21 de junho de 2022

Comportamento digital: o que é, sua importância e exemplos

Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!
Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!
Tempo de leitura: 3 minutos

Sabia que cerca de 60% da população brasileira já marca presença no ambiente virtual? Esse é um dos efeitos do comportamento digital, e entender como isso funciona é importante para diversas áreas do mercado.

Para a gestão de negócios, por exemplo, o estudo do comportamento digital é fundamental para traçar um planejamento eficiente e que gera resultados satisfatórios no contexto em que a empresa se encontra. 

Neste post, vamos falar mais sobre o que é o comportamento digital, os riscos, além da importância de acompanhar as novidades para saber se adaptar e agir com segurança. 

Acompanhe e fique por dentro do assunto!

O que é comportamento digital?

Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!

Na verdade, comportamento digital é um convite à reflexão sobre as mudanças na sociedade como um todo, provocado, principalmente, pela Transformação Digital. Ou seja, trata-se de uma análise dos impactos do aumento do uso da tecnologia na rotina da população.

A influência da internet e dos recursos tecnológicos no dia a dia das pessoas é notável. Para ver tudo isso com mais detalhes, basta comparar a sociedade atual com a forma que os indivíduos viviam há 20 anos. 

Em duas décadas, é possível notar como os dispositivos se modernizaram e como tudo parece andar de forma mais acelerada, não é mesmo?

Esse é um reflexo da Transformação Digital, que trouxe novidades na forma como as pessoas se relacionam e se comportam no dia a dia. 

Compreender o que há por trás dessas mudanças ajuda a se planejar de forma mais adequada e saber como utilizar a tecnologia a favor de um negócio.

Quais os riscos do comportamento digital?

O aumento do acesso à internet e o desenvolvimento de ferramentas tecnológicas, com certeza, trazem diversas vantagens para a sociedade. 

Além de ajudar no compartilhamento de informações e automatizar diversas tarefas, essa nova realidade quebrou barreiras que traziam dificuldades para o dia a dia de várias pessoas e empresas.

No entanto, não há como negar os riscos envolvidos em tantas mudanças em um curto intervalo de tempo. 

Questões que envolvem a privacidade dos usuários, segurança das informações e saúde mental estão sendo cada vez mais discutidas, a fim de garantir mais proteção e bem-estar para as pessoas também no ambiente digital.

Por que entender o comportamento digital é tão importante? 

Essa discussão também é importante para as empresas. Afinal, todas as mudanças no contexto social podem trazer impactos significativos nos negócios.

Desse modo, é fundamental acompanhar as tendências e traçar estratégias para manter o desenvolvimento corporativo em meio às mudanças de comportamento da população.

Outro ponto de destaque é a proteção de dados, tanto da própria empresa quanto dos clientes, fornecedores e parceiros. Mudanças de comportamento digital na atualidade podem trazer impactos na segurança das informações.

Por isso, investir em sistemas confiáveis e em decisões que reforçam a proteção no ambiente virtual se tornam ainda mais necessárias.

Como as empresas estudam o comportamento digital?

A análise de dados é fundamental para estudar o comportamento digital. Isso pode ser feito de maneira interna, avaliando as tendências encontradas no uso de recursos tecnológicos pelos colaboradores, clientes e parceiros, ou externa.

No último caso, o ideal é utilizar informações confiáveis. Acompanhar relatórios e pesquisas divulgadas por organizações, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ajuda a fazer estudos mais precisos.

Além disso, é possível encontrar cursos voltados diretamente para o estudo do comportamento digital e a segurança da informação. Ter contato com esse tipo de material ajuda a se destacar e a gerar resultados mais satisfatórios para um negócio.

Gostou da ideia? Então, conheça o nosso curso de Comportamento Digital Preventivo e saiba como melhorar o planejamento interno da sua empresa!

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

2 de agosto de 2022
A comunicação empresarial é uma atividade estratégica que tem o objetivo de melhorar os resultados das corporações por meio de uma boa relação.
28 de julho de 2022
A Neurociência busca entender as decisões humanas baseadas na sua consciência e tudo o que nela existe e estuda os aspectos biológicos do cérebro.
26 de julho de 2022
Mais conhecida por behaviorismo, a psicologia comportamental é uma das áreas mais importantes dentro da psicologia. Saiba mais.

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras