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30 de agosto de 2022

Gestão de conflitos: o que é, como funciona e seus exemplos

A gestão de conflitos é um procedimento que tem por objetivo dirimir eventuais diferenças, discussões e desentendimentos que acontecem na empresa. Saiba como.
gestão de conflitos
A gestão de conflitos é um procedimento que tem por objetivo dirimir eventuais diferenças, discussões e desentendimentos que acontecem na empresa. Saiba como.
Tempo de leitura: 3 minutos

Primeiramente, saber o que é a gestão de conflitos pode fazer toda diferença no clima organizacional das empresas. 

Desentendimentos e divergências podem acontecer em qualquer ambiente. Logo, nas empresas isso não seria diferente. 

Portanto, o que muda na prática é o modo de organização desses conflitos.

Atualmente, existem técnicas e métodos que têm a capacidade de minimizar os impactos negativos desses conflitos, especialmente, no ambiente empresarial.

Dessa forma, pensando na importância desse assunto, resolvemos elaborar este conteúdo.

Nele, mostraremos o que é a gestão de conflitos, os principais tipos, como pode ser implementada e seus benefícios. Continue lendo!

O que é a gestão de conflitos?

A gestão de conflitos é um procedimento que tem por objetivo dirimir eventuais diferenças, discussões e desentendimentos que acontecem na empresa. 

Assim como, garantindo que a resolução seja interessante para ambas as partes, fazendo com que cada uma ceda um pouco com o objetivo de chegar a um consenso.

Tipos de conflitos no ambiente empresarial

Existem alguns conflitos que são comuns de acontecer no ambiente empresarial. Nesse caso, nós temos:

  • Conflitos internos que acontecem motivado por pessoas que têm opiniões divergentes;
  • Conflitos internos que ocorrem fora do ambiente empresarial mas afeta o negócio de alguma forma, é muito comum de acontecer entre a empresa e um fornecedor, cliente, etc;
  • Conflito pessoal que ocorre de maneira individual com algum colaborador ou gestor;
  • Conflito organizacional que está relacionado à cultura, fluxos de trabalho e procedimentos internos na empresa.

Gestão de conflitos nas empresas

O processo de gestão de conflitos deve ser algo constante na sua empresa. Deve existir um procedimento fixado para a solução quando eles acontecerem. 

O primeiro passo é a análise dos fatos. O responsável deve ouvir as partes envolvidas e entender o lado de cada um.

Em seguida, deve ser feita uma reunião com a equipe que analisa os conflitos. É importante que ela seja montada por gestores e colaboradores de vários setores. 

Os envolvidos no problema não devem participar.

Dessa reunião será elaborada uma proposta de resolução que será apresentada aos envolvidos. 

Nessa conversa, já deve ser extraída uma solução, abrindo espaço para a reconstrução do relacionamento que, eventualmente, tenha sido rompido.

Quais são os benefícios?

Para finalizar este conteúdo, mostraremos os principais benefícios que a gestão de conflitos pode proporcionar. Assim nós temos:

  • Melhorias no engajamento da equipe, transformando um ambiente harmonioso dentro da empresa;
  • Fortalecimento da cultura organizacional, inclusive, promovendo mudanças em procedimentos para torná-la mais adequada aos colaboradores;
  • Redução do índice de turnover, ou seja, troca de funcionários, bem como o absenteísmo;
  • Potencializa a competitividade do negócio perante o mercado em que atua.

Por fim, saber o que é gestão de conflitos transformará o ambiente interno do seu negócio. 

Ao melhorar seus processos e fluxos de trabalho é natural que isso extrapole os limites da empresa, afetando positivamente o mercado em que você atua, abrindo a oportunidade para novos e lucrativos negócios.

Como pode ser implementada?

O processo de gestão de conflitos deve ser algo constante na sua empresa. Deve existir um procedimento fixado para a solução quando eles acontecerem. 

O primeiro passo é a análise dos fatos. O responsável deve ouvir as partes envolvidas e entender o lado de cada um.

Em seguida, deve ser feita uma reunião com a equipe que analisa os conflitos. É importante que ela seja montada por gestores e colaboradores de vários setores. 

Os envolvidos no problema não devem participar.

Dessa reunião será elaborada uma proposta de resolução que será apresentada aos envolvidos. 

Nessa conversa, já deve ser extraída uma solução, abrindo espaço para a reconstrução do relacionamento que, eventualmente, tenha sido rompido.

Para melhorar ainda mais o seu entendimento sobre esse processo, conheça o nosso curso de Gestão de Crise e Capital e veja como ela pode auxiliar na gestão de conflitos. 

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