12 de abril de 2022

Conflito de interesses: o que é, exemplos e como evitar

Quando uma pessoa movida por interesse próprio age contra as normas ou princípios da empresa, para se beneficiar de algum modo, é conflito de interesses.
Quando uma pessoa movida por interesse próprio age contra as normas ou princípios da empresa, para se beneficiar de algum modo, é conflito de interesses.
Tempo de leitura: 3 minutos

Quanto menos um problema é explorado e abordado, mais risco ele oferece! Com o conflito de interesses não é diferente.

Muitas vezes os profissionais se envolvem nesse tipo de situação sem sequer saber do que se trata, como foram parar ali e como suas ações refletem em dilemas éticos.

Mas afinal, o que é conflito de interesses, como evitar e lidar com ele no trabalho?

O que é conflito de interesses?

O conflito de interesse ocorre quando existe um confronto entre os interesses públicos e privados, prejudicando o interesse organizacional ou coletivo.

Além disso, quando questões exteriores interferem no julgamento e ações tomadas no ambiente de trabalho. 

Ou seja, quando uma pessoa movida por interesse próprio age contra as normas ou princípios da empresa, para se beneficiar de algum modo.

Exemplos de conflito de interesses

Para exemplificar, trouxemos algumas frases que deixam claro que existem um interesse pessoal na ação tomada:

“Qual o problema de contratar o meu irmão?”

“Escolhi o fornecedor que me prometeu um presente, qual o problema?”

Um profissional que faz uma contratação por ter uma relação pessoal ou o profissional que escolhe seus fornecedores por ter algum ganho pessoal, são exemplos claros de que existe ali um conflito de interesses.

Impacto do conflito de interesses nas empresas

Os impactos do conflito de interesses dentro da empresa podem ser gigantes e por isso é tão importante que essa questão seja desenvolvida internamente:

  • Impactos financeiros
  • Ações judiciais 
  • Prejudicar a reputação da empresa
  • Prejudicar o clima organizacional
  • Causar novos conflitos
  • Prejudicar a relação entre os colaboradores 

Como identificar conflito de interesses nas empresas?

É preciso auditar os processos e procedimentos, para que eles estejam de acordo com as regras da empresa. 

Essa auditoria pode ser feita por uma equipe interna capacitada para isso, ou terceirizada.

O importante é que ela aconteça periodicamente, e sem a interferência de quem atua diretamente nos processos e procedimentos auditados.

Lei de conflito de interesses: saiba mais

A lei nº 12.813/2013 define o que se configura como conflito de interesse e regula as questões envolvidas, a lei define interesse de conflito como:

“situação gerada pelo confronto de interesses públicos e privados, que possa comprometer o interesse coletivo e influenciar, de maneira imprópria, o desempenho da função pública”.

Além disso,  as possíveis consequências legais da configuração de conflito de interesses também estão previstas na lei citada. 

Tipos de conflito de interesses

Dentro da organização podem acontecer diferentes tipos de conflitos de interesses, e é possível prever um conflito de interesse em potencial.

Por isso, entenda quais tipos de conflito de interesse existem para poder identificá-los.

Conflito de interesses real

Situações que já aconteceram e que facilmente foram identificadas por algum impacto gerado.

Neste caso, normalmente é um conflito de interesses claro onde a ação tomada foi declarada, presenciada ou exposta. 

Conflito de interesses potencial

Um conflito de interesses em potencial é gerado por uma situação que proporciona condições para se tornar um real conflito de interesses. 

Por exemplo, um profissional que possui informações privilegiadas e tem a possibilidade de tomar  decisões  que podem ameaçar o interesse da organização. 

Conflito de interesses aparente

Situações onde é possível deduzir que exista uma possível ação conflituosa pode ser um conflito de interesses aparente.

Neste, é preciso investigar para verificar se o conflito aparente pode ser de fato um conflito real. 

Conflito de interesses na administração pública e privada: quais as diferenças?

A diferença entre o conflito de interesses na administração pública e privada se dá basicamente pela regulamentação.

Na administração pública, existem regulamentações extremamente claras e definidas em relação a funcionários com informações privilegiadas.

Já na administração privada o conflito de interesse é analisado por comportamento dentro do âmbito organizacional, sendo um pouco mais subjetivo. 

5 formas de evitar conflito de interesses

Crie um código de conduta, que precisa ser revisado periodicamente e comunicar de forma clara para que os colaboradores estejam cientes das regras a serem seguidas.

Tenha um canal de denúncias seguro para que os colaboradores possam denunciar possíveis conflitos de interesses que acontecem dentro da empresa. 

Tenha um um comitê de conduta para que boas práticas possam ser aprimoradas e aplicadas dentro da empresa, incentivando a ética. 

Audite os processos e procedimentos internos e investigue caso haja uma suspeita de conflito de interesses. 

Conflito de interesses e compliance: qual a relação?

O compliance é a área que trabalha para estar em conformidade com a lei, que promove ações éticas e a integridade.  

Desta forma, o compliance atua diretamente contra o conflito de interesses e para que ele não aconteça dentro das organizações. 

Saiba mais sobre o que é compliance e porque ele é tão importante para as organizações. 


Trabalhe o conflito de interesses dentro da sua organização para que ele não aconteça e para que seus colaboradores saibam o que de fato é conflito de interesses e qual o impacto dele.

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