é essencial para evitar desentendimentos que afetam a produtividade. 

A comunicação precisa despertar o envolvimento dos colaboradores, ou seja, quanto mais ativo e motivado o time for, mais chances a organização tem de promover uma cultura positiva.

Vale lembrar que uma comunicação empresarial efetiva só ocorre quando há transparência da gestão. 

Esse é um pilar essencial das relações de confiança. Por isso, a forma de se comunicar deve refletir esse valor na corporação. 
Gostaria de melhorar a comunicação no seu empreendimento? Conheça nossas palestras e treinamentos.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

28 de julho de 2022
A Neurociência busca entender as decisões humanas baseadas na sua consciência e tudo o que nela existe e estuda os aspectos biológicos do cérebro.
26 de julho de 2022
Mais conhecida por behaviorismo, a psicologia comportamental é uma das áreas mais importantes dentro da psicologia. Saiba mais.
19 de julho de 2022
Os sentimentos, opiniões e ações expressados dentro de uma empresa são uma junção do que chamamos de clima organizacional.

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras