Uma pessoa narcisista pode gerar diversos impactos negativos no trabalho, por isso é essencial saber identificar e lidar.
O mito de Narciso é um dos mais famosos de todos os tempos. De forma resumida, ele nos conta a história de um belíssimo jovem que, enfeitiçado pelo próprio reflexo, acabou se afogando nas águas de um rio.
Outra versão da lenda diz que ele se apaixonou por si mesmo e definhou às margens por não deixar de se olhar.
Graças a essa lenda, temos um padrão de comportamento que pode ser muito nocivo para as pessoas que o apresentam e para os que convivem com esses indivíduos. Então, que tal entender mais sobre o impacto da presença de uma pessoa narcisista no trabalho?
Continue a leitura para entender mais sobre o narcisismo e descobrir algumas técnicas interessantes para lidar com essa situação em seu dia a dia profissional.
O que é narcisismo?
Antes de tudo, precisamos entender o que é o narcisismo. De acordo com a psicologia, se trata de um padrão de comportamento em que o indivíduo tem um senso inflado de importância própria.
Em outras palavras, o narcisista é aquela pessoa que tem necessidade excessiva de atenção e admiração, além da falta de empatia em relação aos outros.
Mas, importante: aqui, não falamos de uma doença! O Transtorno de Personalidade Narcisista é um conceito e um padrão, não sendo visto como uma patologia propriamente dita.
Quais são os comportamentos de uma pessoa narcisista?
Os comportamentos típicos de uma pessoa narcisista podem variar em quantidade e grau. Ou seja: há indivíduos que apresentam sinais mais clássicos e intensos, enquanto outros são bem mais sutis.
De modo geral, os indicativos são:
- Comportamento de superioridade e arrogância;
- Busca constante por elogios e atenção;
- Exploração de outras pessoas para que suas necessidades sejam atendidas;
- Falta de empatia e insensibilidade a assuntos que dizem respeito ao próximo;
- Inveja quando alguém obtém sucesso ou destaque;
- Manipulação para a obtenção de vantagens pessoais;
- Dificuldade em lidar com críticas;
- Busca por posições de poder e prestígio.
Qual a diferença entre transtorno narcisista e traços narcisistas?
Nem tudo que reluz é ouro, certo? Então, é importante diferenciar os conceitos acima. Como o nome já diz, uma pessoa com traços narcisistas esboça comportamentos típicos do transtorno. Mas normalmente de forma mais branda e menos prejudicial para si mesmo e os demais envolvidos.
Já no caso do Transtorno de Personalidade Narcisista, normalmente temos pessoas com sinais mais intensificados. Cujo comportamento tende a prejudicar quem está ao seu redor e até mesmo fazer com que ele próprio tenha desvantagens em sua vida.
A diferenciação, no entanto, só pode ser feita por um profissional capacitado e graduado em Psicologia. Por isso, é sempre importante contar com um psicólogo em nossas equipes de trabalho!
Impactos do narcisismo no ambiente de trabalho
O narcisismo no ambiente de trabalho pode ter diversos impactos negativos tanto para a equipe quanto para a produtividade geral da empresa. Sem contar que o próprio narcisista também pode ser prejudicado!
Dito isso, vamos explorar dois cenários comuns: o de colaboradores/colegas narcisistas e de líderes que têm esses traços.
Colegas narcisistas na equipe
Quando um colega de trabalho exibe comportamentos narcisistas, isso pode criar um ambiente de trabalho tóxico e desequilibrado. Prejudicando as relações de todo o time e fazendo com que a produtividade seja menor. E isso não é tudo, já que ressentimentos também são muito comuns nesse cenário.
Essas pessoas tendem a monopolizar as conversas, menosprezar as ideias dos outros e buscar constante validação para suas realizações, gerando um ambiente competitivo e nada saudável.
Líderes narcisistas
Outra possibilidade é a presença de líderes narcisistas no time. Eles podem ter um impacto especialmente prejudicial no ambiente de trabalho, culminando em consequências gravíssimas para a empresa como um todo. É comum observar, por exemplo, desmotivação e esgotamento dos colaboradores nesse cenário.
Eles tendem a priorizar sua própria imagem e sucesso pessoal acima dos interesses da equipe ou da organização, o que não pode acontecer. O trabalho em equipe, nesses casos, é extremamente comprometido por conta de comentários maldosos e atitudes que visam apenas as próprias vantagens.
7 maneiras para lidar com uma pessoa narcisista no trabalho
Estamos quase no final da nossa conversa! Agora, é hora de você conhecer algumas dicas que podem ser úteis na hora de lidar com pessoas narcisistas. Vamos lá?
1. Conheça os comportamentos
Como profissional de RH, é essencial estar ciente dos comportamentos narcisistas e das suas consequências no ambiente de trabalho.
2. Documente tudo
É importante documentar as ocorrências relevantes, incluindo incidentes específicos, interações problemáticas e comportamentos inadequados. Oriente, também, a sua equipe a reportar qualquer atitude do tipo.
3. Desenvolva programas de treinamento
Considere implementar programas de treinamento que abordem a empatia, o trabalho em equipe e as habilidades de comunicação. Esses programas podem ajudar a melhorar as habilidades sociais e emocionais dos colaboradores e a orientá-los a fazer denúncias quando for necessário.
4. Estimule a comunicação aberta
Crie um ambiente de trabalho onde todos se sintam confortáveis para expressar preocupações e fornecer feedback construtivo, visto que isso pode ajudar a reduzir a influência dos comportamentos narcisistas, permitindo que os colaboradores sejam ouvidos e valorizados.
5. Encoraje o trabalho em equipe
Incentive a colaboração e o trabalho em equipe, fornecendo oportunidades para projetos conjuntos e atividades de equipe. A cooperação tende também a minimizar tais comportamentos, mostrando que não há “favoritos” na equipe.
6. Estabeleça limites
Ao lidar com uma pessoa narcisista, é fundamental mostrar quais são os comportamentos considerados adequados em um ambiente de trabalho. Uma política bem determinada faz toda a diferença nesses momentos, assim como a punição cabível às possíveis infrações.
7. Ofereça apoio
Mostrar suporte à equipe é outra responsabilidade do setor de RH! Por isso, esteja disponível para ouvir as preocupações dos colaboradores e orientá-los quando necessário, seja na mediação de conflitos ou em atendimentos pessoais.
Agora que você já sabe o que é uma pessoa narcisista e como lidar com esse problema em sua rotina profissional, não se esqueça: um bom treinamento faz maravilhas para restabelecer o equilíbrio no ambiente de trabalho. Então, invista sempre nisso!