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27 de abril de 2023

Gamificação: o que é, benefícios e como implementar nas empresas

Para as empresas, a gamificação representa mais uma alternativa inteligente de desenvolvimento de pessoas. 
gamificação
Para as empresas, a gamificação representa mais uma alternativa inteligente de desenvolvimento de pessoas. 
Tempo de leitura: 6 minutos

A gamificação é mais uma estratégia incrível para motivar colaboradores, melhorar o ambiente organizacional e otimizar resultados, mas você sabe exatamente o que é isso?

Pode parecer complicado à primeira vista, no entanto, a gamificação é bem simples de aplicar e é interessante para ver os resultados. Para um gestor de RH, uma saída mais que inteligente.

Por isso, desenvolvemos um artigo para explicar em detalhes o que é gamificação, seus principais exemplos e como aplicar. O game aqui é de conhecimento e o desafio é ler até o final. Confira!

O que é gamificação?

Também conhecida como gamification (termo em inglês), a gamificação é uma estratégia para explorar jogos no sentido de capacitar colaboradores e engajar participantes de treinamentos, cursos e outras atividades.

O interessante é que o ser humano gosta de competitividade e tende a se motivar em situações de desafios, etapas, fases e pequenas metas. Ao passo que a gamificação trabalha com esse tipo de situação e explora tudo que for possível para incentivar o crescimento como:

  • Ranking;
  • Premiações;
  • Conquistas.

Como surgiu a gamificação?

Em 2002, o programador britânico Nick Pelling desenvolveu mecanismos de transposição da mecânica dos jogos para o mundo real. 

Mas o responsável pela popularização foi Yu-Kai Chou, que apresentou soluções sólidas para as empresas em 2010, após mais de 20 anos de estudo de comportamento.

Qual a importância da gamificação para as empresas?

De antemão, para as empresas, a gamificação representa mais uma alternativa inteligente de desenvolvimento de pessoas

Sabemos que o ser humano é o maior capital de uma empresa, ou seja, sem esse recurso é impossível que um negócio evolua.

Nesse ponto, é fundamental que equipes inteiras estejam coesas, motivadas e constantes em crescimento para oferecer valor para as empresas. A gamificação é um instrumento indispensável nesse caminho.

Como funciona a gamificação empresarial?

A gamificação empresarial pode funcionar tanto no dia a dia dos colaboradores como em programas de treinamento e desenvolvimento. 

Além disso, o próprio gestor pode implementar metas em forma de games para estimular o processo evolutivo.

Nesse cenário, a gamificação facilita até o desenvolvimento de KPIs.

Já que a ferramenta trabalha com números, fases, estágios e etapas e controla o andamento e o desempenho dos colaboradores nesses elementos.

Quais os benefícios da gamificação para os treinamentos corporativos?

Especialmente em relação a treinamentos, a gamificação funciona como uma motivação a mais para os colaboradores. Cada um busca ser mais produtivo, pode acompanhar o seu próprio desempenho e até consegue fazer uma autoavaliação.

Nesse último ponto, é possível facilitar o trabalho de feedback por parte do gestor, principalmente quando ele precisa ser negativo. Se o próprio colaborador estiver enxergando que o seu desempenho não é o ideal, tende a buscar formas de melhorar para a empresa.

Viu como essa estratégia é super interessante? A gamificação é uma forma descontraída de motivar colaboradores e incentivá-los a apresentar melhores resultados para o negócio.

Neste post, você viu o que é gamificação, conheceu os principais exemplos e aprendeu como aplicar. Além disso, viu que essa estratégia é excepcional para empresas.

Quais os principais exemplos de gamificação?

Apesar da gamificação ser uma estratégia inovadora, muitas empresas já aplicam essa estratégia em seus negócios. Veja agora alguns dos principais exemplos pelo mundo.

  • Microsoft: aplica princípios dos esportes fantasy na solução Microsoft Dynamics 365;
  • AERIS: aplica elementos de jogos como pontuação, ranking, recompensas e outras para promover competitividade entre a equipe;
  • Starbucks: aprimorou seu programa de fidelidade por meio do programa My Starbuck Rewards para clientes.
  • Gerdau: desenvolveu uma simulação de pavilhão industrial para aprimorar as medidas de segurança aumentando a sensação de realidade por parte dos colaboradores.

Quais as vantagens da gamificação empresarial?

Como você pode ver, há uma série de vantagens na gamificação. Principalmente para um gestor de RH, é possível ganhar em criatividade de colaboradores, desenvolver habilidades socioemocionais, estimular a interação e o diálogo, dentre outras possibilidades como:

  • Melhora na motivação de colaboradores;
  • Desenvolvimento de habilidades subjetivas;
  • Maior produtividade dos colaboradores;
  • Otimização de processos;
  • Redução de rotatividade;
  • Redução de estresse;
  • Ajuda na coleta de dados e informações estratégicas;
  • Auxílio na geração de insights
  • Fortalecimento da cultura organizacional.

Quais os principais tipos de gamificação?

Primeiramente, dá para aplicar a gamificação em diversas situações. Desde o treinamento corporativo até ações de marketing podem ser exploradas. Outras situações são:

  • Onboarding para integrar colaboradores ou equipes;
  • Educação para auxiliar professores e alunos no desenvolvimento de ensino e aprendizagem;
  • Saúde para auxiliar pacientes em recuperação ou ajudar as pessoas a ter disciplina para assumir comportamentos mais saudáveis;
  • Engajamento social para estimular a interação em ações políticas ou sociais.

Quais os elementos da gamificação?

Na implementação da gamificação há elementos considerados dinâmicos que ajudam a construir a estrutura e o funcionamento dessa estratégia. Veja agora os principais:

  • Emoções: foque em determinada emoção para treinar um colaborador e incentivá-lo;
  • Narrativa: construa uma trajetória que trabalha desde os conceitos iniciais até os mais avançados;
  • Progressão: faça com que o conhecimento siga determinadas etapas e permita que o controle mostre em que nível se encontra cada pessoa;
  • Relacionamentos: verifique o comportamento dos colaboradores em situação de competitividade. Observe como ele se relaciona com as outras pessoas;
  • Restrições: imponha limites, regras e restrições. É importante que os participantes saibam respeitar as definições do jogo.

Outros elementos importantes para construção de um sistema de gamificação são os mecânicos e os componentes que envolvem aplicações concretas como:

  • Missão;
  • Níveis;
  • Ranking;
  • Conquistas;
  • Avatar.

Como aplicar gamificação na empresa?

Não há uma fórmula pronta para implementar gamificação em sua empresa. No entanto, há alguns passos básicos que podem ser usados como norte. Vale adaptar ao seu projeto. 

Veja agora, alguns dos principais:

Avalie seu público interno

Antes de mais nada, é importante conhecer o perfil e as características do público interno.

Com a gamificação isso não é diferente e é fundamental para avaliar o grupo, para assim montar estratégias personalizadas.

Determine os objetivos do game

Seja aumentar o engajamento dos colaboradores ou melhorar a produtividade, os objetivos precisam estar claramente definidos.

Ao passo que é com eles que podemos alinhar com a cultura, missão e valores da empresa.

Construa as metas de gamificação

O primeiro ponto é o objetivo da gamificação e em sequência as metas que também devem estar claras.

É importante definir as metas específicas que os colaboradores devem alcançar ao participar do game.

Use a criatividade

A criatividade é o grande presente da mente humana e a gamificação é também extremamente importante.

Em síntese, as empresas conseguem engajar cada vez mais colaboradores com jogos e dinâmicas que estimulem os funcionários de todas as formas possíveis.

Além disso, há plataformas completas focadas em soluções de gamificação. Usar esses softwares também pode ser interessante para acelerar o processo de implementação da ferramenta nas empresas.

Como usar a gamificação no onboarding de colaboradores?

Para integrar um novo colaborador na equipe da empresa nada melhor do que a gamificação no onboarding.

O processo de integração quando bem executado traz maior produtividade e engajamento com os novos contratados. 

Uma experiência positiva que estabelece o vínculo emocional com o novo colaborador. 

A utilização da gamificação contribui bastante para essa imersão na cultura organizacional e valores de uma empresa.

Nesse sentido, podemos trazer algumas abordagens gamificadas que ajudam nessa integração como:

Jogo de perguntas e respostas 

A princípio os jogos com perguntas diversas podem estar dentro do onboarding gamificado. 

Eles podem ser sobre a empresa, produtos/serviços, valores, cultura e abordados com um aspecto mais divertido e humanizado.

Desafios e enigmas

Do mesmo modo os desafios permitem aos novos colaboradores aprender habilidades importantes para a empresa.

Um desafio pode envolver a criação de um produto fictício ou a solução de um problema específico.

Simulações 

Além disso, uma simulação de situações reais de trabalho, auxilia a lidar com clientes difíceis ou gerenciar um projeto.

É uma ajuda aos novos colaboradores a se prepararem para os desafios que podem encontrar no trabalho.

Missões em grupo

Incentive a colaboração entre os novos colaboradores, seja por meio de jogos em equipe ou projetos conjuntos. 

Auxilia a criar um senso de comunidade e pertencimento desde o início.

5 erros comuns em tentar aplicar gamificação nas empresas

Embora a gamificação seja uma estratégia poderosa para engajar e motivar colaboradores, existem alguns erros que as empresas podem cometer. 

Separamos cinco erros mais comuns ao tentar aplicar gamificação nas empresas:

Não entender o público-alvo

A gamificação precisa atender às necessidades e preferências do público-alvo, como seus interesses, idade e habilidades. 

Dessa forma, não conhecendo o público-alvo, a empresa corre o risco de criar um jogo que não é interessante ou relevante para eles.

Focar apenas em recompensas

A princípio oferecer recompensas pode ser uma boa estratégia para incentivar os colaboradores, mas a gamificação não pode se concentrar apenas nisso. Como resultado, pode acabar diminuindo a motivação intrínseca dos colaboradores.

Gamificação e os objetivos não alinhados

A gamificação deve estar alinhada aos objetivos da empresa, como aumentar a produtividade ou melhorar a qualidade do trabalho.

Caso contrário, ela pode acabar sendo vista como uma distração e não ter o efeito desejado.

Não monitorar nos resultados

A empresa precisa monitorar os resultados da gamificação, só assim ela percebe se o processo está dando certo.

Ao passo que é fundamental coletar e analisar dados sobre o desempenho dos colaboradores. 

Não personalizar os jogos

Toda estratégia de gamificação precisa de atualização constante para não deixar os jogos obsoletos.

Logo, com jogos e dinâmicas atualizadas os colaboradores conseguem estar mais presentes e alinhados com o clima organizacional. Gostou do conteúdo? Agora você tem uma boa base sobre gamificação. Aproveite a oportunidade e conheça também o nosso curso sobre Gestão de Crise e Capital Reputacional!

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