30 de março de 2022

Compliance: tudo o que você precisa saber

O compliance é essencial dentro de uma organização pois é o setor que trabalha para que as regras, políticas, regulamentos e leis estejam em conformidade.
O compliance é essencial dentro de uma organização pois é o setor que trabalha para que as regras, políticas, regulamentos e leis estejam em conformidade.
Tempo de leitura: 2 minutos

O compliance é essencial dentro de uma organização pois é o setor que trabalha para que as regras, políticas, regulamentos e leis estejam em conformidade.

A área exige capacitação, desenvolvimento e técnica para identificar e desenvolver fatores que resultam em desvios comportamentais.

O que é compliance?

Compliance é uma relação direta com a integridade e por isso é fundamental em uma organização. 

Na prática compliance é o conjunto de práticas corporativas que visam o cumprimento das regras e normas dentro de uma organização. Assim, a integridade da organização e de seus colaboradores não são feridas. 

Para uma organização, é importante que o compliance seja um padrão básico de negócios. Dessa forma, as ações são colocadas em prática para garantir relações éticas e transparentes.

Compliance: tradução

O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade. Ou seja, compliance é o dever de estar em conformidade, de cumprir e fazer cumprir.

Para que serve compliance?

O compliance dentro da organização serve para a criação de regulamentos, diretrizes e políticas e também trabalha para que essas questões sejam seguidas. 

Dessa maneira, o compliance serve para detectar situações que ferem ou que possam ferir normas, políticas e leis.

Avaliando e tratando assédio, corrupção, fraude, discriminação e qualquer outra que não faça parte de um comportamento ético ou legal.

Ou seja,  o compliance atua diretamente em qualquer ação que possa afetar o desempenho e a reputação de uma organização, que possam ser obrigações legais ou ações que violem os valores éticos. 

Tipos de Compliance

Compliance trabalhista

O compliance trabalhista faz cumprir as normas das leis trabalhistas dentro da organização, se dedica a manter a organização em conformidade com essas leis e evitar ações judiciais. Assim como a manter alinhadas as regras e políticas entre os departamentos. 

Isso torna o compliance e a governança corporativa aliadas nas questões legais e comportamentais. Afinal, o compliance é a forma de estar em conformidade e a governança corporativa são as ações e soluções de gestão para tornar a organização melhor. 

Compliance empresarial

O compliance empresarial se dedica às ações que envolvem decisões da organização. Exemplos disso são relacionamento e contratação de fornecedores, colaboradores, fusões, expansões, aquisições ou lançamentos que acontecem dentro da organização.

Governança corporativa e compliance

Governança corporativa é o conjunto de boas práticas e ações responsáveis para gerir uma empresa, essas ações impactam e são fundamentais para manter a transparência, ética e integridade da organização.

Analista de compliance: qual o seu papel nas empresas?

Uma analista de compliance possui um papel extremamente importante dentro da empresa, é a relação direta com a ética, transparência e integridade de todos os aspectos de uma organização.

A missão do analista de compliance dentro da organização é fazer cumprir todos os aspectos do compliance, dessa forma, são atividades que exigem capacitação, técnica e competências comportamentais que contribuam para uma atuação segura.

É uma carreira promissora já que é necessária em todas as organizações e que possibilita expansão em setores diferentes, como o setor jurídico, financeiro, recursos humanos, entre outros. 

As técnicas e competências exigidas para a área de compliance são valiosas para estes outros setores. 

Especialização em compliance: como começar na área?

A área de compliance exige capacitação, desenvolvimento e técnica, identificar, interpretar e classificar os fatores que resultam em desvios comportamentais é a chave para a área de compliance.

É importante buscar especializações e técnicas que possam decifrar os riscos do comportamento humano, já que a área atua diretamente na gestão e prevenção de riscos da organização. 

Se interessou e quer começar na área de Compliance?

Confira as nossas trilhas!

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

28 de junho de 2022
A cultura organizacional pode ser entendida como o comportamento da empresa no cotidiano.
21 de junho de 2022
O imprevisto é algo que muda tudo, ataca uma fraqueza, fortalece uma ameaça, surge repentinamente e de uma direção inesperada.
21 de junho de 2022
Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras