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22 de novembro de 2022

Antifraude: o que é, medidas e ferramentas

O fator humano é o principal aspecto que implica em fraude, por isso deve ser analisado e tratado com medidas antifraude. Saiba mais.
O fator humano é o principal aspecto que implica em fraude, por isso deve ser analisado e tratado com medidas antifraude. Saiba mais.
Tempo de leitura: 4 minutos

Falar de fraude na empresa é um assunto totalmente atual e necessário, mas e quanto às medidas antifraude?

Devido ao avanço de casos expressivos dessa ocorrência nas corporações esse assunto é essencial para as empresas. 

De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian, em 2021, a cada sete segundos ocorre uma tentativa de fraude no Brasil.

E ainda, segundo o Panorama de Ameaças 2021 da Kaspersky, a elevação do índice de ciberataques, no Brasil, foi de 23%. Diante desses dados preocupantes, é fundamental que sejam implementadas ações antifraude nas empresas.

Neste artigo você irá conhecer várias informações importantes sobre fraude e medidas antifraude. Acompanhe e descubra!

O que é fraude?

É considerado fraude a ação de um ou vários indivíduos, como funcionário, colaboradores da área administrativa ou responsáveis pela governança, que atuam de maneira dolosa para obter vantagem de forma ilegal ou injusta.

As fraudes nas corporações são consideradas fatores altamente prejudiciais nos resultados da empresa. 

Esse tipo de atitude é aprimorado com muita facilidade pelas pessoas com desvio de personalidade. 

Quais os malefícios a fraude pode trazer às empresas?

Quando ocorrem atitudes fraudulentas na corporação, o negócio entra em risco e em pouco ou mais tempo as consequências são reveladas. 

Normalmente, as finanças do empreendimento são as mais afetadas. Além de comprometer os diversos ambientes da empresa, os fraudadores abalam a imagem do negócio diante da sociedade. 

Dessa forma, a instituição vive um clima de desequilíbrio corporativo até que tudo seja solucionado.

O IPRC (Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental) realizou uma pesquisa em 23 empresas para avaliar os impactos causados na vida profissional de um funcionário que foi desligado da empresa por fraude. 

Foi indagado sobre o que acontece com o colaborador depois da saída da empresa. Os dados da pesquisa foram o seguinte:

  • 44% dos entrevistados abriram uma empresa legalmente;
  • 28% dos entrevistados mudaram de estado;
  • 44% dos entrevistados ingressaram com ações trabalhistas contra seus empregadores.

Quais ações são consideradas antifraude nas empresas?

A corporação pode implementar algumas ações consideradas antifraude, dentre elas um sistema educativo a todos os colaboradores. 

O fator humano é o aspecto que deve ser melhor trabalhado para melhorar as atitudes dos profissionais na empresa. 

Sendo assim, aplicar a psicologia comportamental é uma estratégia propícia para atuar na conexão entre a mente e as ações dos funcionários. 

Isso pode ser executado por meio de treinamento comportamental, para fazer com que as equipes se alinhem aos valores e políticas da organização.

Como funciona o setor antifraude nas empresas?

É o setor antifraude o responsável por administrar as ações fraudulentas que levam a qualquer tipo de prejuízo à corporação. 

Essa observação pode ser realizada por atividades pessoais ou digitais. O departamento tem a competência de avaliar, planejar e monitorar os hábitos dos usuários realizados no sistema da empresa.

Como ser uma empresa antifraude?

O avanço tecnológico tem seus pontos positivos e negativos. Na maioria dos casos as fraudes acontecem por vias digitais. 

Por essa razão, é essencial que a empresa seja uma empresa antifraude. Isso pode ser realizado ao ter um setor específico para atuar de forma preventiva sobre as possíveis fraudes. 

Os profissionais que compõem esse departamento devem estar muito bem atualizados sobre como os fraudadores se comportam para que encontrem estratégias eficazes de evitar essas demandas negativas.

O ideal é que seja uma equipe eclética em que os colaboradores de vários setores, como gestores, TI, RH (psicólogos) etc., possam atuar nas atividades operacionais e sociais da organização.

Assim, por meio de ferramentas atualizadas, para desenvolver e transformar as formas de pensar e de agir dentro da corporação.

A partir de dados, relatórios e números de fatos ou tentativas de fraudes nos diversos departamentos da corporação.

A equipe pode reunir para encontrar as melhores metodologias e ferramentas para montar um plano de ação como prática preventiva ou de solução para o negócio.

Quais são os pilares da estratégia antifraude?

A estratégia antifraude visa implementar uma cultura antifraude, baseada na ausência de atos ilícitos, por meio de princípios éticos e das atitudes dos gestores e colaboradores da corporação. Veja quais são os pilares da estratégia antifraude:

  • Prevenção: a prevenção dos riscos de fraude passa pela análise dos riscos que aconteceram e da prática de critérios preventivos de controle;
  • Detecção: retrata a competência de perceber indícios da presença de realizações de fraude em curto espaço de tempo;
  • Correção: trata da adoção de providências eficazes diante das ameaças detectadas, para corrigir as fraudes ou as suspeitas;
  • Dissuasão: é o ato de desestimular qualquer atitude fraudulenta em razão das operações de controle realizadas e dos possíveis resultados negativos quando fraudes são descobertas.

Quais ferramentas antifraude podem ser usadas na empresa? 

Para evitar os diversos tipos de fraude que uma empresa pode sofrer é necessário que a instituição opte por ferramentas que possam prevenir as ações comportamentais fraudulentas na organização. 

A biometria, por exemplo, é um desses recursos que identifica o usuário antes do acesso ao sistema.

Outra ferramenta altamente eficiente é o PIR (Potencial de Integridade Resiliente). É um teste de integridade online que realiza a identificação do quanto um colaborador pode resistir aos dilemas éticos no ambiente corporativo. 

O teste identifica e previne, corrupção, fraude e assédio. É uma ferramenta da empresa S2 Consultoria.

Quais medidas antifraude podem ser aplicadas na empresa?

Diante de tanto avanço tecnológico uma medida certeira antifraude é apostar em segurança digital, por meio de alguns recursos que podem ser encontrados facilmente no mercado, como:

  • Invista em biometria de voz;
  • Realize atendimento por meio da URA com inteligência artificial;
  • Faça autenticação de funcionários;
  • Realize verificação de dados e documentos por OCR (Optical Character Recognition);
  • Realize validação de dados por Background Check.

Por fim, a prevenção ainda é uma das melhores alternativas para evitar fraudes nas organizações. Sabe-se que qualquer ação de fraude começa pela iniciativa de um ser humano. 

À vista disso, o conhecimento é uma ferramenta inovadora capaz de conscientizar e capacitar pessoas para reduzir ou, até mesmo, eliminar fraudes nas empresas.

É válido saber que as palestras são ferramentas poderosas de combate à fraude nas organizações. Conheça as Palestras do IPCR Brasil e combata fraudes de forma diferente, dinâmica e inovadora.

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