IPRC Brasil - Cursos para você ser um especialista em risco comportamental

1 de agosto de 2023

Pessoa narcisista: como lidar no ambiente de trabalho

Para evitar impactos negativos no trabalho, é essencial saber identificar e lidar com uma pessoa narcisista. Saiba mais e aprenda técnicas!
pessoa narcisista
Para evitar impactos negativos no trabalho, é essencial saber identificar e lidar com uma pessoa narcisista. Saiba mais e aprenda técnicas!
Tempo de leitura: 4 minutos

Uma pessoa narcisista pode gerar diversos impactos negativos no trabalho, por isso é essencial saber identificar e lidar.

O mito de Narciso é um dos mais famosos de todos os tempos. De forma resumida, ele nos conta a história de um belíssimo jovem que, enfeitiçado pelo próprio reflexo, acabou se afogando nas águas de um rio.

Outra versão da lenda diz que ele se apaixonou por si mesmo e definhou às margens por não deixar de se olhar.

Graças a essa lenda, temos um padrão de comportamento que pode ser muito nocivo para as pessoas que o apresentam e para os que convivem com esses indivíduos. Então, que tal entender mais sobre o impacto da presença de uma pessoa narcisista no trabalho?

Continue a leitura para entender mais sobre o narcisismo e descobrir algumas técnicas interessantes para lidar com essa situação em seu dia a dia profissional.

O que é narcisismo?

Antes de tudo, precisamos entender o que é o narcisismo. De acordo com a psicologia, se trata de um padrão de comportamento em que o indivíduo tem um senso inflado de importância própria.

Em outras palavras, o narcisista é aquela pessoa que tem necessidade excessiva de atenção e admiração, além da falta de empatia em relação aos outros.

Mas, importante: aqui, não falamos de uma doença! O Transtorno de Personalidade Narcisista é um conceito e um padrão, não sendo visto como uma patologia propriamente dita.

Quais são os comportamentos de uma pessoa narcisista?

Os comportamentos típicos de uma pessoa narcisista podem variar em quantidade e grau. Ou seja: há indivíduos que apresentam sinais mais clássicos e intensos, enquanto outros são bem mais sutis.

De modo geral, os indicativos são:

  • Comportamento de superioridade e arrogância;
  • Busca constante por elogios e atenção;
  • Exploração de outras pessoas para que suas necessidades sejam atendidas;
  • Falta de empatia e insensibilidade a assuntos que dizem respeito ao próximo;
  • Inveja quando alguém obtém sucesso ou destaque;
  • Manipulação para a obtenção de vantagens pessoais;
  • Dificuldade em lidar com críticas;
  • Busca por posições de poder e prestígio.

Qual a diferença entre transtorno narcisista e traços narcisistas?

Nem tudo que reluz é ouro, certo? Então, é importante diferenciar os conceitos acima. Como o nome já diz, uma pessoa com traços narcisistas esboça comportamentos típicos do transtorno. Mas normalmente de forma mais branda e menos prejudicial para si mesmo e os demais envolvidos.

Já no caso do Transtorno de Personalidade Narcisista, normalmente temos pessoas com sinais mais intensificados. Cujo comportamento tende a prejudicar quem está ao seu redor e até mesmo fazer com que ele próprio tenha desvantagens em sua vida.

A diferenciação, no entanto, só pode ser feita por um profissional capacitado e graduado em Psicologia. Por isso, é sempre importante contar com um psicólogo em nossas equipes de trabalho!

Impactos do narcisismo no ambiente de trabalho

O narcisismo no ambiente de trabalho pode ter diversos impactos negativos tanto para a equipe quanto para a produtividade geral da empresa. Sem contar que o próprio narcisista também pode ser prejudicado!

Dito isso, vamos explorar dois cenários comuns: o de colaboradores/colegas narcisistas e de líderes que têm esses traços.

Colegas narcisistas na equipe

Quando um colega de trabalho exibe comportamentos narcisistas, isso pode criar um ambiente de trabalho tóxico e desequilibrado. Prejudicando as relações de todo o time e fazendo com que a produtividade seja menor. E isso não é tudo, já que ressentimentos também são muito comuns nesse cenário.

Essas pessoas tendem a monopolizar as conversas, menosprezar as ideias dos outros e buscar constante validação para suas realizações, gerando um ambiente competitivo e nada saudável. 

Líderes narcisistas

Outra possibilidade é a presença de líderes narcisistas no time. Eles podem ter um impacto especialmente prejudicial no ambiente de trabalho, culminando em consequências gravíssimas para a empresa como um todo. É comum observar, por exemplo, desmotivação e esgotamento dos colaboradores nesse cenário.

Eles tendem a priorizar sua própria imagem e sucesso pessoal acima dos interesses da equipe ou da organização, o que não pode acontecer. O trabalho em equipe, nesses casos, é extremamente comprometido por conta de comentários maldosos e atitudes que visam apenas as próprias vantagens.

7 maneiras para lidar com uma pessoa narcisista no trabalho

Estamos quase no final da nossa conversa! Agora, é hora de você conhecer algumas dicas que podem ser úteis na hora de lidar com pessoas narcisistas. Vamos lá?

1. Conheça os comportamentos

Como profissional de RH, é essencial estar ciente dos comportamentos narcisistas e das suas consequências no ambiente de trabalho.

2. Documente tudo

É importante documentar as ocorrências relevantes, incluindo incidentes específicos, interações problemáticas e comportamentos inadequados. Oriente, também, a sua equipe a reportar qualquer atitude do tipo.

3. Desenvolva programas de treinamento

Considere implementar programas de treinamento que abordem a empatia, o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação. Esses programas podem ajudar a melhorar as habilidades sociais e emocionais dos colaboradores e a orientá-los a fazer denúncias quando for necessário.

4. Estimule a comunicação aberta

Crie um ambiente de trabalho onde todos se sintam confortáveis para expressar preocupações e fornecer feedback construtivo, visto que isso pode ajudar a reduzir a influência dos comportamentos narcisistas, permitindo que os colaboradores sejam ouvidos e valorizados.

5. Encoraje o trabalho em equipe

Incentive a colaboração e o trabalho em equipe, fornecendo oportunidades para projetos conjuntos e atividades de equipe. A cooperação tende também a minimizar tais comportamentos, mostrando que não há “favoritos” na equipe.

6. Estabeleça limites

Ao lidar com uma pessoa narcisista, é fundamental mostrar quais são os comportamentos considerados adequados em um ambiente de trabalho. Uma política bem determinada faz toda a diferença nesses momentos, assim como a punição cabível às possíveis infrações.

7. Ofereça apoio

Mostrar suporte à equipe é outra responsabilidade do setor de RH! Por isso, esteja disponível para ouvir as preocupações dos colaboradores e orientá-los quando necessário, seja na mediação de conflitos ou em atendimentos pessoais.

Agora que você já sabe o que é uma pessoa narcisista e como lidar com esse problema em sua rotina profissional, não se esqueça: um bom treinamento faz maravilhas para restabelecer o equilíbrio no ambiente de trabalho. Então, invista sempre nisso!

Aproveite e conheça as nossas soluções! Podemos te ajudar a identificar, lidar e tratar os riscos comportamentais existentes na sua organização.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

23 de janeiro de 2024
A Inteligência Artificial possui impactos profundos no ambiente profissional. Entenda como ela pode ser aplicada na sua empresa e se destaque no mercado!
9 de janeiro de 2024
O desvio de dinheiro no trabalho é um crime e pode causar grandes prejuízos à empresa. Aprenda a identificar, tratar e evitar esse problema!
26 de dezembro de 2023
O vazamento de informações confidenciais pode causar grandes danos para a empresa. Aprenda estratégias para se proteger e evitar que isso aconteça!

IPRC BRASIL

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras