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30 de maio de 2023

Dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho

Aprenda a desenvolver relações interpessoais no trabalho de formas saudáveis e produtivas, promovendo um ambiente colaborativo e positivo.
relações interpessoais no trabalho
Aprenda a desenvolver relações interpessoais no trabalho de formas saudáveis e produtivas, promovendo um ambiente colaborativo e positivo.
Tempo de leitura: 4 minutos

Há uma velha frase que diz que “nenhum homem é uma ilha”. Assim, podemos presumir que precisamos de outras pessoas para nos desenvolver, crescer e, claro, viver experiências de forma plena e produtiva. Por isso, a importância das relações interpessoais no trabalho.

O desenvolvimento de relações interpessoais em espaços profissionais é essencial para que os serviços prestados tenham uma qualidade superior.

Mas, afinal, como desenvolver as relações interpessoais no trabalho? É isso que vamos descobrir ao longo do conteúdo a seguir. Então, continue para descobrir mais informações sobre esse assunto. Boa leitura!

Antes de tudo: o que são relações interpessoais?

Antes de começarmos a falar sobre as relações interpessoais no ambiente de trabalho, que tal explicarmos o que elas significam de maneira geral?

Esse é um conceito relativamente simples de ser compreendido, já que essas relações nada mais são do que o modo como nos relacionamos com os outros. Qualquer tipo de relacionamento pode ser categorizado como uma relação interpessoal.

No entanto, é preciso entender que essas relações são dinâmicas, ou seja, são passíveis de mudanças. Do mesmo modo, essas variações têm a ver com as atitudes de todas as partes envolvidas.

Por isso, é fundamental termos atitudes positivas e educarmos o outro a também investir nesse tipo de estratégia. Assim, a construção das relações é benéfica para todos os envolvidos e há uma melhora no processo.

E o que são relações interpessoais no trabalho?

As relações interpessoais no trabalho estão associadas, portanto, aos relacionamentos existentes dentro do espaço profissional.

Elas podem incluir as relações entre pessoas de uma mesma equipe, de equipes distintas, entre a liderança e os colaboradores, entre líderes de diferentes setores… ou seja: todos os relacionamentos profissionais fazem parte deste escopo.

Como as relações interpessoais impactam no trabalho?

Um bom clima organizacional faz maravilhas para o andamento do trabalho no ambiente profissional. Estar em um local agradável, com pessoas igualmente fáceis de conviver e construindo relações saudáveis faz com que trabalhar seja muito mais prazeroso.

Sendo assim, a produtividade é diretamente impactada pelo modo como nos relacionamentos com os outros no trabalho. Um convívio harmonioso permite, além da construção de boas relações, que a comunicação seja otimizada e aconteçam menos ruídos entre as partes.

Dessa forma, as mensagens são transmitidas com mais clareza, o que faz com que o serviço flua de maneira bem mais natural e com menos erros cometidos. No fim das contas, isso impacta diretamente na satisfação dos clientes e ajuda na construção de uma reputação mais sólida para as empresas.

Quais fatores influenciam essas relações no trabalho?

Há vários pontos que podem influenciar, positiva ou negativamente, na construção de relações no ambiente de trabalho. Eles são:

  • Perfil dos profissionais envolvidos na equipe;
  • Condições de trabalho;
  • Comportamento das lideranças;
  • Existência ou não de políticas de diversidade;
  • Suporte às possíveis vítimas de questões como discriminação, machismo, racismo e outros;
  • Punição às infrações;
  • Existência ou não de políticas claras de convivência;
  • Possibilidade de crescimento dentro da empresa;
  • Treinamento eficaz das equipes;
  • Uso da tecnologia e de estratégias que otimizem o dia a dia de trabalho;
  • Delegação eficiente de tarefas, sem acúmulo de funções, entre outros.

Em outras palavras, há uma relação direta entre a qualidade de vida no trabalho, a saúde do clima organizacional e a construção de boas relações interpessoais no âmbito corporativo. Fique de olho!

Conheça os 3 tipos de relações interpessoais no trabalho

Confira, a seguir, quais são os 3 tipos de relações interpessoais que podem estar presentes no ambiente de trabalho.

Relacionamentos saudáveis

Logo de cara, temos o tipo de relacionamento que é desejado no ambiente de trabalho. Aqui, há uma relação leve, agradável para todos os envolvidos e com benefícios mútuos. As pessoas se ajudam e não há uma competitividade tóxica, que pode fazer com que até mesmo a qualidade do serviço seja prejudicada.

Relacionamentos de dependência

As relações de dependência e codependência são comuns no ambiente de trabalho e podem ou não ser prejudiciais. 

Como profissional de RH e Compliance, é importante observar se há uma necessidade legítima de apoio mútuo em uma equipe com habilidades diversas, ou se estamos lidando com uma situação de dependência excessiva.

Relacionamentos abusivos

Por fim, temos as relações abusivas e/ou autoritárias. Elas podem acontecer entre pessoas de mesmo nível hierárquico, mas são mais frequentes entre indivíduos que se encontram em posições de liderança e seus “subordinados”. Aqui, há um abuso de poder e uma das partes sempre acaba prejudicada.

6 pilares das relações interpessoais no ambiente de trabalho

De modo geral, os pilares das relações interpessoais no trabalho são:

  1. Autoconsciência, quando reconhecemos os nossos próprios comportamentos e fazemos uma autocrítica positiva;
  2. Empatia, a fim de sempre se colocar no lugar do outro;
  3. Cordialidade, para que o tratamento ao outro seja sempre o mais gentil possível;
  4. Não-julgamento, para que as diferenças sejam respeitadas, assim como a história de cada um;
  5. Assertividade, para que as comunicações sejam mais eficientes e produtivas;
  6. Ética, fundamental para a construção de boas relações e a realização de boas atitudes no ambiente profissional e fora dele.

Desafios das relações interpessoais no trabalho

Alguns dos principais desafios desse cenário está em lidar com pessoas diferentes. Por isso, uma dica é sempre buscar profissionais que se enquadrem em um tipo específico de comportamento. Isso pode ser feito por meio da análise das necessidades da equipe naquele momento e, claro, com a busca pelo alinhamento aos valores da empresa.

Outra dica é cuidar bem das lideranças escolhidas. É preciso que elas sejam pessoas respeitadas, mas também empáticas, justas e com uma boa capacidade de comunicação. Assim, todo o clima organizacional pode ser otimizado.

Outro desafio frequente está na própria estruturação das empresas, que muitas vezes pode ser um ambiente rígido e sem liberdade para criar, pensar ou explorar as capacidades da equipe. Investir em mudanças institucionais é algo que faz a diferença na melhora desse cenário.

9 dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho

Por fim, confira algumas dicas que podem ajudar bastante no estabelecimento de um ambiente que favorece a construção de boas relações no ambiente de trabalho:

  1. Crie um ambiente de confiança;
  2. Ofereça benefícios;
  3. Dê espaço para a interação entre as partes;
  4. Proponha metas tangíveis para a equipe;
  5. Crie programas de benefícios;
  6. Tenha um cuidado especial na contratação das lideranças;
  7. Ofereça políticas de acolhimento para possíveis casos discriminatórios;
  8. Invista em bons treinamentos e capacitação para a equipe;
  9. Ofereça cursos e palestras sobre comportamento e técnicas de networking, entre outros.

Gostou de saber mais sobre as relações interpessoais no trabalho? Agora, é hora de buscar meios de desenvolvê-las em sua equipe e, assim, transformar o seu ambiente profissional de forma consciente, sólida e consistente.

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