Primeiramente, em nosso cotidiano, iremos conviver com pessoas de diferentes costumes, hábitos, valores e princípios. Por tanto, o treinamento comportamental é essencial.
Além disso, no ambiente de trabalho também há essa diversidade. Desta forma, faz-se necessário que as organizações compreendam que há uma necessidade em gerir, de forma estratégica, essas diferenças.
Nesse sentido, o treinamento comportamental tem sido cada vez mais necessário.
A razão disso é que o mercado competitivo apresenta claramente que apenas ter profissionais com conhecimentos e habilidades técnicas não é suficiente para alcançar resultados.
A seguir, iremos nos aprofundar, de forma sucinta e prática, no que consiste o treinamento comportamental, seus objetivos, importância, tipos, benefícios e como implementá-lo. Confira!
O que é treinamento comportamental?
O treinamento comportamental nada mais é do que o desenvolvimento e a capacitação dos colaboradores, visando um alinhamento com os valores e políticas da organização.
Além disso, são aprimoradas as competências e habilidades já existentes, conhecidas como soft skills.
Vale ressaltar que não se trata de um treinamento técnico, visto que ambos possuem diferenças em sua abordagem.
O técnico envolve o treinamento e desenvolvimento do profissional, a fim de promover a melhoria na realização de atividades e tarefas necessárias para determinada função.
Todavia, no comportamental, o foco está em ajudar seus colaboradores a trabalhar, de forma assertiva, seu psicológico e emocional.
Dessa forma, auxilia na harmonia com a identidade assumida pela organização.
Lembrando que ambos os treinamentos, são imprescindíveis para o desenvolvimento individual e coletivo no ambiente organizacional.
Eles se complementam de forma a ter por objetivo a maximização da produtividade, ocasionando uma melhoria de resultados.
Treinamento comportamental: exemplos
Alguns exemplos de treinamentos comportamentais são:
- Treinamento de habilidades de Comunicação;
- Treinamento de habilidades de Equipe;
- Treinamento de habilidades em Apresentação;
- Treinamento de habilidades de Liderança.
Objetivo do treinamento comportamental
Além de muitos benefícios, o treinamento comportamental tem alguns objetivos importantes.
Como por exemplo, desenvolver habilidades pessoais e interpessoais, melhorar o relacionamento entre colaboradores e também a produtividade individual.
Tipos de treinamento comportamental
Dentro da esfera organizacional, há um leque de habilidades comportamentais que precisam ser potencializadas.
Para isso, existem tipos específicos a serem adotados de acordo com a necessidade. Veja, a seguir, alguns tipos de treinamento comportamental e exemplos de temas abordados.
Inteligência emocional
A inteligência emocional consiste em uma melhor compreensão de si mesmo.
Nela, o colaborador toma conhecimento de suas limitações comportamentais, as quais pode trabalhar para contorná-las.
Como por exemplo, as suas habilidades e metas que podem ser desenvolvidas e aprender a ser empático com os colegas de trabalho.
Além disso, esse autoconhecimento serve para que suas emoções e sentimentos possam ser compreendidos.
Dessa forma, não permite que determinem seu comportamento em certas situações de conflito, pressão ou até mesmo tomada de decisão.
Exemplo: Administração das emoções
Conteúdo: Entendendo o que é autoconhecimento e auto responsabilidade, técnicas de administração das emoções, impacto das emoções no comportamento.
Comunicação
O desenvolvimento da boa comunicação no meio organizacional é fundamental para deixar claro a identidade da empresa e como ela quer ser vista no mercado empresarial.
Como estabelecer regras e metas, atribuir responsabilidades, delegar tarefas, discutir ideias e pontos de vista, e aceitar feedbacks.
Assim evita-se falhas e distorções na comunicação que podem acarretar em conflitos imediatos ou a longo prazo.
Exemplo: Comunicação no ambiente de trabalho
Conteúdo: importância da comunicação no clima organizacional, como evitar falhas na comunicação e técnicas para uma comunicação clara.
Gerenciamento do tempo
O gerenciamento do tempo é um dos principais meios para alcançar a maximização da produtividade dentro do arranjo organizacional.
Através dele, o colaborador é levado a identificar como utilizar seu tempo de maneira eficaz.
Como por exemplo, como identificar e reduzir tarefas desnecessárias e que tornam os processos mais burocráticos e longos.
E também, definir prioridades, evitar distrações e procrastinação, otimizar reuniões e aprender a delegar tarefas.
Exemplo: Como fazer gerenciamento do tempo?
Conteúdo: benefícios do gerenciamento do tempo, otimização do tempo, como priorizar tarefas, técnicas de gerenciamento do tempo, como identificar processos desnecessários.
Capacitação de lideranças
A capacitação de lideranças não é voltada apenas para os gestores da instituição, mas também para aqueles colaboradores que visam tornar-se futuros líderes.
Nela o profissional desenvolve habilidades que o permitem uma visão global da organização, podendo assim detectar suas reais necessidades.
Além de pautar metas e objetivos que conduzem ao aumento da produtividade e motivam a equipe a alcançá-los.
Exemplo: Líder ou chefe?
Conteúdo: líder e chefe: diferenças, capacidade em gerir pessoas, resolução de conflitos, como identificar necessidades organizacionais.
Benefícios do treinamento comportamental
O treinamento comportamental é de suma importância para que os colaboradores sejam direcionados a ir além das habilidades técnicas ligadas a sua função dentro da empresa.
Os auxilia a desenvolver habilidades comportamentais para lidar com diversas situações e questões no ambiente de trabalho. Conheça outros benefícios:
- Desenvolvimento de hábitos alinhados à cultura organizacional;
- Otimização dos relacionamentos interpessoais;
- Redução e gerenciamento de conflitos;
- Minimiza a rotatividade de funcionários;
- Aperfeiçoamento de lideranças.
Como implementar o treinamento comportamental?
Até aqui vimos o quão importante o treinamento comportamental é na gestão de pessoas, seus tipos e benefícios no âmbito organizacional.
Mas como implementá-lo de forma prática e eficaz? Veja, a seguir.
1. Perfil dos colaboradores e identificação
A princípio você irá fazer um levantamento do perfil dos colaboradores.
Desta forma será possível mapear as necessidades individuais e coletivas para que o treinamento possua temas assertivos e coerentes de acordo com a realidade da organização.
Esse mapeamento pode ser realizado por meio de entrevistas com gestores, dinâmicas de grupo ou até mesmo pesquisas internas.
Após esse levantamento de perfis, a identificação de possíveis necessidades ou problemas na área comportamental dos profissionais será mais simples de ser realizada.
Assim facilitando o planejamento do treinamento.
2. Planejamento
Em seguida será necessário pôr tudo na ponta do lápis, em outras palavras, planejar e decidir todos os detalhes do treinamento que será implementado, como:
- Investimento necessário;
- Temas que serão abordados;
- O instrutor do treinamento;
- Formato/ local (presencial ou online);
- Cronograma e carga horária;
- Métodos de avaliação.
3. Execução e avaliação
Nesta etapa, a equipe de RH da empresa convida e motiva os colaboradores a participarem do treinamento.
Dessa forma, esclarecendo a importância de fazer parte dele, além de expor os benefícios que ele pode trazer para seu crescimento individual e interpessoal.
Ao fim de tudo avalie se os impactos do treinamento comportamental no dia a dia dos colaboradores foi satisfatório e assertivo conforme o planejamento.
Por fim, como visto anteriormente, o treinamento comportamental é fundamental para que os profissionais possam ir além das habilidades técnicas.
Mas que possam aprimorar suas competências comportamentais a fim de que impacte positivamente nos resultados da organização.