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8 de novembro de 2022

Confidencialidade: o que é e sua relação com a segurança da informação

Confidencialidade diz respeito a manter informações em sigilo, protegendo os dados para que eles não fiquem vulneráveis. Saiba mais.
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Confidencialidade diz respeito a manter informações em sigilo, protegendo os dados para que eles não fiquem vulneráveis. Saiba mais.
Tempo de leitura: 4 minutos

Primeiramente, os dados são parte importante das empresas, por isso saber o que confidencialidade é essencial. 

Tem sido cada vez mais trabalhadas nas organizações, principalmente, em parcerias entre empresas e no estabelecimento dos contratos entre empresa e funcionários.

Isso porque é importante trazer acordos de confidencialidade para ter mecanismos para coibir e impedir problemas que podem deixar sua empresa em risco, até mesmo, diante das legislações vigentes (como a LGPD).

Entenda o que é confidencialidade e como ela está diretamente relacionada com a segurança da informação. Saiba mais neste artigo.

O que é?

Confidencialidade é um termo que diz respeito a manter informações em sigilo, ou seja, protegendo os dados para que eles não fiquem disponíveis para terceiros terem acesso. 

Ou seja, apenas as partes interessadas possuem acesso aos dados, garantindo que eles não estarão expostos ou que poderão ser utilizados por terceiros de forma fraudulenta.

Qual o objetivo da confidencialidade?

O objetivo da confidencialidade é garantir o sigilo das informações, permitindo que a empresa possa utilizar as informações de forma segura.

Dessa forma, sem expor terceiros e o negócio e sem permitir que dados estratégicos caiam nas mãos de criminosos ou quebrar segredos de negócios, expondo-os para concorrentes.

Quais as principais informações sobre termos de confidencialidade?

Vamos entender agora as principais informações e características que estão envolvidas com o termo de confidencialidade e entender quando aplicar cada um deles nas situações do seu negócio. Confira a seguir.

Tipos de confidencialidade

Temos três tipos de confidencialidade que podem ser estabelecidas nos documentos. São eles:

Unilateral

Nesse caso, apenas um dos lados oferece informações que não podem ser divulgadas, então apenas a parte que tem acesso se compromete a não divulgar as informações. 

Por exemplo, quando uma empresa estabelece um documento com colaboradores, já que as informações são passadas do negócio para eles para suas atividades.

Bilateral 

Nesse caso, as duas partes trocam informações confidenciais entre si e ambas devem se comprometer com a confidencialidade. 

Comum, por exemplo, em caso de parcerias entre duas empresas, que se comprometem a não divulgar informações compartilhadas em reuniões.

Multilateral 

Parecido com o bilateral, mas é realizado quando há mais de duas partes envolvidas (por exemplo, quando há presença de três ou mais empresas atuando em conjunto em um projeto). Pode haver graus de comprometimento diferenciados entre alguma das partes.

Termo

O termo de confidencialidade é um documento todo voltado para estabelecer as condições, normas e sanções em caso de violações. Ou seja, é um documento anexo, exclusivo para identificar essas questões e estabelecer as diretrizes.

Por ser um termo claro, ele traz nitidamente quais são as possibilidades em caso de quebra de contrato. É possível, inclusive, ter um termo padrão, que poderá ser acionado quando necessário.

Normalmente os termos de confidencialidade estabelecem proteção sobre os seguintes pontos:

  • Dados sobre clientes;
  • Novos projetos;
  • Inovações;
  • Segredos de negócios;
  • Planos de vendas;
  • Informações de marketing; 
  • Entre outros.

Cláusula

A cláusula de confidencialidade é uma parte destinada no contrato.

Por tanto, não é necessariamente voltado para proteção de dados, para estabelecer diretrizes de não declaração de conteúdo.

Ele pode estar presente, por exemplo, no contrato de entrada na empresa e, assim, o colaborador já entra na empresa assumindo o compromisso de confidencialidade no seu trabalho. 

Ou seja, não é um documento destinado a este fim, mas que estabelece normas importantes de conduta.

Política

A política de confidencialidade é um documento norteador de princípios que estão ligados com a cultura da sua empresa. 

Ou seja, traz as diretrizes que envolvem as condutas dos profissionais internos de forma a promover ações que incentivem a confidencialidade de dados.

Isso é fundamental, principalmente, para reforçar as cláusulas presentes nos termos de confidencialidade ou nos contratos, a fim de evitar problemas e conflitos

É muito mais fácil proporcionar cuidados e reforçar ações de proteção do que mitigar danos em caso de problemas futuros.

Confidencialidade de dados

Está relacionado, também, às medidas de proteção de dados que estão para além das ações humanas.

Ou seja, trazendo os protocolos necessários para potencializar a proteção das informações presentes.

Unir os cuidados de confidencialidade de dados com boas condutas e uso de tecnologias permite que as informações estejam mais bem protegidas e evitar ocorrências futuras.

Confidencialidade e segurança da informação: qual a relação entre os conceitos?

Confidencialidade está para além das questões relacionadas com as condutas dos profissionais envolvidos.

Isso porque eles podem respeitar os termos e cláusulas e os dados ainda estarem vulneráveis, derivados de ciberataques.

Cuidar dessa questão exige ação de diferentes frentes. Por isso, é importante trazer protocolos e soluções focadas em segurança da informação para proporcionar melhores cuidados para os dados.

Qual a diferença entre privacidade e confidencialidade?

Privacidade está relacionada com aquilo que é algo pessoal, íntimo e da vida privada de alguém. 

Por exemplo, dados como endereços, preferências políticas, orientação sexual, trabalho, entre outros, precisam ser orientados por privacidade.

Já a confidencialidade está relacionada com a propriedade da informação, de forma que apenas pessoas autorizadas podem ter acesso aos dados.

Modelo de termo de confidencialidade

É fundamental que sua empresa tenha um modelo de termo de confidencialidade já preparado, que precisará passar por poucas alterações ao longo da trajetória da empresa. 

Não conte com modelos prontos encontrados online – é melhor ter apoio jurídico para realizar um documento personalizado de acordo com as demandas e diretrizes da sua empresa.

Exemplos de confidencialidade

Alguns exemplos necessários em sua empresa são:

  • Garantir que as empresas em parceria não possam compartilhar as informações ali trocadas com outros parceiros;
  • Trazer normas para que colaboradores que trabalham em área sensível garantam que as informações estarão protegidas.

Quais as consequências da quebra do acordo?

A quebra do acordo pode resultar em sanções estabelecidas no contrato, que podem envolver advertências e suspensões. 

E até mesmo, pode trazer a possibilidade de demissão por justa causa por quebra de contrato estabelecido.

Para adotar as medidas necessárias para manter a confidencialidade das informações, confira os treinamentos do IPRC Brasil

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