Com as mudanças na sociedade, cada vez mais as empresas notam a importância de focar suas estratégias nas pessoas e em suas expectativas por meio da employee experience.
Isso se dá tanto com o consumidor 4.0, mais exigente e atento, como também dentro da própria organização.
Neste post, saiba o que é esse conceito e sua importância. Veja também quais as vantagens de aplicá-lo e como fazer isso na prática. Boa leitura!
O que é employee experience e por que é tão importante?
Criar uma cultura organizacional com foco na employee experience não é um conceito novo. Afinal, já há alguns anos as empresas se deparam com a realidade de que tratar bem seus funcionários é essencial.
Afinal, eles são parte integrante de seu sucesso, tanto quanto os clientes. Por isso, para que realizem um bom trabalho e sejam produtivos, é necessário evitar a toxicidade e procurar formas de melhorar essa vivência na organização.
Dessa maneira, focar na “experiência do colaborador” é uma forma de propor ações de valor para esse profissional.
Com oportunidades de crescimento e cuidado com suas necessidades, desde sua entrada até seu desligamento, tudo isso por meio de uma gestão humanizada.
Afinal, com a pandemia remoldando a sociedade, mais pessoas estão atentas sobre como levam suas vidas, especialmente na questão de seus empregos e carreiras.
Com isso, movimentos como a “Grande resignação”, que já atinge o Brasil, são reflexos de que certos profissionais vão buscar melhores oportunidades, se a empresa não corresponder com seus objetivos e valores.
Quais as vantagens de investir em employee experience?
Existem diversas vantagens de investir na employee experience, tanto para colaboradores quanto para empresas. Por exemplo:
- Reconhecimento em sua área como uma boa empresa para se trabalhar;
- Alcance da confiança de colaboradores e relacionamentos melhores;
- Maior produtividade e faturamento com funcionários mais engajados;
- Conquista e retenção de novos talentos;
- Melhores benefícios e um bom ambiente de trabalho para as pessoas;
- Economia de recursos e controle do turnover.
Como aplicar a employee experience em sua empresa?
Agora que você sabe o que é employee experience, pode aplicar ações simples e complexas em sua empresa para alcançá-la com qualidade.
- Dar feedbacks com respeito e de forma particular, buscando que o colaborador cresça;
- Incentivar a confiança e respeito entre os colaboradores e seus líderes, além de pessoas com cargo mais elevado;
- Propor treinamentos e oportunidades de crescimento para os colaboradores;
- Liderar com equilíbrio, buscando balancear a produtividade com as possibilidades de cada colaborador;
- Escutar críticas e sugestões dos colaboradores e incentivá-los a dá-las;
- Realizar ações de integração dentro da empresa;
- Oferecer benefícios que possam ser valorizados pelas pessoas;
- Investigar e eliminar comportamentos que possam prejudicar a empresa e outros colaboradores; como fofocas, assédio, inveja e vitimização.
Atualmente a employee experience é uma prática necessária dentro de qualquer empresa.
Afinal, por ela é possível trabalhar uma melhor cultura organizacional, em que se possa aplicar ações de valor para os colaboradores, reconhecendo a importância de seu trabalho.
Dessa forma, é possível tornar o ambiente da empresa mais saudável, demonstrando a preocupação não só com o cumprimento de metas e faturamento. Mas também com a saúde e bem-estar dos funcionários.