11 de abril de 2023

Difamação no trabalho: como prevenir e lidar com situações de conflito

difamação no trabalho
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe o que é difamação no trabalho? Se não, é importante entender mais sobre o assunto. Ao longo do conteúdo, explicamos qual é a definição desse problema, como identificá-lo e, claro, como lidar com ele no dia a dia das empresas.

Compreender mais sobre problemas como esse é o caminho para que as empresas possam se tornar ambientes mais produtivos, agradáveis e com um clima organizacional favorável para todos os envolvidos. 

Além disso, esse tipo de conhecimento é fundamental para que o suporte legal possa ser prestado às vítimas.

E então, vamos lá? Continue a leitura para tirar as suas principais dúvidas sobre a difamação no ambiente de trabalho e, com isso, propor mudanças realmente eficientes em seu local de atuação.

O que é a difamação no trabalho?

De acordo com a definição do dicionário, a palavra “difamação” está relacionada à “perda da boa fama”. Sendo assim, o termo está associado ao ato de prejudicar outra pessoa a partir de ações envolvendo a honra desses indivíduos.

Quais são as diferenças entre injúria, calúnia e difamação no trabalho?

Dentro desse contexto, há três tipos de prejuízo à reputação de uma pessoa. Elas são a injúria, calúnia e difamação, no trabalho ou em outros ambientes.

Calúnia é o nome dado ao ato de afirmar que alguma pessoa cometeu um crime. É uma acusação muito grave que pode trazer implicações sérias para a vítima. Injúria, por sua vez, está associada aos xingamentos e uso de palavras negativas, sejam elas de baixo calão ou não.

A difamação, como vimos, é o ato de atribuir alguma ação a alguém (de forma mentirosa ou não), mas nesse caso não há a sugestão de que alguma infração tenha sido cometida.

Difamação no trabalho é crime?

Sim. Calúnia e difamação no ambiente de trabalho são consideradas crimes. Isso porque a Constituição Federal de 1988 nos diz que:

“… são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurando o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrentes de sua violação.”

Sendo assim, há a caracterização do ato como um crime. A pena da infração varia de 3 meses a 1 ano, além de poder contar com o pagamento de uma multa.

O que classifica uma difamação no trabalho?

Como vimos, a difamação é o ato de revelar algo da intimidade de alguém para outras pessoas, normalmente se tratando de mentiras. 

Há vários critérios, que podem ser divididos em três partes, como:

●  boatos/rumores, caracterizados normalmente pela invenção de informações sobre algo ou alguém, sem que a veracidade dos fatos tenha sido confirmada;

●  fofoca, afirmação que pode ser verdadeira ou mentirosa, sobre a vida de outra pessoa;

●  assédio moral, que acontece quando as pessoas são expostas a situações constrangedoras em público.

Exemplos de difamação que podem ocorrer no trabalho

Inventar que alguém se envolveu com um colega e expor alguma situação da vida privada de um colaborador para outras pessoas, são alguns exemplos de difamação no trabalho. Assim como, espalhar detalhes sobre um feedback negativo recebido por alguém.

Ou seja: nem sempre as informações são mentirosas, mas mesmo assim não deveriam ser expostas a ninguém pois são constrangedoras. 

Isso é válido tanto para pessoas que se encontram na mesma hierarquia, quanto para indivíduos de diferentes níveis dentro da empresa.

O que diz a CLT sobre difamação no trabalho?

De acordo com a Consolidação das Leis Trabalhistas, o colaborador que praticar difamação, calúnia ou injúria será enquadrado no Artigo 482. O texto afirma que praticar esses anos contra a empresa, o empregador ou um colega de trabalho podem ser punidos com demissão por justa causa.

Lembrando que isso é algo válido para a internet, tudo bem? Então, verificar postagens online é uma boa forma de angariar provas sobre esse assunto.

Dicas de como comprovar um caso de difamação no trabalho

Antes de iniciar um processo por injúria, calúnia e difamação no trabalho, é fundamental que a vítima reúna provas sobre o fato. É claro que as mensagens online, como mencionado anteriormente, têm um papel de grande relevância nesse cenário.

Alguns possíveis itens que podem ser usados como provas são:

●  mensagens de aplicativos (Messenger, WhatsApp, Telegram e outros);

●  e-mails;

●  postagens nas redes sociais;

●  comentários nas redes sociais e outros.

Além disso, gravações de áudio também podem ser utilizadas no ato da denúncia. E, claro, uma testemunha será fundamental em todo esse contexto, ajudando bastante na apuração dos fatos.

Qual o papel do RH em um caso de difamação no trabalho?

E agora? Na minha empresa, há um caso de difamação no trabalho: o que fazer? Em um contexto assim, a equipe de Recursos Humanos e Compliance tem um papel inestimável.

Além de mediar toda a situação, prestar suporte à vítima e conduzir as investigações, cabe a esses profissionais ficarem de olho para novas ocorrências. 

Bem como, averiguar a veracidade dos fatos e tomar as medidas cabíveis de punição (seja ela a demissão por justa causa ou acionar as autoridades).

Lembrando que, muitas vezes, a difamação pode estar associada a outros crimes, como o machismo, o racismo, a intolerância religiosa ou a homofobia. Assim, também cabe aos profissionais de RH associar tais dados à denúncia.

Por fim, o RH tem o dever de promover estratégias e ações que diminuam a incidência de difamação e outros tipos de preconceito no ambiente de trabalho.

Veja algumas dicas para evitar casos de difamação no trabalho

E já que estamos falando sobre isso, é hora de conferirmos algumas maneiras de fazer com que os problemas como a difamação no trabalho sejam consideravelmente reduzidos. Elas são:

●  inclusão de palestras educacionais no dia a dia dos colaboradores;

●  treinamento da equipe;

●  boas contratações, sempre priorizando profissionais que tenham os mesmos valores que a empresa;

●  escolha de lideranças fortes, que imponham respeito e sejam vistas como um porto seguro para a equipe;

●  incentivo à integração e à comunicação do time;

●  abertura de um canal acolhedor de denúncias;

●  inclusão de políticas claras de boa convivência, assim como a de comportamentos que não são tolerados na empresa.

Como podemos ver, lidar com a difamação no trabalho é um grande desafio para as empresas. Esse assunto deve ser lidado de forma assertiva, com a implementação de políticas rígidas e a oferta de todo o suporte necessário às vítimas.

Quer começar a se preparar agora mesmo? Então, confira nossas Palestras Interativas da IPRC Brasil e comece a revolucionar o seu ambiente de trabalho amanhã mesmo!

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