2 de novembro de 2022

Gestão integrada: o que é, benefícios e dicas de como implementar

Gestão integrada é a união de todos os setores de uma corporação, que envolve dados e processos. Saiba como implementar e seus benefícios.
Gestão integrada
Gestão integrada é a união de todos os setores de uma corporação, que envolve dados e processos. Saiba como implementar e seus benefícios.
Tempo de leitura: 4 minutos

Em tempos de inovações tecnológicas e da necessidade de potencializar as suas atividades de rotina, as empresas buscam por ferramentas e soluções como a gestão integrada.

Neste artigo, você vai conhecer detalhes importantes sobre a gestão integrada. Continue lendo e descubra!

O que é gestão integrada?

Gestão integrada é a união de todos os setores de uma corporação, que envolve dados e processos.

Sua função é otimizar a comunicação entre as diferentes áreas de serviço de uma organização.

Dessa forma, as atividades são otimizadas e as tarefas dos profissionais finalizadas com maior assertividade, celeridade e compliance.

Quais os tipos de gestão integrada?

No contexto da área tecnológica a gestão integrada envolve dois contextos bem expressivos de uma empresa. 

Gestão empresarial integrada 

A gestão empresarial integrada consiste na junção de todos os processos da corporação. 

Essa integração tem como propósito facilitar as operações dos funcionários, a automatização das ações, a otimização e melhorias na gestão de forma abrangente.

Gestão integrada de RH 

A gestão integrada de RH (Recursos Humanos) trata do englobamento dos sistemas de uma empresa que objetiva agilizar, otimizar e oferecer melhorias.

Por tanto, no que se refere ao alinhamento do RH com os diversos setores da organização. 

Além disso, vai mensurar a satisfação e o desempenho de cada funcionário e tantos outros benefícios, por meio de uma política de RH bem aplicada.

Quais exemplos de gestão integrada?

Devido a alta competitividade no mercado, é essencial que as empresas implementem um sistema de gestão integrada.

Dessa forma, é possível potencializar os processos gerais da organização, para coletar os resultados planejados. 

Por consequência dos avanços tecnológicos, é possível encontrar no mercado uma enorme quantidade de exemplos, como:

Quais os benefícios de um Sistema de Gestão Integrada (SGI)?

Empresas que se preocupam em adotar um Sistema de Gestão Integrada com diversas funcionalidades é capaz de receber inúmeros benefícios, dentre eles:

  • Centralização de dados;
  • Segurança da informação;
  • Economia de tempo e custos;
  • Agilidade na tomada de decisões;
  • Otimização da logística;
  • Melhora na produtividade;
  • Fortalecimento da marca. 

Como funciona um sistema de gestão integrada?

Por meio de uma ferramenta de ponta, como um software, a empresa reúne funcionalidades que permitem uma ponte de comunicação entre todos os setores da empresa. Isso facilita o planejamento e a prática das tarefas diárias. 

A presença de um Sistema de Gestão integrada melhora a comunicação e promove maior engajamento em todos os departamentos da empresa.

Por tanto, torna os procedimentos dos colaboradores mais completos e eficazes.

Ao adotar nesse tipo de sistema, a instituição recebe até mesmo correção dos atos falhos.

Por isso, adquire uma base forte para desafiar a competitividade no mercado, por meio de um trabalho executado com uso de ferramentas com alto potencial de soluções. 

Quais os 5 pilares da gestão integrada?

Para que a empresa tenha uma gestão integrada de sucesso e todos os processos funcionem.

E que de maneira que a leve a um desenvolvimento capaz de torná-la forte e competitiva, ela deve atender a cinco pilares fundamentais, que são:

  • Planejamento estratégico;
  • Gerenciamento do desempenho da instituição;
  • Controle das finanças e do lucro;
  • Gestão estratégica de pessoas;
  • Favorecimento do relacionamento com o cliente.

Vale informar que o ideal é, antes de usar os 5 pilares da gestão integrada, realizar uma gestão de crise na empresa

Segundo as informações coletadas, todos os projetos se tornam muito mais coerentes e bem aplicados.

Quando contratar um analista de sistema de gestão integrada?

É papel de todo gestor de uma empresa e dos responsáveis dos diversos setores acompanhar continuamente as atividades dos seus colaboradores.

Por tanto, acompanhar também o tempo de serviço em que são executadas as tarefas de rotina.

E até mesmo, quais são os resultados entregues em determinado prazo e, até mesmo, como está a sua atuação em relação aos seus concorrentes no mercado. 

É por meio dessa análise que vamos perceber a necessidade de contratar um analista de sistema de gestão integrada,

Esse profissional realiza um mapeamento para detectar como está a integração do sistema, os procedimentos e as atuações organizacionais.

Assim como, fazer a identificação das atividades críticas que estão relacionadas à qualidade, segurança da informação, segurança ocupacional e tantas outras visualizações fundamentais que sinalizem necessidade de mudanças. 

A partir desses apontamentos, o profissional é capaz de perceber a necessidade de implementar políticas unificadas para promover melhorias internas.

Com o intuito de que a corporação execute o planejamento estratégico com precisão e agilidade, para conquistar as suas metas. 

Vamos conhecer algumas dicas de como implementar uma política de gestão integrada?

O implemento requer algumas análises e execuções bem pontuais para que o sistema alcance todos os seus objetivos.

Faça mapeamento das necessidades da empresa

Antes de implementar o sistema, é fundamental ouvir todos os setores e conhecer as suas demandas e necessidades. Isso auxilia na escolha adequada do sistema, para atender às perspectivas de cada setor.

Defina qual é a melhor integração para o seu negócio

Quando falamos do implemento de um SGI na corporação, é interessante saber que existem três principais formatos que podem potencializar a gestão de uma instituição, que são:

  • Integração total;
  • Integração parcial;
  • Sistemas de gestão concomitantes.

Escolha o melhor sistema

A tecnologia mais indicada para realizar a integração entre os departamentos de uma organização é o ERP (Enterprise Resource Planning), ou seja, planejamento de recursos da empresa. O sistema pode apresentar diferenças conforme cada fornecedor.

À vista disso, é importante que o gestor analise se o sistema tem funções que atendam às demandas da instituição. 

Além disso, é fundamental que se observe alguns aspectos para escolher o SGI mais adequado ao tipo de atividade da empresa.

Acompanhe os resultados

Após a instalação do SGI é imprescindível que os resultados sejam acompanhados minuciosamente. 

Sendo assim, acompanhe como está o uso dos colaboradores, a employee experience, os impedimentos, as dificuldades, o atendimento aos clientes.

E outros fatores que apontam a necessidade de ajustes, para que o sistema promova melhores resultados.

Se você chegou até aqui e curtiu o conteúdo, que tal conferir nossas palestras? Temos certeza que essa solução pode ser uma ótima ferramenta para a gestão da sua empresa.

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