A psicologia comportamental é uma especialização que estuda a conexão entre a mente e as ações.
O intuito é compreender melhor como funcionam os pensamentos, as atitudes e as emoções nos seres humanos.
É possível aplicar o conceito da psicologia comportamental em diferentes áreas do conhecimento, inclusive no âmbito empresarial.
Além disso, esse tipo de saber oferece benefícios tanto para a vida pessoal quanto profissional, auxiliando os indivíduos no desenvolvimento do autoconhecimento e na melhoria de hábitos prejudiciais.
Acompanhe a seguir e conheça mais sobre a psicologia comportamental e como ela pode ser aplicada no ambiente corporativo!
O que é psicologia comportamental?
Mais conhecida por behaviorismo, a psicologia comportamental é uma das áreas mais importantes dentro da psicologia.
Nesse ramo, acredita-se que não existe uma dualidade mente-corpo, por isso, as emoções, as ações, a linguagem e o pensamento, são considerados comportamentos aprendidos.
Diversos pesquisadores da psicologia comportamental afirmam que existem padrões em nossas atitudes e hábitos, assim como fatores externos que nos influenciam.
Por meio da psicologia comportamental, portanto, é possível compreender como as pessoas se comportam e como transformar ações indesejáveis e prejudiciais.
Quem é o pai da psicologia comportamental?
O psicólogo John B. Watson é considerado o pai do behaviorismo.
Outro importante psicólogo que contribuiu para a teoria da psicologia comportamental foi B. F. Skinner, que desenvolveu o conceito de condicionamento operante.
No entanto, a área conta com um conjunto de ideias e estudos que são debatidos por inúmeros autores e pesquisadores.
Watson acredita que o comportamento pode ser completamente previsível quando existem determinados estímulos.
Ou seja, as pessoas podem se comportar de uma certa maneira quando há os estímulos certos que as impulsionam para o comportamento desejado.
5 frases da psicologia comportamental para conhecer essa linha
Diversos autores deixaram uma infinidade de citações famosas que explicam de forma prática o behaviorismo.
Veja a seguir algumas frases de Skinner sobre o tema:
- “O autoconhecimento tem um valor especial para o próprio indivíduo. Uma pessoa que se tornou consciente de si mesma, por meio de perguntas que lhe foram feitas, está em melhor posição de prever e controlar seu próprio comportamento.”
- “Um ambiente físico e cultural diferente fará um homem diferente e melhor.”
- “Os homens são felizes em um meio ambiente no qual o comportamento ativo, produtivo e criativo é reforçado de forma efetiva.”
- “Uma formulação behaviorista não ignora os sentimentos; simplesmente muda a ênfase do sentimento para aquilo que é sentido.”
- “Quando nosso comportamento é reforçado positivamente, nós dizemos que gostamos do que estamos fazendo; dizemos que estamos felizes.”
Qual a importância da psicologia comportamental?
Tanto em âmbito pessoal quanto profissional, a psicologia comportamental oferece uma série de benefícios para a vida dos indivíduos.
Por meio de suas teorias, a pessoa tem a oportunidade de trabalhar o autoconhecimento, entendendo quais são os motivos que podem afetar o seu comportamento.
Além disso, é uma maneira de eliminar hábitos prejudiciais, de melhorar a capacidade de interpretação dos fatos e de desconstruir crenças e pensamentos rígidos.
Isso porque a psicologia comportamental ajuda a entender e lidar com o pensamento, de uma forma mais coerente.
Linhas da psicologia comportamental
Como vimos, existem diferentes linhas de estudo dentro da psicologia comportamental, por isso, o behaviorismo conta com um conjunto de teorias e estudos, debatidos por inúmeros autores. Veja:
- Condicionamento clássico e operante: de acordo com essa linha, os behavioristas acreditam que os comportamentos podem ser aprendidos por meio do condicionamento, ou seja, das condições do ambiente;
- Behaviorismo metodológico: fundado por Watson, essa abordagem defende que o comportamento humano pode ser previsível e controlado a partir de estímulos;
- Behaviorismo radical: surge em oposição ao behaviorismo metodológico, considerando que os comportamentos observáveis são manifestações externas de processos mentais invisíveis, como o autocontrole, o pensamento, entre outros. Ou seja, o comportamento não é consequência do livre arbítrio, mas sim dos atos positivos ou negativos.
Técnicas de psicologia comportamental
Assim como existem diferentes linhas, a psicologia comportamental também apresenta variadas técnicas utilizadas por analistas do comportamento, como:
- Encadeamento: envolve dividir as tarefas em períodos menores até que a pessoa tenha sucesso na mudança de comportamento;
- Incitação: envolve o uso de algum tipo de aviso para desencadear uma resposta desejada;
- Modelagem: é uma estratégia que altera gradualmente um comportamento.
Qual a diferença entre psicanálise e psicologia comportamental?
A psicanálise busca trazer à consciência tudo o que está no inconsciente e que pode comprometer a saúde física e mental do indivíduo.
Essa teoria busca as lembranças inconscientes para solucionar os traumas.
Por outro lado, a psicologia comportamental se concentra no problema do momento presente e que se apresenta no ambiente externo.
Assim, a psicanálise busca resolver conflitos internos e a terapia comportamental se dedica a solucionar padrões externos de comportamento que foram assimilados de forma negativa.
Quem pode fazer psicologia comportamental?
Apenas psicólogos de formação podem se especializar em psicologia comportamental.
Eles atendem crianças, adolescentes e adultos, trabalhando as interações entre as emoções, os pensamentos, os estados fisiológicos e o comportamento.
No atendimento, o psicólogo analisa e identifica quais situações determinaram o atual comportamento do paciente.
Isso é feito por meio de um conjunto de técnicas que ajudam a combater os hábitos e ações prejudiciais.
Ao mesmo tempo, adotar uma frequência de comportamentos adequados e desejáveis para gerar mais satisfação e felicidade.
Psicologia comportamental: o que faz um psicólogo da área?
O psicólogo comportamental baseia seu trabalho, aplicando a análise experimental do comportamento no paciente.
O profissional auxilia o indivíduo a identificar atos que causam sofrimento e trazem prejuízos sociais, emocionais e de saúde.
Com isso, a atuação do psicólogo comportamental ajuda a desenvolver formas mais adaptativas e positivas de interação, por meio de um novo repertório de atitudes e práticas mais benéficas.
Testes de psicologia comportamental: como funcionam?
Geralmente, os testes de psicologia comportamental são feitos por meio de questionários que mapeiam as competências dos indivíduos.
A partir das respostas, são identificados padrões comportamentais que são encaixados em um determinado perfil.
Nos últimos anos, houve uma grande evolução na forma de aplicar e avaliar os resultados dos testes comportamentais, como a metodologia DISC, a do Big Five, o teste de Grit Scale e o teste de perfil STAR.
Psicologia comportamental e recursos humanos: qual a relação?
Atualmente, diversos setores de recursos humanos em empresas adotam testes da psicologia comportamental em inúmeras situações na rotina.
Em geral, os testes são usualmente utilizados em processos seletivos, na realocação e promoção de colaboradores, na orientação vocacional e no planejamento estratégico.
Ao conhecer o perfil dos profissionais, o departamento responsável pelo RH pode criar equipes de trabalho mais produtivas e efetivas.
Assim é possível garantir um melhor desenvolvimento das atividades e, ainda, um ambiente corporativo mais saudável e eficiente.
5 dicas de como aplicar a psicologia comportamental nas empresas
A psicologia comportamental reúne uma série de conhecimentos que podem beneficiar a cultura organizacional de uma empresa.
Suas técnicas e metodologias podem ser aplicadas das seguintes maneiras na rotina de uma companhia:
- Processo de seleção de pessoas;
- Planejamento das condições físicas da organização;
- Melhoria do bem-estar dos colaboradores;
- Aumento da produtividade e motivação da equipe;
- Mapeamento do perfil comportamental.
Por fim, a psicologia comportamental tem muito o que oferecer em métodos para auxiliar o crescimento das empresas.
É possível não só gerar melhorias na interação dos colaboradores com o ambiente de trabalho, mas também adotar estratégias para otimizar cada vez mais as atividades na organização.