As práticas no gerenciamento de uma organização evoluem constantemente. Para atender aos novos moldes sociais e às necessidades do negócio, por isso, surgem diversos tipos de modelo de gestão.
Consiste em um conjunto de estratégias e práticas definidas para conduzir a administração.
Ou seja, é um conjunto de princípios que orienta a maneira como as informações, responsabilidades e lideranças são distribuídas.
Ao optar pelo modelo correto, gestores e colaboradores entendem como executar suas tarefas e sabem o que esperar uns dos outros. Contribuindo para a comunicação e para o clima organizacional.
Dessa forma, melhora o desempenho de cada um e, assim, impulsionando os resultados da empresa.
A seguir, conheça os principais modelos de gestão e analise qual deles é o mais adequado para a sua empresa!
Gestão Democrática
A ideia desse modelo é fazer com que a equipe permaneça unida em torno de objetivos comuns.
Para isso, permite que os colaboradores participem das tomadas de decisões. Dessa maneira, oferece grandes chances de engajamento dos funcionários.
No entanto, é necessário ter um gestor com perfil de líder para garantir a boa comunicação de todos e para manter o foco no objetivo.
A grande vantagem da Gestão Democrática é o fato de a equipe contribuir com insights que o gestor talvez não tivesse.
Gestão Meritocrática
Esse modelo de gestão divide opiniões, pois baseia-se na avaliação dos colaboradores apenas pela performance e desempenho individuais.
Isso faz com que haja um estímulo no desempenho individual e desenvolvimento interno, pois os funcionários querem ser reconhecidos.
Porém, essa forma de gestão pode gerar uma competitividade interna. E, se a equipe não estiver bem preparada para isso, poderá haver impacto negativo nos resultados.
Gestão com Foco em Resultados
Esse é um dos modelos mais aplicados por gestores que buscam resultados rápidos. Principalmente quando a empresa passa por situações delicadas e que exigem medidas imediatas para superar o período.
Nesse tipo de gestão, os colaboradores que apresentam alto desempenho e velocidade são privilegiados internamente.
Contudo, o gestor deve ficar atento para não realizar ações que ultrapassem o padrão ético da organização.
Gestão com Foco em Processos
Em contraponto ao modelo de gestão anterior. Esse tem como objetivo o foco na realização de planejamentos e processos com a melhor execução possível.
Ou seja, todas as atividades do fluxo de trabalho devem ser bem feitas, mesmo que leve mais tempo.
O ponto forte é que a qualidade dos produtos e serviços prestados se eleva. Entretanto, é preciso que o gestor tome o cuidado para que os processos não sejam morosos demais.
É importante destacar que não há um modelo de gestão ideal, mas, sim, aquele que é o mais adequado para cada empresa naquele momento.
Afinal, para escolher a forma de administrar uma organização, é preciso levar em consideração a realidade específica do negócio.
Sua cultura, comportamento dos colaboradores, metas, visão, valores e, até mesmo, pela situação pela qual está passando. Isso porque é possível variar a maneira de gerir de acordo com a conjuntura.
Por isso, há diversos modelos de gestão. Todos eles são capazes de impulsionar os resultados do seu negócio, fazendo-o se destacar no cenário corporativo.
No entanto, é preciso analisar uma série de fatores para fazer a melhor escolha sobre a forma de administrar uma empresa.