24 de maio de 2022

Ambiente de trabalho tóxico: o que é, características e como evitar

O principal problema de manter um ambiente de trabalho que apresenta diversos problemas para a saúde e o desenvolvimento dos profissionais, é que todo o funcionamento interno é afetado. Afinal, são os colaboradores que movem um negócio.
O principal problema de manter um ambiente de trabalho que apresenta diversos problemas para a saúde e o desenvolvimento dos profissionais, é que todo o funcionamento interno é afetado. Afinal, são os colaboradores que movem um negócio.
Tempo de leitura: 4 minutos

Sabia que um ambiente de trabalho tóxico é capaz de trazer enormes prejuízos para uma empresa? Desequilíbrios constantes no clima organizacional interferem no dia a dia dos colaboradores, prejudicando diversos processos internos.

Além de trazer atrasos na produtividade e comprometer a dinâmica da empresa, um ambiente de trabalho com diversos problemas pontuais pode também afetar o bem-estar dos profissionais.

Por conta disso, nada melhor do que entender melhor como identificar um clima organizacional desequilibrado e trabalhar para oferecer soluções. 

Neste post, confira ótimas dicas!

O que é um ambiente de trabalho tóxico?

Para explicar melhor esse conceito, é interessante destacar o significado de “tóxico”. Esse é um termo utilizado, geralmente, para falar sobre substâncias que podem trazer danos para o meio em que se encontra, como o organismo, o solo, entre outros.

Mas, então, como essa palavra se encaixa dentro de um ambiente de trabalho? É simples! 

Quando as políticas da empresa, cronograma interno, ações dos colaboradores ou qualquer outro fator da rotina compromete a ética, o bem-estar e a qualidade de vida dos profissionais, isso indica que estamos lidando com um espaço corporativo tóxico.

Sinais de um ambiente de trabalho tóxico

O principal problema de manter um ambiente de trabalho que apresenta diversos problemas para a saúde e o desenvolvimento dos profissionais, é que todo o funcionamento interno é afetado. Afinal, são os colaboradores que movem um negócio.

Para saber se uma empresa oferece características tóxicas para os funcionários no dia a dia, é importante ficar de olho nos seguintes sinais!

Falta de comprometimento dos profissionais

Ter um ou outro colaborador com problemas de comprometimento é normal. No entanto, a preocupação começa quando esse número é alto e, principalmente, torna-se maioria em um ambiente de trabalho.

Nesse contexto, é interessante reavaliar a dinâmica criada nos processos internos da organização. Afinal, algo pode estar acontecendo para prejudicar a motivação de tantos profissionais.

Problemas de comunicação interna

Falhas na rotina por conta da falta de comunicação também é muito comum em um ambiente de trabalho tóxico.

 Isso porque as pessoas não se sentem confortáveis em se relacionarem, seja em interações dentro da equipe, ou no relacionamento entre funcionários e líderes.

Quais as consequências de um ambiente de trabalho tóxico?

Diante de uma série de problemas, é de se esperar que consequências negativas surjam dentro desse tipo de ambiente, não é? 

A seguir, veja alguns dos principais problemas que uma organização enfrenta quando a sua dinâmica corporativa apresenta muitos desequilíbrios.

Queda na produtividade

Para ter um ambiente de trabalho produtivo e eficiente, é fundamental que haja uma boa interação, comunicação e integração de atividades dos diversos setores. Essas características precisam estar presentes também dentro de cada equipe. 

No entanto, com um clima organizacional com tendência à toxicidade, todos esses componentes essenciais são comprometidos. 

Desse modo, o ritmo operacional se torna mais lento e com dificuldade de aplicação de medidas para otimizá-lo.

Aumento da rotatividade de pessoal

Os profissionais também tendem a procurar novas oportunidades de emprego para se verem livres de um espaço que pode provocar desgaste mental, insegurança e demais desconfortos. 

Por esse motivo, a rotatividade de pessoal, assim como os gastos produzidos por esse problema, são maiores.

Conflitos frequentes

Em um espaço tóxico, os desentendimentos e, até mesmo, conflitos mais sérios tendem a ser maiores. 

Afinal, os colaboradores não desenvolvem uma dinâmica saudável com a empresa, além de trabalharem sob uma situação de maior estresse coletivo. 

Desse modo, é mais provável que não se deem tão bem no dia a dia.

Como prevenir um ambiente de trabalho tóxico?

Viu só como problemas no clima organizacional podem ser ruins, tanto para a empresa quanto para os colaboradores? Sendo assim, é importante adotar algumas práticas para evitar que esse problema aconteça onde você trabalha. 

Conheça algumas sugestões!

Identifique os fatores que prejudicam o clima organizacional

O primeiro passo para resolver um problema é encontrá-lo. Isso porque pode haver um conjunto de soluções mais apropriadas para cada um dos desafios apresentados. 

Desse modo, experimente ter uma maior perspectiva sobre o contexto atual da empresa para saber por onde começar.

Reúna-se com os colaboradores

É importante que todos os integrantes da organização façam parte desse projeto de melhoria do clima organizacional. 

Por esse motivo, vale a pena reunir os colaboradores, explicar a situação e dar abertura para sugestões, reclamações ou qualquer tipo de engajamento.

Advirta as pessoas que torna o ambiente de trabalho tóxico

Muitas vezes, são determinados indivíduos que agravam os problemas encontrados no ambiente de trabalho. 

Lidar diretamente com cada uma dessas pessoas, independentemente do cargo que ocupam, por meio de advertências, é uma opção.

Além disso, em casos mais graves, é importante encaminhar a situação para órgãos superiores, a fim de que a Justiça do Trabalho lide melhor com a questão.

Promova dinâmicas de grupo

Por que não realizar algumas atividades para melhorar a interação das equipes? Uma hora por semana, por exemplo, pode ser o suficiente para promover dinâmicas de grupo, como tarefas de relaxamento, entrosamento e capacitação.

Dê abertura para que os profissionais se expressem

Será que o Departamento Pessoal é acolhedor para os colaboradores? É importante que cada integrante da empresa se sinta seguro na hora de se expressar, a fim de relatar diretamente o que pode estar acontecendo.

Uma maneira de promover essa interação é incentivar os profissionais na procura pelo setor de Recursos Humanos na presença de algum desconforto, principalmente com relação ao ambiente de trabalho. 

Essa iniciativa, inclusive, ajuda a montar relatórios mais precisos sobre a situação interna da organização.

Priorize o bem-estar dos colaboradores

É preciso ter em mente que os profissionais contratados são o maior investimento de uma empresa. Por essa razão, todo cuidado com o bem-estar dessas pessoas é importante.

 Não é à toa que prezar por dinâmicas e processos internos que promovam a saúde e a qualidade de vida dos colaboradores traz tantos benefícios.

Conseguiu entender melhor quais são os problemas de ter um ambiente de trabalho tóxico? Como visto, existem diversas medidas que ajudam a resolver conflitos. 

Portanto, apostar nas melhores soluções para a sua empresa é o primeiro passo para construir um clima organizacional saudável.

Este post foi útil para você? Então, aproveite a visita e leia mais sobre como solucionar problemas no trabalho!

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