13 de abril de 2022

Conflito no trabalho: o que é, quais são os seus tipos e como resolver

Com certeza você já presenciou ou vivenciou um conflito no trabalho, é algo que acontece constantemente e que precisa ser gerenciado.
Com certeza você já presenciou ou vivenciou um conflito no trabalho, é algo que acontece constantemente e que precisa ser gerenciado.
Tempo de leitura: 2 minutos

Conflito no trabalho é algo que acontece todos os dias e que precisa ser gerenciado para minimizar os impactos.

Mas afinal, o que é um conflito no trabalho, como ele acontece, como resolvê-lo e evitá-lo?

O que é conflito no trabalho?

Com certeza você já presenciou ou vivenciou um conflito no trabalho, é algo que acontece constantemente e que precisa ser gerenciado. 

O conflito de trabalho pode acontecer de diferentes formas, entre funcionários, equipes, entre supervisores e seus superiores.

E quando o conflito ocorre, é preciso gerenciá-lo pois geram impactos negativos e não se resolvem sozinhos, quanto mais você esperar, mais problemático o conflito pode se tornar. 

Facilitadores de conflito no trabalho

No ambiente de trabalho existem alguns facilitadores para que o conflito aconteça, veja alguns deles: 

  • Ambientes e itens compartilhados:geladeiras, mesas, itens de escritórios e banheiros, como são de uso comum, podem gerar conflitos que precisarão de gerenciamento.
  • A falta de transparência e de comunicação: podem impactar diretamente nas relações entre os colaboradores e empresa.
  • Demandas altas, competitividade exacerbada e pressão no trabalho podem gerar emoções conflituosas nos colaboradores.
  • Não trabalhar a empatia e o senso comum na empresa podem gerar o sentimento de individualidade e a falta do trabalho em equipe. 

Quais os problemas gerados por conflito no trabalho?

A falta de gerenciamento de conflitos no trabalho pode gerar consequências e impactos negativos. 

  • Redução de produtividade
  • Clima organizacional ruim
  • Prejuízos financeiros
  • Impactos judiciais
  • Dificuldade de gestão
  • Aumento de erros operacionais
  • Problemas em processos e operações
  • Impacto negativo na reputação da empresa

Ou seja, o gerenciamento de conflitos é essencial para que a empresa consiga administrar os impactos negativos, o clima organizacional e que garanta a integridade de seus colaboradores. 

Tipos de conflito no trabalho

É importante identificar ações, comportamentos ou situações que possam gerar conflito, para que ações preventivas possam ser tomadas.

  • Falta de produtividade, de foco e desmotivação individual e coletiva.
  • Rivalidade, competitividade negativa e hostilidade. 
  • Falta de comprometimento com a empresa e com o trabalho. 
  • Desvalorização do profissional e das atividades.
  • Falta de empatia com colegas de trabalho.

Como resolver um conflito no trabalho? 

Para resolver um conflito no trabalho é importante manter a calma, ter uma comunicação clara e objetiva, linguagem corporal agradável e tratar os envolvidos igualmente. 

Aborde os envolvidos com calma, escute com atenção, encontre um local privado para conversar, não minimize os sentimentos e opiniões dos envolvidos, e  anote o que desencadeou o conflito.

Mostre interesse em resolver o problema e em ajudar a amenizar as emoções negativas, e providencie o necessário para que o conflito seja resolvido.

Não tomar nenhuma providência pode gerar um novo conflito. 

Conflito no trabalho: como evitar? 

Entendemos os impactos do conflito no trabalho e como resolvê-lo, mas será que é possível evitá-lo?

  • Promova e incentive a empatia.
  • Incentive e estimule o trabalho em equipe.
  • Saiba dar feedbacks construtivos. 
  • Trabalhe a ética e a transparência. 
  • Trabalhe e invista em comunicação assertiva e positiva.
  • Motive seus colaboradores.

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