Quando falamos sobre risco comportamental, quais áreas organizacionais vêm a sua mente?
Gente & Gestão? Compliance? Gestão de riscos? Investigação?
Será que efetivamente há diversidade e inclusão na sua organização? Mas e quem consome os produtos e serviços das organizações, como fica nisso?
Pois, é! Temos (vários) outros riscos ocultos nas organizações e na sociedade. São aquelas que passam batido, mas que depois geram consequências prejudiciais: à sociedade, a quem compra ou é atendida por essas organizações e ainda, danos para a imagem da mesma.
Afinal, como é possível existir risco comportamental atrelados à quem traz receita para a empresa?
Aqui, cabem algumas reflexões:
- A pessoa que consome seus produtos e serviços se sente respeitada no seu ponto de venda (PDV) ou pelas peças de comunicação?
- A pessoa que consome seus produtos e serviços é bem atendida dentro de suas necessidades de adaptação?
- As pessoas que estudam nas instituições de ensino se sentem pertencentes àquele ambiente?
Acreditando no papel transformador da educação para a sociedade, o IPRC Brasil percebe que é necessário falar sobre temas que não são debatidos com frequência, porém, são de suma relevância dentro do risco comportamental. São perspectivas que envolvem relações de vulnerabilidade de consumidores(as) no mercado brasileiro: A ética nas relações de consumo e a diversidade, equidade e inclusão no marketing.
Você já parou para pensar sobre isso? Por isso, vamos abordar sobre o tema e trazer exemplos do que acontece e implicações práticas sobre tais pontos. Alguns exemplos são:
- Assédio comercial na oferta de serviços financeiros
- Assédio nas instituições de ensino
- Discriminação de pessoas negras e LGBTQIAP+ no PDV
- A discriminação nas comunicações de marketing
- A vulnerabilidade de consumo de pessoas com deficiência no PDV
- A (baixa) diversidade nas instituições de ensino
- O machismo na comunicação de marketing
- As desigualdades que afetam o bem-estar financeiro e consumo
Dentre outros mais…
Portanto, precisamos falar mais sobre a galera consumidora e os riscos comportamentais nas relações de consumo. O risco comportamental também está nas relações de consumo e não deve ser só preocupação da área de Gente & Gestão e/ou Compliance. Devemos considerar amplamente a aplicação disso em todas atividades organizacionais e em vários tipos de instituições.
Acompanhe nossos próximos textos para saber mais sobre esse tema!