5 de julho de 2022

Vitimologia: o que é, suas fases e exemplos

A vitimologia é uma área do conhecimento responsável por analisar o papel da vítima no cenário de um crime e existem alguns teóricos que insere esse conceito dentro da área da criminologia e não como uma ciência autônoma.
A vitimologia é uma área do conhecimento responsável por analisar o papel da vítima no cenário de um crime e existem alguns teóricos que insere esse conceito dentro da área da criminologia e não como uma ciência autônoma.
Tempo de leitura: 3 minutos

O papel da vítima em um contexto de crime é essencial no processo de investigação criminal, por isso estudamos a vitimologia.

Principalmente por estarmos inseridos em uma realidade marcada por problemas de segurança pública. 

Nesse contexto, para que esse aspecto pudesse ter contornos mais científicos e fundamentados, foi criada a vitimologia.

Assim, entendendo que existem, no âmbito da criminalística, diversos perfis de vítima e que é necessário conhecê-los visando uma abordagem mais assertiva.

Os profissionais da área de segurança, como peritos, policiais e investigadores podem obter dados mais precisos e relevantes sobre delitos.

E então, prestar uma assistência mais adequada às vítimas.

Portanto, este artigo abordará mais profundamente a criminologia, apontando a sua importância, sobretudo, no meio corporativo. Veja a seguir.

O que é vitimologia?

Como já foi mencionado brevemente, a vitimologia é uma área do conhecimento responsável por analisar o papel da vítima no cenário de um crime. 

No entanto, existem alguns teóricos que insere esse conceito dentro da área da criminologia e não como uma ciência autônoma.

E, para entendermos melhor como surgiu a vitimologia, é preciso que olhemos para a história do direito, que, por muito tempo, manteve a sua atenção na figura do infrator, colocando a vítima em um papel secundário. 

Nesse sentido, podemos mencionar três momentos relevantes. Veja:

Fase da vingança ou justiça privada

Nessa fase, era atribuída à vítima a responsabilidade de decidir como se daria o desfecho do delito. Assim, podemos dizer que se caracterizava por uma espécie de vingança que poderia se concretizar de diversas formas, inclusive com punições físicas. O objetivo seria acalmar a coletividade por meio da reparação do ofendido.

Direito Penal como administrador da justiça

Aqui, a vingança sem limites é colocada de lado e a vítima passa a ocupar uma relação periférica em relação ao praticante do ato danoso.

Pós Segunda Guerra Mundial

Por causa do genocídio praticado contra judeus e outros povos, o estudo da vítima e a sua relação com o delito e o criminoso, passou a ser ampliado.

Qual é o campo de estudo da vitimologia?

Quando falamos em estudo da vítima, estamos nos referindo à análise da sua realidade social, psicológica, biológica.

Além do seu papel como colaboradora na infração cometida e sua relação com o praticante do crime.

Ou seja, podemos dizer que é um estudo baseado na interdisciplinaridade, estando incluídos, nesse contexto, conhecimento sobre Sociologia, Direito, Psicologia, análise do comportamento humano e os demais que possam auxiliar os profissionais envolvidos a descreverem e explicarem as manifestações das vítimas na conjuntura da dupla penal.

Qual é o objetivo do estudo da vitimologia?

Como todo campo de estudo, a vitimologia se propõe a determinados objetivos, podemos citar, entre eles, os seguintes:

  • Ampliar a importância da vítima;
  • Realizar um estudo fundamentados sobre o comportamento da vítima em variadas dimensões;
  • Elaborar alternativas visando a diminuição de danos, tanto para a sociedade, quanto para a parte lesada diretamente;
  • Construir bases para que a vítima seja amparada e acolhida.

O que é vitimologia corporativa e qual a sua importância?

A vitimologia corporativa é um estudo baseado na convergência entre criminologia corporativa e vitimologia, abrangendo, portanto, o estudo da vítima na conjuntura empresarial. 

Para tanto, é levado em consideração o comportamento corporativo e as estratégias, sejam elas formais ou informais, que buscam reduzir os danos coletivos e individuais.

Nesse sentido são essenciais a criação e desenvolvimento de políticas de reconhecimento e inclusão da vítima, discutindo a relação entre responsabilidade moral da empresa, estratégias de tutela penal dos direitos humanos no âmbito dos negócios, evidências das práticas restaurativas e compliance em direitos humanos.

Configura-se, portanto, imprescindível para a criação de medidas de reparação do dano e redução da vitimização para o desenvolvimento de políticas de reconhecimento e inclusão da vítima.

Dessa forma, a vitimologia é um estudo essencial para reiterar a importância da análise da vítima em um contexto criminoso. Levando em consideração os seus aspectos sociais, psicológico, econômico, entre outros.

No meio corporativo é imprescindível para combater assédios e violências praticadas nesse ambiente, trazendo acolhimento para essas pessoas e auxiliando na criação de medidas que reduzam os danos, inclusive os de cunho coletivo.


Gostou do tema? Conheça a nossa trilha de especialização em vitimologia.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

23 de janeiro de 2024
A Inteligência Artificial possui impactos profundos no ambiente profissional. Entenda como ela pode ser aplicada na sua empresa e se destaque no mercado!
9 de janeiro de 2024
O desvio de dinheiro no trabalho é um crime e pode causar grandes prejuízos à empresa. Aprenda a identificar, tratar e evitar esse problema!
26 de dezembro de 2023
O vazamento de informações confidenciais pode causar grandes danos para a empresa. Aprenda estratégias para se proteger e evitar que isso aconteça!

IPRC BRASIL

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras