27 de abril de 2022

CURSO: MAPEAMENTO DO RISCO COMPORTAMENTAL

É inegável a importância das ferramentas no mapeamento do risco – mensuração de risco, no impacto, na frequência que pode ocorrer, mensuração de risco e estimativa da probabilidade, mensuração de vulnerabilidade para gerar a ficha de descrição do risco.
É inegável a importância das ferramentas no mapeamento do risco - mensuração de risco, no impacto, na frequência que pode ocorrer, mensuração de risco e estimativa da probabilidade, mensuração de vulnerabilidade para gerar a ficha de descrição do risco.
Tempo de leitura: 3 minutos

O IPRC Brasil convida você a uma imersão sobre quais são os riscos críticos e quais os riscos que a empresa pretende assumir, e em qual proporção ela aceita encarar.


Uma organização é como um barco, não pode nunca estar à deriva.


Almir Klink, por exemplo, não define suas conquistas como fruto da sorte, destino ou de qualquer outro fator que não inclua muito planejamento, trabalho duro e o extremo cuidado com cada detalhe que uma grande viagem exige. (www.epocanegocios.com)

O que é Risco?


Risco é qualquer desvio que possa ocorrer e impedir o resultado esperado. Os riscos são inerentes ao negócio e é necessário saber como vamos conviver com eles.


Existem riscos de eventos externos que podem interferir diretamente na vida da empresa, sem ela ter controle, como, por exemplo, uma economia oscilante.

Neste caso, sempre é bom ter alguma “carta na manga” para tentar mitigar ao máximo as consequências de uma situação nefasta.


Agora, quando se trata de eventos internos tem que se levar em conta a singularidade. Encontramos no mercado empresas de grande, médio e pequeno porte, profissionais autônomos e cada uma com sua singularidade.


Não adianta a empresa entrar no Google gerar modelos prontos de mapeamento de risco sem analisar se eles se adaptam a necessidade da mesma.


Daí a importância da capacidade da equipe de gestão de risco.


A empresa precisa determinar o grau de tolerância, a mensuração do risco e a mensuração da efetividade dos controles de sistema de proteção.


Quanto mais informações em mãos, maior será a elaboração, os questionamentos, as análises e a possibilidade de se conseguir diminuir ao máximo os riscos.


Cada empresa tem que tornar claro o porquê de sua existência, sua missão e o impacto positivo que causará na vida dos seus consumidores.

Cada uma trabalha para evoluir sempre, inovar, conseguir fidelizar os consumidores e manter ou conseguir a liderança dentro do mercado.


Após esta compreensão, ela tem que entender a importância do mapeamento e mensuração do impacto do fator crítico de risco sobre o fator de sucesso de uma organização.


Um furto de caminhão de uma empresa grande é um fato isolado, um furto de um único caminhão de uma empresa transportadora de pequeno porte pode terminar com ela.


Como chegar a conclusão do impacto de risco?


Começamos pela análise estrutural – passo a passo – onde se estabelece o fator crítico de sucesso para definir o risco crítico.


Uma organização é resultado de um todo: governança corporativa, normas e procedimentos, capacidade de gestão, capacidade intelectual e credibilidade.


Agora é imprescindível que o gestor de cada área tenha consciência de que “papel aceita tudo”, mas se não contar com a participação dos seus funcionários a dificuldade de implantar uma boa gestão é bem complicado.


O envolvimento e comprometimento dos funcionários é fundamental. O gestor precisa observar os colaboradores que fazem a diferença e criar meios para reter esses talentos.


Mas, como era de se esperar, a maioria dos riscos estão ligados ao comportamento humano.


O curso

O IPRC Brasil, ao longo desse curso, estará focando nos riscos críticos e na metodologia que é desenhada para tratar dos riscos críticos.


É inegável a importância das ferramentas no mapeamento do risco – mensuração de risco, no impacto, na frequência que pode ocorrer, mensuração de risco e estimativa da probabilidade, mensuração de vulnerabilidade para gerar a ficha de descrição do risco.


Participe de nossa jornada que se aplica tão bem a importância do mapeamento de risco. Com o material em mãos você conseguirá elaborar o mapeamento de sua empresa.


Temos certeza de que você só tem a ganhar com isso. Colaboradores engajados são vistos com bons olhos pelos seus gestores.

Conheça a lógica que estrutura a identificação e análise de riscos comportamentais enquanto avalia impactos e desenvolve ações para mitigá-los, no curso de Mapeamento do Risco Comportamental.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

28 de junho de 2022
A cultura organizacional pode ser entendida como o comportamento da empresa no cotidiano.
21 de junho de 2022
O imprevisto é algo que muda tudo, ataca uma fraqueza, fortalece uma ameaça, surge repentinamente e de uma direção inesperada.
21 de junho de 2022
Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras