26 de abril de 2022

Conceito de ética: o que é, qual sua importância e suas origens

É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos.
É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos.
Tempo de leitura: 3 minutos

Ética é um termo muito usado pois define o modo certo ou errado de agir ou viver, socialmente.

Hoje vamos entender quais são os conceitos de ética, a origem e como a ética é importante para as empresas. 

O que é conceito de ética?

O conceito de ética está relacionado à quando questionamos o nosso modo de viver,  socialmente e moralmente.

É através do conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, bem ou mal, quando agimos.

As interpretações de certo ou errado, bem ou mal, são recorrentes de um conceito de ética, refletimos sobre os valores sociais e pessoais e agimos com base nessas reflexões.

Conceito de ética profissional

Já que entendemos que ética é o modo de agir e viver socialmente a partir de normas e regras sociais.

Podemos entender que a ética profissional também leva em consideração as normas e regras da empresa. 

A ética profissional é o modo de agir de uma pessoa  dentro da empresa em relação às normas e regras sociais, da companhia e das relações profissionais.  

Conceito de ética empresarial

Ética empresarial é o modo como a empresa se posiciona em relação à sociedade, o modo como ela opera e se relaciona com seus colaboradores, parceiros e fornecedores. 

Uma organização que possui ética empresarial se preocupa com estar em conformidade com a lei, realizando todos os procedimentos necessários que a legislação obriga.

E também se preocupa em manter uma relações transparentes, corretas e agradáveis. 

Conceito de ética: qual sua importância?

A ética é importante para que exista um equilíbrio no modo de agir da sociedade e para que as ações das pessoas sejam baseadas em certo e errado. 

Precisamos ter referências de certo e errado para que possamos conviver em sociedade, para que os bons comportamentos e boas ações sejam incentivadas. 

Quais as origens do conceito de ética na filosofia? 

A origem da palavra ética vem do grego ethos, que quer dizer o modo de ser, o caráter.

Além de ser um tema estudado dentro da filosofia, a ética é fundamental para os estudos do comportamento humano e para entender como o ser humano age dentro da sociedade. 

Quais são as características do conceito da ética?

Existem alguns comportamentos que fazem parte do conceito de ética e algumas características que fazem um ser humano ser ético.  

Veja agora quais são:

  • Solidariedade, responsabilidade recíproca, ajudar ou apoiar qualquer pessoa sem nenhum interesse pessoal;
  • Empatia, compreender o outro e a capacidade de se colocar na mesma situação que o outro; 
  • Lealdade, cumprir compromissos e regras;
  • Senso de justiça, as regras e leis são iguais para todos e quando são, se posicionam para mostrar que algo incorreto está acontecendo; 
  • Senso coletivo, pensar e agir em coletividade, levando em consideração uma ou mais pessoas; 
  • Respeito, não significa concordar ou obedecer, mas sim entender e aceitar; 
  • Honestidade, tem relação com a moral, é dizer a verdade, não omitir, ou não dissimular.

Quais as relações entre o conceito de ética e moral?

A ética e a moral estão relacionadas diretamente e são duas características que andam juntas, além de ter  relação com o certo e errado, e o bem e o mal.

A ética segue as regras e normas determinadas em sociedade,  e é construída através do coletivo. 

Já a moral segue as regras e normas determinadas pela consciência, é construída através do pessoal e pode ter influência com a cultura ou criação.

Podemos pensar que vários indivíduos com suas morais, determinam o modo certo ou errado de agir formam a ética que é modo certo ou errado de agir coletivamente. 

Qual a importância da ética do trabalho?

Agora que já nos aprofundamos nos conceitos de ética, vamos conhecer os impactos positivos da ética no trabalho: 

  • Melhora a reputação da empresa;
  • Mais transparência nos processos e relações;
  • Aumenta a produtividade e o engajamento da equipe; 
  • Melhora o clima organizacional;
  • Pode prevenir atos antiéticos.

Como criar um código de ética e conduta na empresa?

É um documento da empresa que determina as regras e normas que precisam ser seguidas por toda a empresa, colaboradores, parceiros, terceiros e fornecedores. 

Ele deve ser de fácil consulta para os colaboradores, assim como deve ser divulgado periodicamente na empresa. 

Entendemos a importância do código de conduta, então agora veja algumas dicas para criar código de conduta na empresa: 

  • Estabeleça os princípios do código de conduta com relação à missão, valores, visão e objetivos da empresa;
  • Utilize uma linguagem clara, objetiva e fácil;
  • Estabeleça regras permitidas por lei;
  • O código de conduta deve abranger todos os aspectos da empresa, como por exemplo trabalho remoto (mesmo que um colaborador não esteja fisicamente presente na empresa, ele precisa seguir as regras estabelecidas);
  • Tenha uma comissão ética para analisar o código de conduta.

Quer que a ética seja um tema tratado e promovido? Leve as nossas palestras para a sua empresa!

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