IPRC Brasil - Cursos para você ser um especialista em risco comportamental

14 de março de 2023

Gordofobia no trabalho: veja como combater esse problema nas empresas

Já pensou em ser julgado inferior, repugnante ou desprezível por ser gordo? Gordofobia no trabalho é um risco que causa grandes impactos negativos.
gordofobia
Já pensou em ser julgado inferior, repugnante ou desprezível por ser gordo? Gordofobia no trabalho é um risco que causa grandes impactos negativos.
Tempo de leitura: 4 minutos

Você possivelmente já ouviu falar do termo, gordofobia, mas sabe o que de fato significa ou como a gordofobia no trabalho acontece e é prejudicial?

Já pensou em ser julgado inferior, repugnante ou desprezível por ser gordo?

É realmente um conceito triste e pesado, mas que está presente em nossa sociedade. Inclusive, a gordofobia no mercado de trabalho não é incomum. Basta uma pesquisa rápida no Google para nos depararmos com diversas situações reais e constrangedoras — e que, muitas vezes, vão parar na Justiça.

Neste texto, vamos falar mais sobre a gordofobia no trabalho, as suas consequências e como as empresas podem trabalhar para combatê-la. Acompanhe!

O que é a gordofobia?

Como dissemos, a gordofobia é o preconceito ou a repulsa contra as pessoas gordas. E ela vai além dos comportamentos e insultos gordofóbicos explícitos — que causam situações constrangedoras.

Negar acessibilidade a essas pessoas de diferentes maneiras no dia a dia, marginalizando-as socialmente, é uma forma de gordofobia.

É por isso que esse assunto é tão importante no ambiente de trabalho, já que é onde as pessoas vivem grande parte do seu dia, e esse preconceito pode ocorrer de diferentes formas.

Gordofobia no trabalho é crime?

Por falta de disposição legal, a gordofobia no trabalho não configura crime. Mas é válido destacar que tais atitudes podem configurar crime de injúria, que está previsto no artigo 140 do Código Penal.

Além disso, precisamos lembrar que várias transformações estão ocorrendo de forma acelerada em nossa sociedade. Para que, cada vez menos, as pessoas não sofram preconceitos e nenhum tipo de discriminação.

Não por acaso, os processos trabalhistas contra a gordofobia estão avançando no país — e a empresa pode acabar sofrendo as consequências juntamente ao seu colaborador preconceituoso, o que pode gerar prejuízos financeiros e à imagem da marca.

Como ocorre a gordofobia no trabalho?

Antes de mais nada, comentários, brincadeiras ou, até mesmo, o isolamento perceptível ou não no ambiente de trabalho são formas de gordofobia.

É preciso manter atenção constante ao comportamento dos colaboradores, a fim de perceber tais atitudes. Mas também não podemos nos esquecer dos próprios gestores e pessoas responsáveis pela contratação.

De acordo com uma matéria publicada pela revista Exame, 65% dos executivos preferem não contratar pessoas gordas. E o mercado de trabalho paga mais para os colaboradores magros.

Ou seja, a gordofobia, muitas vezes, vai além das atitudes explícitas e está enraizada culturalmente.

Quais as consequências da gordofobia no trabalho?

Muito além de crime, a gordofobia no trabalho tem o poder de afetar as vítimas de diversas formas.

Como por exemplo, prejudicando o desenvolvimento do profissional no mercado de trabalho e, até mesmo, a sua autoestima.

As “brincadeiras inofensivas” dos colegas podem ir, aos poucos, minando a autoestima e, consequentemente, o desempenho das pessoas que sofrem o preconceito.

Imagine-se na seguinte situação: você chega para trabalhar com disposição e energia, e ouve uma pergunta logo na hora do cafezinho: está fazendo alguma dieta? Ou então, ao executar uma tarefa, escuta alguém duvidando: será que ele, por causa do peso, dá conta do serviço?

Certamente, a sua energia iria embora e o seu trabalho ficaria prejudicado. Além disso, é preciso que as empresas estejam atentas à sua própria estrutura.

Já que a falta de mobiliário adequado, por exemplo, também afeta as pessoas gordas e incentiva as piadas e comentários da equipe.

Baixa produtividade, isolamento e estresse são alguns dos sintomas causados pela gordofobia que podem ser facilmente notados no ambiente de trabalho.

Como denunciar a gordofobia na empresas

Como você viu, muitas pessoas vítimas de gordofobia no trabalho já estão recorrendo à justiça para denunciar os agressores.

Ainda não há leis estabelecidas nesse sentido. 

Mas as empresas podem (e devem) criar as suas normas de proteção. Não apenas às pessoas gordas, mas todas aquelas que possam vir a ser vítimas de quaisquer tipos de preconceito e discriminação.

Vale destacar que, se comprovada a gordofobia ou qualquer outro tipo de preconceito sofrido no trabalho, a vítima tem direito à indenização por assédio moral ou danos morais.

Quais são 3 ações práticas do RH em casos de gordofobia no trabalho?

Existem algumas atitudes que o Recursos Humanos pode ter ao perceber um caso de gordofobia no ambiente de trabalho. Veja só:

1.    O primeiro passo é acolher a vítima, oferecendo apoio, inclusive, por meio de um psicólogo profissional — seja ele da equipe ou não;

2.    Conversar com o agressor, esclarecendo a situação e impondo limites de acordo com a política da empresa;

3.     Definir com os gestores e alto escalão políticas de conduta da empresa em caso de discriminação, como demissões, e esclarecer todos esses pontos previamente com os times.

Por que adequar o ambiente de trabalho para pessoas obesas?

Cada vez mais, a diversidade toma conta das empresas, o que traz para os times novas formas de ver as coisas e ter novas ideias. O que é positivo de diferentes formas no resultado final.

Ao passo que,  para receber essas pessoas tão diversas, é preciso que a empresa se adéque. No caso das pessoas gordas, investir em mobiliário adequado vai evitar constrangimentos e problemas de autoestima.

Não caber na cadeira de trabalho ou do refeitório, por exemplo, pode fazer com que a pessoa se demita da empresa, desfalcando o time de um talento competente.

Quais são 3 dicas de como combater a gordofobia no trabalho?

Há muito o que fazer para combater a gordofobia no ambiente de trabalho. Confira algumas sugestões:

1.    Crie um canal de denúncias, sigiloso ou não, em que a gordofobia possa ser denunciada. Pode ser uma caixinha no refeitório, um e-mail etc.;

2.    Ofereça treinamentos e campanhas de conscientização para todos os colaboradores;

3.    Esclareça com os times a conduta da empresa em caso de gordofobia. O importante é que as pessoas saibam que o preconceito não passará impune dentro da organização.

Como você viu, a gordofobia no trabalho pode ter consequências desastrosas. Principalmente para as vítimas do preconceito, que podem ter problemas sérios de autoestima e redução de produtividade.

Logo as empresas também não saem ilesas, já que podem perder talentos (que podem ser as próprias pessoas gordas ou outros membros da equipe que não aceitam esse tipo de situação). Além disso, a própria imagem do negócio pode ser prejudicada. Por todos esses motivos, não descuide e esteja sempre atento a situações de discriminação.

Para começar as mudanças em sua empresa hoje mesmo, confira as Palestras Interativas oferecidas pelo IPRC Brasil! Uma forma disruptiva de trabalhar temas como esse.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

23 de janeiro de 2024
A Inteligência Artificial possui impactos profundos no ambiente profissional. Entenda como ela pode ser aplicada na sua empresa e se destaque no mercado!
9 de janeiro de 2024
O desvio de dinheiro no trabalho é um crime e pode causar grandes prejuízos à empresa. Aprenda a identificar, tratar e evitar esse problema!
26 de dezembro de 2023
O vazamento de informações confidenciais pode causar grandes danos para a empresa. Aprenda estratégias para se proteger e evitar que isso aconteça!

IPRC BRASIL

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras