IPRC Brasil - Cursos para você ser um especialista em risco comportamental

13 de julho de 2023

Empregabilidade: o que é e como desenvolver na sua empresa

Descubra como aumentar a empregabilidade e se destacar no mercado de trabalho com habilidades e estratégias práticas e eficazes.
empregabilidade
Descubra como aumentar a empregabilidade e se destacar no mercado de trabalho com habilidades e estratégias práticas e eficazes.
Tempo de leitura: 4 minutos

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre o termo “empregabilidade”. Você sabe o que significa? Outra suposição que pode ser feita é a de que esse conceito está atrelado à possibilidade de um indivíduo conquistar um emprego. Certo?

Sim, certo! No entanto, essa resposta está incompleta, pois o conceito é muito mais profundo. E pensando nisso, preparamos um conteúdo especial sobre a empregabilidade no trabalho, sob o ponto de vista das empresas e não dos colaboradores.

E então, que tal saber mais sobre o tema? Continue a leitura e descubra o que é a empregabilidade, quais fatores a influenciam e como colaborar para aumentar a presença dela em sua empresa.

O que é empregabilidade?

O termo empregabilidade, como o conhecemos hoje, foi cunhado pelo educador brasileiro José Augusto Minarelli, nos anos 90. Ele é utilizado para descrever a capacidade de uma pessoa de obter e manter um emprego, conforme mencionamos no início da nossa conversa.

Mas isso não é tudo! Além disso, ele é usado para definir as capacidades de alguém se adaptar e ter sucesso no mercado de trabalho, a partir do desenvolvimento de competências que fazem com que esse nome seja valioso para os empregadores.

Mas, afinal, como isso está relacionado com as empresas?

Desenvolver a empregabilidade também é de responsabilidade das empresas, mas não com o objetivo de preparar seus colaboradores para conquistarem vagas na concorrência. Pelo contrário!

Ao trabalhar essa questão, você agrega valor às suas equipes e faz com que elas fiquem ainda mais preparadas, “merecendo” cada vez mais a colocação que ocupam na empresa – além de desenvolver trabalhos mais alinhados às mudanças e tendências globais do setor.

Qual a importância da empregabilidade?

A empregabilidade é de extrema importância tanto para os indivíduos quanto para a sociedade como um todo. Ela garante alguns benefícios, como melhora da economia, valorização do mercado de trabalho e também vantagens pessoais, para a carreira.

Em empresas, como vimos, a importância está relacionada à qualificação do time. Pessoas com alta empregabilidade são colaboradores valiosos, que estão antenados com as tendências. Eles realizam trabalhos realmente importantes para o mercado, colocando a empresa em posição de destaque.

Quais fatores influenciam na empregabilidade?

Há muitos detalhes que podem contribuir para a melhora ou piora da empregabilidade, tanto a nível pessoal, quanto no mercado inteiro. Confira alguns deles:

  • Qualificação dos profissionais;
  • Tendências sociais;
  • Surgimento de tecnologias;
  • Taxa de emprego;
  • Desigualdade socioeconômica;
  • Dificuldade de acesso à educação;
  • Políticas governamentais e dentro das empresas;
  • Crises econômicas e sociais, entre outros.

4 pilares da empregabilidade que você precisa conhecer

Os pilares da empregabilidade em nível social são aspectos que influenciam o modo como ela afeta grupos ou comunidades em um contexto mais amplo. Confira os principais a seguir!

1. Educação acessível e de qualidade

Alguns pontos de destaque são o acesso igualitário à educação básica, bem como oportunidades de aprendizado contínuo. Além de treinamentos e programas de capacitação profissional voltados para grupos desfavorecidos.

2. Inclusão e redução de desigualdades

Isso envolve a redução das desigualdades socioeconômicas. Assim como, a superação de barreiras e preconceitos e a criação de políticas e práticas que garantam igualdade de oportunidades para todos.

3. Desenvolvimento de infraestrutura e economia local

Aqui, temos como exemplos o investimento em setores estratégicos, a criação de empregos locais e o apoio ao empreendedorismo. Bem como, outras estratégias que validam a promoção de novas oportunidades no mercado.

4. Políticas públicas

Por fim, temos o desenvolvimento de políticas públicas como destaque importante para a empregabilidade. Questões como a geração de empregos e a realização de incentivos fiscais promovem a inclusão e visam reduzir a pobreza e a desigualdade.

Por que a diversidade e inclusão afetam a empregabilidade?

Conceitos como diversidade e inclusão estão diretamente associados à empregabilidade. Afinal, o termo está relacionado com a oferta de oportunidade para todos, certo?

Sendo assim, quando falamos em empregabilidade por uma óptica mais rasa, percebemos que pode até haver vagas disponíveis. Mas que elas são normalmente ocupadas pelos mesmos grupos em detrimento de outros.

Isso se dá por muitos fatores, incluindo preconceitos, desigualdade e dificuldades de acesso à uma educação básica e profissionalizante de qualidade. Mas deve, também, ser algo combatido e não apenas aceito pela sociedade.

A empregabilidade é um conceito que só pode ser “ativado” quando todas as pessoas tiverem chances iguais de conquistarem colocações no mercado de trabalho. Um bom propósito e meta para todas as empresas e da sociedade em geral.

O que é índice de empregabilidade e como calcular?

É um indicador utilizado para relacionar as habilidades do trabalhador com as características da concorrência e do mercado de trabalho. O cálculo específico do pode variar dependendo da abordagem e dos indicadores utilizados.

Confira, a seguir, algumas dicas para fazer o cálculo!

Selecione os indicadores

Identifique os indicadores relevantes para avaliar a empregabilidade. Exemplos são: taxa de emprego e de desemprego, o nível de educação, a experiência profissional, entre outros.

Crie uma escala

Depois, é hora de criar uma escala (você escolhe!) que, mais tarde, será utilizada para analisar os resultados de cada pessoa analisada.

Atribua pesos aos indicadores

Depois, é hora de colocar pesos em cada um dos itens. Por exemplo, se você considerar que a experiência profissional é mais relevante que o nível de educação, pode atribuir um peso maior ao primeiro indicador.

Calcule o índice de empregabilidade

Some os valores ponderados de cada indicador e, se aplicado, multiplique o valor de cada um deles pelo peso correspondente antes de fazer a soma.

Interprete o resultado

O resultado final pode variar de acordo com a escala adotada. Quanto maior o valor do índice, maior é a empregabilidade.

8 dicas para estimular a empregabilidade da sua empresa

Para fechar, confira algumas dicas que podem ajudar no estímulo e desenvolvimento da empregabilidade no ambiente de trabalho:

  1. Estabeleça programas de desenvolvimento profissional, como treinamentos internos, mentorias, entre outros;
  2. Identifique e desenvolva as lideranças na sua empresa;
  3. Incentive a participação em eventos e a construção de uma boa rede de contatos;
  4. Incentive a atualização tecnológica
  5. Estabeleça parcerias com instituições de ensino;
  6. Realize avaliações de desempenho regulares;
  7. Ofereça feedbacks para as equipes;
  8. Crie um clima organizacional positivo, com integração entre os colaboradores.

Gostou de saber mais sobre a empregabilidade nas empresas? Agora, é hora de você buscar meios de incentivá-la entre as suas equipes. Que tal conhecer os nossos cursos para se profissionalizar e dar um UP na carreira e no funcionamento de suas equipes?

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

23 de janeiro de 2024
A Inteligência Artificial possui impactos profundos no ambiente profissional. Entenda como ela pode ser aplicada na sua empresa e se destaque no mercado!
9 de janeiro de 2024
O desvio de dinheiro no trabalho é um crime e pode causar grandes prejuízos à empresa. Aprenda a identificar, tratar e evitar esse problema!
26 de dezembro de 2023
O vazamento de informações confidenciais pode causar grandes danos para a empresa. Aprenda estratégias para se proteger e evitar que isso aconteça!

IPRC BRASIL

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras