12 de maio de 2022

Risco comportamental: o que é, como gerir e suas consequências

Quando um desvio no comportamento humano gera um resultado inesperado ou negativo, entendemos que esse resultado é um risco.
Quando um desvio no comportamento humano gera um resultado inesperado ou negativo, entendemos que esse resultado é um risco.
Tempo de leitura: 2 minutos

Todo comportamento humano pode gerar riscos e ameaças à integridade de pessoas e organizações.

Por isso, neste texto, iremos entender o que é risco comportamental. 

Risco e Comportamento:  significado

Risco é qualquer desvio que impede o resultado esperado. 

Comportamento é o modo de alguém agir com estímulos sociais ou a sentimentos e necessidades íntimos.

O que é risco comportamental?

Agora que já sabemos o que é comportamento e o que é risco, agora vamos entender o que é risco comportamental.

Quando um desvio no comportamento humano gera um resultado inesperado ou negativo, entendemos que esse resultado é um risco.

Então, risco comportamental é qualquer desvio no comportamento humano que gera ou que pode gerar resultados negativos. 

Por que o risco comportamental acontece?

Nós, seres humanos, somos resultados de nossas escolhas, mas nossas escolhas não impactam apenas a gente.

Essas escolhas podem ser pensadas ou completamente aleatórias, é o que faz o estudo comportamental tão profundo. 

Então, o risco comportamental acontece porque o ser humano escolhe o caminho que quer seguir, seja ele certo ou incerto e isso gera riscos. 

Qual o impacto do risco comportamental para a empresa?

Os riscos comportamentais precisam ser gerenciados dentro de uma empresa para tratar dilemas éticos como: 

  • Assédio moral;
  • Assédio sexual;
  • Fraude;
  • Corrupção;
  • Discriminação;
  • Corporativismo;
  • Apropriação indevida;
  • Conflito de interesses;
  • Vazamento de informações;
  • Reembolso indevido de despesas;
  • Presentes indevidos;
  • Suborno.

Risco comportamental: qual impacto para os colaboradores?

Quando o risco comportamental não é gerenciado pela empresa pode impactar diretamente os colaboradores. 

Se um colaborador adotar um comportamento de risco e comete um ato antiético como por exemplo, assédio, fere diretamente a integridade, saúde e bem estar de outro colaborador.

Os comportamentos que adotamos dentro de uma empresa, sejam eles de risco ou não, impactam diretamente nos demais colaboradores.  

Como gerir um risco comportamental?

É preciso mapear e mensurar os riscos comportamentais e colocar em controle os mecanismos de proteção para que determinado risco esteja dentro de um grau de segurança esperado. 

  • Determinar o grau de tolerância quanto ao risco existente;
  • Mensurar o risco e o impacto dele;
  • Mensurar a efetividade dos mecanismos de proteção existentes.

É fundamental avaliar os riscos comportamentais críticos e os que é possível assumir. 

O risco comportamental pode ser evitado?

O comportamento humano é fundado por possíveis riscos, sendo possível mapeá-los, desenvolvê-los e até preveni-los.

Porém, podemos dizer que o risco comportamental sempre vai existir, já que nós, seres humanos, possuímos formas diferentes de agir e temos convicções de certo ou errado diferentes. 

Como o código de conduta da empresa pode ajudar a prevenir o risco comportamental?

O código de conduta determina como devemos agir dentro de uma organização, com normas, regras, deveres, certo e errado.

Desta forma, ele pode ajudar o comportamento ético e diminuir riscos comportamentais que levam a atos antiéticos. 

Como o risco comportamental atrapalha o processo de segurança comportamental?

Segurança comportamental promove a segurança no ambiente de trabalho, envolvendo os colaboradores, com técnicas de segurança e gestão. 

Sendo assim, qualquer risco comportamental humano pode atrapalhar o processo de segurança comportamental. 

Somos um instituto de pesquisa independente e pioneiro nos estudos do risco comportamental. Conheça nossas pesquisas.

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