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9 de agosto de 2023

Conheça os tipos de feedback e saiba como aplicá-los

O feedback é uma das melhores formas de ensinar e ajudar os colaboradores. Saiba mais e descubra quais são os tipos de feedback!
tipos de feedback
O feedback é uma das melhores formas de ensinar e ajudar os colaboradores. Saiba mais e descubra quais são os tipos de feedback!
Tempo de leitura: 4 minutos

A gente aprende na prática, mas também com a ajuda dos outros! Por isso, oferecer e saber os tipos de feedback é uma das melhores formas de ajudá-los. Não só a desenvolverem suas habilidades, mas também a trazer melhorias para os serviços prestados.

No entanto, muitas empresas acabam negligenciando esse ponto, fazendo com que ele seja levado pouco a sério no dia a dia corporativo. Se você acha que cai nessa armadilha, é hora de rever os seus conceitos!

A seguir, vamos entender a importância dessa atitude para as empresas e colaboradores. Por fim, descobriremos alguns tipos de feedback que podem ser aplicados em sua rotina. Boa leitura!

O que é um feedback?

Feedback é uma comunicação direta e específica dada a uma pessoa sobre seu desempenho, comportamento ou resultados em uma determinada situação. Em outras palavras, é o bom e velho “retorno”, uma espécie de avaliação sobre algum ponto específico.

Dessa forma, é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e profissional, pois fornece informações construtivas que ajudam a pessoa a compreender como está sendo percebida pelos outros e a identificar áreas de melhoria.

Vale lembrar que ele pode ser positivo ou negativo, mas que em qualquer caso pode ser extremamente vantajoso, desde que bem aplicado. Críticas construtivas são sempre válidas! 

Algumas características do feedback

  • Especificidade, com o destaque de comportamentos ou ações específicas;
  • Oportunidade, quando feito próximo ao evento ou situação que está sendo avaliada;
  • Construtividade, já que ele deve ser focado em apontar áreas de melhoria e não apenas críticas vazias;
  • Objetividade, para transmitir clareza para o retorno oferecido;
  • Respeito, algo fundamental em qualquer relação, seja ela profissional ou não;
  • Bidirecionalidade, com a abertura do espaço para que a pessoa tire dúvidas e dê sua opinião.

Qual a importância do feedback no ambiente de trabalho?

Agora, é o momento de você entender os motivos que tornam os feedbacks tão especiais, para que saiba aplicá-los com propósito! Vamos lá?

Melhoria do desempenho

O feedback fornece informações claras sobre o desempenho de um colaborador, permitindo que ele compreenda seus pontos fortes e áreas que precisam ser aprimoradas. Isso ajuda a identificar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional dentro da própria empresa.

Desenvolvimento de habilidades

Ele também oferece orientações sobre como melhorar e desenvolver habilidades específicas, de modo a otimizar a participação dos colaboradores e integrando a equipe de forma mais completa.

Aumento da produtividade

Quando os colaboradores recebem feedback adequado, eles têm mais clareza sobre as expectativas e podem alinhar melhor seu trabalho aos objetivos da empresa. Isso contribui para aumentar a produtividade e o alcance das metas.

Engajamento dos colaboradores

Esse cuidado é uma demonstração de que a organização se preocupa com o desenvolvimento e o crescimento dos seus colaboradores. Assim, pode aumentar o engajamento, a motivação e o comprometimento com os valores e metas da empresa.

Estímulo da cultura de aprendizagem

Ao promover uma cultura que valoriza o aprendizado contínuo, o feedback incentiva os colaboradores a buscar conhecimento e, dessa forma, a se aprimorar constantemente. E isso é bom para todos os envolvidos, não é mesmo?

Identificação de problemas

Aqui, temos uma ferramenta valiosa para identificar problemas e desafios no ambiente de trabalho. Mas isso não é tudo! Com base no feedback recebido, as equipes podem buscar soluções eficazes para lidar com questões específicas.

Fortalecimento do trabalho em equipe

As críticas construtivas promovem a comunicação aberta e transparente entre os membros da equipe, o que melhora o trabalho em conjunto e a resolução de conflitos. Sem contar que ajuda muito na melhora geral do clima organizacional.

Retenção de talentos

Se você acha que os feedbacks preparam o colaborador para o mundo, está muito enganado. Aqueles que recebem feedback adequado e se sentem apoiados em seu desenvolvimento profissional tendem a ter maior satisfação no trabalho e, consequentemente, são mais propensos a permanecer na empresa.

Aprimoramento da liderança

O feedback não é apenas para os colaboradores, mas também para os líderes. Eles podem receber feedback de suas equipes para aprimorar suas habilidades de liderança e, assim, melhorar o relacionamento com os liderados.

Quais são os 5 tipos de feedback?

Existem diferentes tipos de feedback que podem ser utilizados no ambiente de trabalho, dependendo do propósito e da situação em que são aplicados. Veja alguns exemplos a seguir!

1. Positivo

É o tipo de feedback que destaca e reforça comportamentos, ações ou resultados positivos do colaborador. Dessa forma, reconhece conquistas, esforços, iniciativas bem-sucedidas e contribuições valiosas para a equipe ou a empresa.

2. Construtivo (ou Negativo)

Esse é o tipo que é fornecido com o objetivo de apontar áreas de melhoria ou correção para o colaborador. É importante que seja dado de forma respeitosa e focado em comportamentos ou ações específicas, com sugestões de como melhorar.

3. Descritivo

O feedback descritivo se concentra em fornecer uma descrição objetiva e detalhada do desempenho ou comportamento do colaborador. Ele não contém julgamentos ou interpretações pessoais.

4. Orientado

Esse tipo de feedback enfatiza o crescimento e o aprimoramento do colaborador, visto que ele incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências, com foco no potencial de crescimento.

5. Contínuo

O feedback contínuo é fornecido de forma regular e consistente, ao longo do tempo. Por isso, ele permite que o colaborador receba orientações e ajustes constantes para melhorar seu desempenho.

Passo a passo para realizar um feedback bem sucedido

Veja uma lista de passos que devem ser seguidos ao fazer um feedback:

  • Se prepare e reflita sobre o objetivo e os pontos que devem ser abordados;
  • Escolha um momento oportuno para dar o feedback;
  • Comece o feedback com aspectos positivos;
  • Seja específico e objetivo;
  • Use uma abordagem descritiva;
  • Tenha foco em comportamentos e resultados, não em traços pessoais;
  • Mostre empatia e escute;
  • Ofereça sugestões para melhorias;
  • Estabeleça metas claras;
  • Conclua com positividade.

Depois, é só acompanhar o progresso sem perder as dicas de vista!

Dicas de como dar e receber feedbacks

Para fecharmos, fique com essas dicas extras de como receber feedbacks:

  • Escute ativamente;
  • Controle suas emoções;
  • Peça esclarecimentos;
  • Evite levar o feedback para o lado pessoal;
  • Reflita e tome ações;
  • Solicite feedback contínuo.

Agora que você já conhece os tipos de feedback e sabe a importância de investir nessa atitude, não perca tempo e aplique as dicas passadas em seu dia a dia profissional! Assim, será possível observar cara a cara todas as vantagens que esse tipo de estratégia traz para a produtividade e bem-estar dos colaboradores.

Agora que você já sabe quais são os tipos de feedback e como oferecê-los, que tal saber também sobre tipos de liderança e como liderar sem cometer assédio?

liderança ou assédio

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