“Compliance o que é?” é uma pergunta bastante feita. O termo significa estar em conformidade e fazer cumprir regras, normas, políticas e leis.
Ou seja, estar de acordo em relação às leis trabalhistas e fazer com que as regras, normas e políticas sejam cumpridas dentro da organização.
Mas qual a importância do compliance dentro da organização? Como implementar? Como ele se relaciona com outras áreas?
Compliance o que é?
O termo compliance vem do inglês “to comply” e significa estar em conformidade, ou seja, compliance é o dever de estar em conformidade, de cumprir e fazer cumprir.
No ambiente corporativo isso quer dizer que o compliance faz cumprir as regras, normas e políticas da organização e de estar em conformidade com a legislação trabalhista.
Os primeiros passos para colocar o compliance em prática dentro da organização é criar o código de conduta e comunicar periodicamente a importância de seguir e entendê-lo.
E disponibilizar um canal de denúncias seguro para os colaboradores.
Quer saber mais sobre o mundo do compliance e porque ele é essencial dentro da organização? Clique aqui.
Compliance: como implementar?
Depois do código de conduta e do canal de denúncia serem implementados é necessário um trabalho de comunicação contínua.
Para que os colaboradores saibam da importância do cumprimento de como funciona;
- Analise os riscos e reveja os pontos que precisam estar em conformidade às leis trabalhistas e leis relacionadas à área de atuação da organização.
- Crie um planejamento e ações direcionadas ao incentivo da cultura ética e transparente, que deve ser praticada pela organização e pelos líderes dela.
- Crie canais de comunicação para estabelecer relacionamento e transparência com seus colaboradores.
- Capacite sua equipe de compliance para que ela esteja apta a analisar, prever e gerir os riscos comportamentais.
- Monitore periodicamente todas as ações e reveja os programas e canais criados para que estejam em conformidade.
Compliance para pequenas empresas
Sabemos que ter um setor e uma equipe focada só em compliance pode não ser possível para pequenas empresas.
É importante que ações básicas como o incentivo da cultura ética, o código de conduta e um canal de denúncias sejam desenvolvidos dentro da empresa para precaver ações judiciais.
Compliance e integridade
Trabalhar a integridade na organização é essencial pois é uma característica importante internamente e externamente.
Pois está atrelada diretamente à proteção e prevenção de fraudes, corrupção e assédio e possui relação direta com o compliance, que é um setor que prevê e gerencia esses riscos.
Compliance e auditoria
A auditoria analisa controles e processos para identificar não conformidades. Além disso, é uma área que está ligada em alguns aspectos com a área de compliance.
Como o fato de buscar estar em conformidade, mas com atuação e objetivos diferentes.
Mas que são importantes para uma governança corporativa eficiente.
Compliance e controles internos
Para uma gestão mais precisa e assertiva, identificar oportunidades de aperfeiçoamento é algo que está relacionado com controles internos da organização. Assim, precisam ser trabalhados para poder gerenciar riscos.
E é através das atividades dos profissionais de controles internos que se torna possível um programa de compliance eficiente.
Que realmente consiga prever e tratar riscos comportamentais que levam à desvios de conduta dentro da organização.
Quer aprender tudo sobre compliance e se tornar um profissional de referência no mercado? Conheça nossas especializações em Risco Comportamental.