25 de abril de 2022

CURSO: DIVERSIDADE E INCLUSÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO

Nunca é tarde para mudar… principalmente se essa mudança é fruto do melhor de cada ser humano, reverberando numa sociedade mais justa.
Nunca é tarde para mudar... principalmente se essa mudança é fruto do melhor de cada ser humano, reverberando numa sociedade mais justa.
Tempo de leitura: 2 minutos

O IPRC Brasil te convida a participar dessa jornada e, juntos, efetivar medidas que possam desconstruir uma sociedade em que impera o preconceito.

Igualdade

Todos são iguais perante a lei é o que determina a Constituição Federal Brasileira no seu artigo 5º, sem distinção de qualquer natureza:  sexo, orientação sexual, raça, classe, trabalho, credo religioso e convicções políticas e religiosas.

Infelizmente, na prática a teoria é outra.

Só mesmo sendo irônico para conviver com a realidade de que o preconceito contra o “diferente” é real.

Quem pode se dar ao luxo de dizer que nunca discriminou alguém?

Se você disse não, desculpe, mas quem você deseja enganar?

Vivemos em uma cultura social em que a fala não combina com a ação. Temos que ser sinceros e reconhecer que faz, sim, parte de nosso dia a dia a distinção cruel entre as pessoas, seja proveniente de classe social, orientação sexual, estética, etnia, e assim por diante.

O tempo passa, os valores mudam, mas o ser humano continua convivendo com o eterno vilão de sua vida – o julgamento do seu comportamento perante os demais – que gera insegurança, medo, ansiedade pelo medo de vir a ser inferiorizado perante os demais.

A sociedade, a cada período da história, determina os valores e princípios a serem cumpridos por todos. Cabe às famílias seguir e transmitir aos filhos, o que faz com que estes também reproduzam esse padrão nefasto.

Tente se colocar no lugar de alguém que sofre bullying 8h por dia, equivalente a 40 horas semanais.  Todos os dias enfrentando risadinhas e olhares enviesados.

Alguns colegas nem disfarçam o preconceito: ridicularizam e agridem abertamente as pessoas que fogem dos padrões de comportamento impostos pela sociedade:

Frases que já foram ouvidas no ambiente corporativo

  • Essa bichinha merecia uns tapas para aprender a virar homem
  • Até que ela é bonita… uma pena que é gordinha.
  • Não sei porque ela tá reclamando que levou uma cantada… também com aquele decote, queria o que?
  • Só pode ser serviço de preto.”       
  • “Nasceu com um pé na cozinha.”
  • Não se mete com ele não. Sabia que ele é macumbeiro?”
  • “Conhece o José? Quem? Aquele “manquinho”

Vamos ser sinceros: haja autoestima para aguentar essa situação. Muitas vítimas de preconceitos, em vez de denunciar, optam pela saída do trabalho. Não conseguem conviver com a humilhação diária que acaba afetando seriamente a saúde mental e emocional delas.

Quanto maior for o conservadorismo social dentro da empresa, maior será o exercício espinhoso de enfrentar e trazer à reflexão os estereótipos, preconceitos e discriminação contra a diversidade e inclusão no ambiente de trabalho.

Felizmente, a sociedade hoje começa a entender a importância do “politicamente correto” em prol do respeito à dignidade do ser humano e reagir contra qualquer grupo social ou corporativo que pratica esse comportamento abominável.

E a empresa não pode fugir da sua responsabilidade de fazer a sua parte. Além de demonstrar respeito, ela também só tem a ganhar com esse comportamento.

Já foi comprovado que a diversidade no ambiente de trabalho, pode ser um diferencial na empresa. Pontos de vistas, opiniões, referências diferentes sobre o mesmo tema enriquece as análises, as soluções e traz inovações para a empresa.

O IPRC Brasil se propõe a compartilhar estratégias da implementação do departamento de diversidade dentro da empresa e de como ele pode engajar os funcionários a reverem seus conceitos e aprenderem a respeitar ideias, culturas e histórias diferentes da sua.

Nunca é tarde para mudar… principalmente se essa mudança é fruto do melhor de cada ser humano, reverberando numa sociedade mais justa. Venha conhecer o curso de Diversidade e Inclusão no Ambiente Corporativo.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

28 de junho de 2022
A cultura organizacional pode ser entendida como o comportamento da empresa no cotidiano.
21 de junho de 2022
O imprevisto é algo que muda tudo, ataca uma fraqueza, fortalece uma ameaça, surge repentinamente e de uma direção inesperada.
21 de junho de 2022
Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras