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6 de junho de 2023

Feedback eficiente: boas práticas para implementar na sua empresa

Que tal conhecer e aprender boas práticas de como fornecer um feedback e não cometer nenhum erro nesse momento? Saiba tudo sobre o tema! 
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Que tal conhecer e aprender boas práticas de como fornecer um feedback e não cometer nenhum erro nesse momento? Saiba tudo sobre o tema! 
Tempo de leitura: 5 minutos

Nossa vida é feita de aprendizados. E para que possamos aprender, é importante sabermos exatamente em que estamos errando, não é? Por isso, não há nada melhor do que investir em um feedback eficiente e, claro, solicitá-lo quando for necessário.

No dia a dia do trabalho, a implementação de feedbacks também faz toda a diferença. Afinal, são eles que alinham pontos importantes para que possamos atingir os objetivos da empresa e caprichar na satisfação do cliente em nossos serviços.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial para você aprender sobre os feedbacks no ambiente corporativo e dicas que podem melhorar essas respostas. Continue a leitura para saber mais!

O que é o feedback?

Primeiramente, o feedback é um termo incorporado da língua inglesa, mas que já faz parte do dia a dia dos brasileiros. O seu significado literal é opinião, retorno ou avaliação, mas na prática ele vai muito além disso.

Como vimos no começo da nossa conversa, o feedback está associado não só ao ato de dar uma opinião sobre algo. Mas também sobre fazer isso de uma forma construtiva.

Dessa forma, críticas vazias não se enquadram nesse conceito, que tem como objetivo fazer alguém se desenvolver ou crescer de alguma forma. E no ambiente profissional isso é algo muito importante, não é mesmo?

Por que o feedback é importante?

O objetivo do feedback é fazer com que alguém se desenvolva! Para tal, gestores, líderes e até mesmo colegas oferecem opiniões sobre como o trabalho está sendo feito.

Isso, acaba gerando discussões produtivas e sempre respeitosas a fim de otimizar os processos internos da empresa.

É claro que esse tipo de conceito também pode ser ampliado a outras áreas da nossa vida, mas no ambiente de trabalho as vantagens são:

  • Melhora nos processos internos;
  • Otimização de resultados;
  • Melhora da satisfação do cliente;
  • Possibilidade de crescimento da equipe;
  • Desenvolvimento de novas estratégias e técnicas para a realização dos serviços;
  • Otimização de produtos;
  • Melhora do clima organizacional;
  • Redução de turnover e otimização da retenção de talentos, entre outros.

Quais são os tipos de feedback?

De modo geral, há 4 tipos de feedback. Vamos conhecer?

Positivo

O primeiro tipo de feedback sobre o qual precisamos falar é o positivo. Ele é bem utilizado e serve ao propósito de notificar a equipe sobre pontos que deram certo ao longo da realização das atividades.

Nesse sentido, a valorização de resultados é muito importante não só para engajar o time e fazer com que ele se sinta mais importante. Mas também para que todos entendam quais pontos funcionam na rotina e devem ser mantidos ou aprimorados.

Negativo

Ninguém gosta de levar uma crítica negativa, certo? No entanto, elas são necessárias para que possamos entender exatamente em que ponto estamos errando. Assim, temos a chance de melhorar o modo como trabalhamos e realizamos uma atividade.

O feedback negativo, portanto, não é uma crítica vazia ou que deve ser evitada. No entanto, deve ser feito com cautela e delicadeza. Serve para mostrar um ponto que não está funcionando dentro da empresa, podendo ser aplicado a indivíduos ou a um time inteiro.

Construtivo

Do mesmo modo, feedbacks construtivos são aqueles que oferecem pontos de melhoria para os profissionais que recebem aquela crítica, seja ela positiva ou negativa. É o que diferencia os feedbacks vazios daqueles que realmente fazem a diferença para as empresas.

De certa forma, tais feedbacks são muito úteis para demonstrar que aquele colaborador é devidamente valorizado pelas empresas. Isso faz com que ele se sinta cada vez mais parte daquele time.

Ofensivo

Esse é o tipo de feedback que nunca deve ser feito nas empresas ou em qualquer outra situação. Eles são conhecidos por gerar consequências desagradáveis, fazendo com que o time se desconecte dos líderes e por vezes, realize tarefas de qualidade inferior.

Sendo assim, priorize sempre os feedbacks construtivos, mesmo que eles sejam do tipo negativo. É preciso ter respeito e sempre valorizar as partes positivas do serviço, ainda que a orientação tenha como origem algo que não está dando muito certo.

Conheça 6 boas práticas de feedback

Confira, a seguir, algumas boas práticas de feedback:

  1. Evite a passividade e seja direto;
  2. Use uma linguagem objetiva e assertiva;
  3. Planeje o que vai ser dito, evitando dar muitas voltas;
  4. Treine antes de falar;
  5. Prepare um ambiente adequado, isolado e tranquilo;
  6. Apresente soluções, pois um bom feedback sempre guia a pessoa a alguma forma de melhorar ou desenvolver suas habilidades.

Veja também, 5 práticas ruins de feedback

As principais práticas ruins de feedback são:

  1. Dar muitas “voltas” na hora de falar;
  2. Tentar aliviar a situação, sem ser direto;
  3. Evitar a conversa até que a situação fique insustentável;
  4. Não ser respeitoso com o interlocutor;
  5. Não trazer soluções para os problemas apresentados.

O ideal é sempre dar um feedback conciso e que traga, de alguma forma, estratégias que podem fazer com que o profissional não repita mais aquele erro. Ou se desenvolva, a fim de melhorar o próprio desempenho. Entenda que tais feedbacks não são pessoais, mas sim elaborados em função da empresa!

Avaliação de desempenho e feedback: Quando usar cada um?

Ambos são muito úteis para desenvolver as habilidades do colaborador e, claro, fazer com que a empresa também se desenvolva. Mas quando usar cada uma dessas estratégias?

A diferença entre elas está no momento de uso. Os feedbacks fazem parte da rotina e podem ser feitos em qualquer instante. As avaliações de desempenho, por outro lado, dependem de métricas, dados e de um acompanhamento mensurável do trabalho da equipe ou do colaborador.

Vale a pena ressaltar que ambos podem se completar, tudo bem? Então, o uso de uma estratégia não exclui a outra!

Qual a relação do PDI com o feedback?

O Plano de Desenvolvimento Individual se relaciona diretamente com as avaliações de desempenho e os feedbacks.

Isso porque a empresa, para ajudar o colaborador a se desenvolver e crescer naquele ambiente, precisa colaborar também com dicas, insights e até mesmo treinamentos. Essas estratégias precisam dialogar com as críticas construtivas feitas e as informações obtidas durante as avaliações.

3 exemplos de feedback de empresas para você aplicar

Confira, a seguir, algumas formas de iniciar um feedback:

  1. “aconteceu um erro nessa estratégia, mas na minha visão podemos fazer X para melhorar na próxima vez…”
  2. “o que aconteceu para que a entrega desse projeto tivesse Y falhas? como vocês acham que poderíamos evitá-las da próxima vez?”
  3. “parabéns! a empresa vem trabalhando há um bom tempo para conseguir resultados tão bons. Agora, vamos discutir algumas maneiras de melhorar ainda mais os próximos resultados.”

Como ser mais assertivo no feedback?

A principal dica é: seja direto. Evite dar muitas voltas, o que pode fazer com que algo inadequado seja dito ou até mesmo tirar o foco do que está sendo falado.

Além disso, traga sempre soluções para o problema e formas de melhorar a situação. Assim, toda a equipe será constantemente direcionada rumo ao crescimento da empresa.

Como podemos perceber, investir em um feedback eficiente é fundamental para que o dia a dia de trabalho seja otimizado e os objetivos e metas da empresa sejam atingidos em áreas diversas.

Agora que já aprendeu a importância de dar bons feedbacks, que tal saber como melhorar a cultura organizacional?

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