17 de maio de 2022

Ética no trabalho: o que é, sua importância e exemplos

No trabalho, as regras e normas da empresa são um fator determinante para definir o que seria certo e o que seria errado, e isso pode variar em cada organização.
ética no trabalho
No trabalho, as regras e normas da empresa são um fator determinante para definir o que seria certo e o que seria errado, e isso pode variar em cada organização.
Tempo de leitura: 3 minutos

Ética no trabalho é algo que pode e deve ser desenvolvido, é através da ética que os comportamentos corretos e as boas práticas são incentivadas. 

Nesse texto vamos entender o que é e seus impactos.

O que é ética no trabalho?

Ética está relacionada ao nosso modo de viver,  socialmente e moralmente, é pelo conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, e bem ou mal, quando agimos.

Já a ética no trabalho é a relação com o nosso modo de agir dentro da empresa em relação às normas, das regras sociais e da organização, e das relações profissionais. 

No trabalho, as regras e normas da empresa são um fator determinante para definir o que seria certo e o que seria errado, e isso pode variar em cada organização. 

Ética no trabalho: exemplos

Alguns comportamentos podem ser exemplos de ética no trabalho, veja quais: 

  • Comprometimento;
  • Integridade;
  • Honestidade;
  • Humildade;
  • Empatia;
  • Respeito;
  • Solidariedade;
  • Lealdade;
  • Senso de justiça.

Falta de ética no trabalho exemplos

Alguns comportamentos podem ser exemplos ou sinais de um comportamento sem ética, veja quais: 

  • Falta de comprometimento;
  • Falta de honestidade;
  • Falta de humildade;
  • Falta de empatia;
  • Falta de Respeito;
  • Falta de solidariedade;
  • Falta de lealdade;
  • Falta de senso de justiça.

Qual a importância?

A ética no trabalho gera comportamentos positivos e corretos, o que é um benefício tanto para a empresa, quanto para o colaborador.

Além disso, ela estimula o clima organizacional harmonioso, inibe os comportamentos antiéticos, diminui riscos de fraude, assédio e corrupção. 

Por isso, é algo que precisa ser promovido e incentivado constantemente dentro da organização. 

Quais os benefícios?

Primeiramente, é um comportamento extremamente importante, já que é através dela que os comportamentos se determinam errados ou certos. 

  • Melhora a reputação da empresa;
  • Ajuda a manter uma carreira estável;
  • Mais transparência nos processos e relações;
  • Ajuda na relação de confiança com a empresa, colaboradores e equipe;
  • Aumenta a produtividade e o engajamento da equipe; 
  • Ajuda o desenvolvimento profissional;
  • Melhora o clima organizacional;
  • Pode prevenir atos antiéticos.

Código de conduta: qual a importância?

Em todas as empresas existem regras, normas e princípios a serem seguidos, o documento que define essas obrigações, é o código de conduta ética. 

O código de conduta ética possui diversos benefícios para a empresa, além de ser algo determinante para como os colaboradores irão atuar e se posicionar dentro da empresa.

Ética no trabalho e moral: entenda as diferenças

As diferenças entre a ética no trabalho e a moral são basicamente, como elas são construídas. 

A ética é construída através do coletivo, e determina as regras e normas a serem seguidas no trabalho ou na sociedade. 

A moral é construída através do pessoal e pode ter influência com a cultura ou criação, são as regras e normas determinadas pela consciência.

Quais as consequências para as empresas?

A falta de ética no trabalho pode gerar diversos problemas para a empresa, problemas judiciais e punições legais, problemas no clima organizacional e vários outros. 

Alguns desses comportamentos sem ética podem gerar impactos financeiros, desgastes emocionais, impacto na reputação da empresa e dos próprios colaboradores.

Dicas de como desenvolver este comportamento

É possível desenvolver uma postura ética no trabalho, por isso, temos algumas dicas que vão te ajudar:

  • Seja honesto e imparcial;
  • Respeitar e seguir as regras e normas da empresa;
  • Cumprir prazos, contratos e tarefas;
  • Respeitar a todos;
  • Honre suas obrigações e a sua palavra;
  • Seja empático;
  • Tenha senso coletivo;
  • Preserve e respeite o espaço físico de trabalho. 

Como fortalecer a ética no trabalho

Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa. 

As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho. 

Aqui vão algumas dicas para fortalecer a ética no ambiente de trabalho:

  • Determine os valores da empresa;
  • Crie um código de conduta;
  • Conscientize sobre o que significa ética;
  • Realize treinamentos;
  • Reafirme o posicionamento da empresa;
  • Faça avaliações e auditorias.

Quer que a ética seja um tema tratado e promovido? Leve as nossas palestras para a sua empresa!

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