25 de outubro de 2022

Onboarding: o que é, como funciona e as diferenças com o ongoing

Um processo que tem por objetivo acolher e adaptar o novo colaborador na empresa. Saiba mais sobre Onboarding, o que é e como fazer.
Um processo que tem por objetivo acolher e adaptar o novo colaborador na empresa. Saiba mais sobre Onboarding, o que é e como fazer.
Tempo de leitura: 4 minutos

Primeiramente, um dos processos mais delicados e que exige mais atenção por parte dos profissionais de RH são os processos de recrutamento e seleção, e uma das estratégias mais importantes para isso é o onboarding.

Mas após a contratação, os desafios continuam. 

Por tanto, o acompanhamento do processo de adaptação dos colaboradores na empresa precisa ser devidamente realizado para facilitar o processo de entrada da pessoa na empresa. 

Para isso, apresentaremos a seguir as diferenças entre onboarding e ongoing, além de todas as informações que você precisa saber sobre o assunto. Confira a seguir.

O que é onboarding?

Onboarding é um processo que tem por objetivo acolher e adaptar o novo colaborador na empresa.

Por tanto, facilitando o processo de chegada para que ele consiga se alinhar de forma mais precisa com a organização.

E, assim, possibilitando a retenção do profissional no local, evitando aumentar os índices de turnover.

O que significa onboarding?

Onboarding é um termo proveniente da língua inglesa e que podemos traduzir de forma literal como  “a bordo” ou “embarcar”. 

Ou seja, estamos falando do processo de trazer a pessoa para embarcar e vestir a camisa do negócio.

Exemplos de onboarding

Um exemplo de ação de onboarding são as jornadas de imersão na empresa. 

Por exemplo, você pode estabelecer uma semana de apresentação do negócio, no qual a pessoa passa por todos os setores antes de ser direcionada para o seu posto. 

Principalmente nas áreas em que o trabalho da pessoa depende da ação de outros setores, isso pode ser fundamental para ter maiores sucessos.

Outro exemplo é realizar treinamentos para inserir a pessoa no fit cultural do negócio. 

Com isso, a pessoa se ambienta nos valores e princípios do seu negócio e evita problemas de desalinhamento a longo prazo.

Como funciona o processo de onboarding?

O onboarding passa por diversas fases desde a assinatura do contrato do profissional na empresa. Estão entre elas:

Processo de onboarding: qual a sua importância?

Antes de tudo, realizar o processo de onboarding pode ser essencial para proporcionar melhores resultados na gestão de pessoas em seu negócio. 

Por isso, vamos trazer os principais pontos relacionados com os benefícios neste tipo de questão. Vejamos a seguir.

  • Cada empresa tem sua rotina. O processo de onboarding ajuda o profissional a acostumar-se com a realizada no seu negócio e minimizar problemas;
  • Ajuda a deixar mais claro tanto para os novos colaboradores quanto para as lideranças quais são os princípios e valores do seu negócio;
  • Traz maior transparência sobre a cultura interna da empresa;
  • Proporciona uma base sólida para o negócio;
  • Chama mais atenção dos profissionais que se interessarão a entrar para o seu negócio.

Quais os benefícios do onboarding para o RH?

O onboarding é amplamente utilizado nas empresas justamente porque ele é muito vantajoso. Vejamos a seguir os principais benefícios:

  • Reduz os índices de turnover;
  • Ajuda a melhorar o clima organizacional;
  • Gera maior engajamento dos profissionais, que ficam ansiosos para começar a realizar suas atividades no dia a dia;
  • Ajuda no crescimento do negócio, a partir do aumento de produtividade dos profissionais;
  • Proporciona um maior alinhamento com as propostas da empresa.

Tipos de onboarding

Um ponto interessante é que temos mais de um tipo de onboarding. 

Dessa forma, você pode, inclusive, fazer este processo em relação aos clientes que estão entrando para o portfólio da sua empresa. Vamos entender mais a seguir.

De funcionários

Feito logo após a contratação, ajudando os profissionais a se adequarem ao fit cultural da empresa. 

Com isso, eles passam a ter uma maior sinergia com o clima organizacional da empresa.

De clientes

Feito com clientes que estão sendo fidelizados em seu negócio, para que eles também estabeleçam maior parceria entre empresa e contratantes. 

Pode ajudar na retenção deles em sua empresa, especialmente em casos de negócios B2B.

Quais são os 4 C’s?

Conheça os 4 C’s que orientam o onboarding:

  • Clarificação: tornar claro o papel da pessoa na empresa, deixando claro o que se espera dele no dia a dia;
  • Cultura: passa por questões que estão para além dos treinamentos e documentos, passando pelas interações entre as pessoas, incentivos à inovação, entre outros pontos;
  • Conformidade ou Compliance: alinhamento com as principais políticas da empresa;
  • Conexão: fortalecer o acolhimento dos profissionais com quem está chegando e aumentar a confiança entre todos os envolvidos.

Onboarding e ongoing: entenda as diferenças

O onboarding está relacionado com a etapa inicial, para trazer a pessoa para estar “a bordo” da empresa. 

Enquanto isso, o ongoing é o processo de acompanhamento após essa fase inicial e que acontece durante toda a jornada, valendo tanto para os profissionais quanto para os clientes.

Analista de onboarding: o que faz?

O analista de onboarding é o responsável por promover este processo e proporcionar uma melhor adesão ao seu negócio. 

Confira a seguir algumas das principais funções que ele deve cumprir:

  • Realização de cronograma de trabalho;
  • Programar os treinamentos iniciais;
  • Adotar ferramentas e sistemas que ajudarão neste processo;
  • Ouvir o feedback dos profissionais;
  • Identificar problemas de clima organizacional que atrapalhem o processo de onboarding, entre outros.

Dicas de como fazer um onboarding

Para que sua empresa faça um onboarding eficiente, é importante adotá-lo seguindo as boas práticas do mercado. 

Confira a seguir 4 dicas que vão ajudar você neste processo:

Mantenha a clareza na hora de realizar os processos de contratação

Quanto maior a transparência nos processos de contratação, maiores as chances de sucesso na adaptação, passando maior confiança para seus profissionais, facilitando o processo de integração de um novo funcionário;

Deixe tudo planejado para a chegada em seu negócio

Isso ajuda a passar a sensação para o profissional de que ele era esperado na empresa, facilitando os processos de integração social na empresa. 

Isso pode ser deixado claro, por exemplo, por um contato que mostre o quanto os profissionais estão felizes com a chegada do novato no negócio;

Faça uma tour pela empresa

Além de proporcionar maior conforto, essa ação ajuda que os profissionais conheçam as pessoas que ele pode vir a precisar no dia a dia, sendo mais fácil solicitar ajuda, caso necessário. 

Também é importante apresentá-los para os gestores, bem como se coloquem disponíveis para ajudar a pessoa no dia a dia;

Faça uma jornada de imersão

Se o seu colaborador estiver alocado em uma área na qual há uma maior integração com outros setores, pode ser interessante realizar uma jornada de imersão.

De forma que ele entenda como cada área funciona e de que forma é possível interferir positivamente nesses setores com o seu trabalho.

Agora que você sabe todas as informações necessárias sobre onboarding e ongoing, é hora de começar sua adoção no negócio e continuar se aprofundando no assunto. Para isso, acompanhe nossas palestras e aproveite para tirar mais dúvidas sobre o assunto.

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