Ética no trabalho é algo que pode e deve ser desenvolvido, é através da ética que os comportamentos corretos e as boas práticas são incentivadas.
Nesse texto vamos entender o que é e seus impactos.
O que é ética no trabalho?
Ética está relacionada ao nosso modo de viver, socialmente e moralmente, é pelo conceito de ética que definimos o que seria certo ou errado, e bem ou mal, quando agimos.
Já a ética no trabalho é a relação com o nosso modo de agir dentro da empresa em relação às normas, das regras sociais e da organização, e das relações profissionais.
No trabalho, as regras e normas da empresa são um fator determinante para definir o que seria certo e o que seria errado, e isso pode variar em cada organização.
Ética no trabalho: exemplos
Alguns comportamentos podem ser exemplos de ética no trabalho, veja quais:
- Comprometimento;
- Integridade;
- Honestidade;
- Humildade;
- Empatia;
- Respeito;
- Solidariedade;
- Lealdade;
- Senso de justiça.
Falta de ética no trabalho exemplos
Alguns comportamentos podem ser exemplos ou sinais de um comportamento sem ética, veja quais:
- Falta de comprometimento;
- Falta de honestidade;
- Falta de humildade;
- Falta de empatia;
- Falta de Respeito;
- Falta de solidariedade;
- Falta de lealdade;
- Falta de senso de justiça.
Qual a importância?
A ética no trabalho gera comportamentos positivos e corretos, o que é um benefício tanto para a empresa, quanto para o colaborador.
Além disso, ela estimula o clima organizacional harmonioso, inibe os comportamentos antiéticos, diminui riscos de fraude, assédio e corrupção.
Por isso, é algo que precisa ser promovido e incentivado constantemente dentro da organização.
Quais os benefícios?
Primeiramente, é um comportamento extremamente importante, já que é através dela que os comportamentos se determinam errados ou certos.
- Melhora a reputação da empresa;
- Ajuda a manter uma carreira estável;
- Mais transparência nos processos e relações;
- Ajuda na relação de confiança com a empresa, colaboradores e equipe;
- Aumenta a produtividade e o engajamento da equipe;
- Ajuda o desenvolvimento profissional;
- Melhora o clima organizacional;
- Pode prevenir atos antiéticos.
Código de conduta: qual a importância?
Em todas as empresas existem regras, normas e princípios a serem seguidos, o documento que define essas obrigações, é o código de conduta ética.
O código de conduta ética possui diversos benefícios para a empresa, além de ser algo determinante para como os colaboradores irão atuar e se posicionar dentro da empresa.
Ética no trabalho e moral: entenda as diferenças
As diferenças entre a ética no trabalho e a moral são basicamente, como elas são construídas.
A ética é construída através do coletivo, e determina as regras e normas a serem seguidas no trabalho ou na sociedade.
A moral é construída através do pessoal e pode ter influência com a cultura ou criação, são as regras e normas determinadas pela consciência.
Quais as consequências para as empresas?
A falta de ética no trabalho pode gerar diversos problemas para a empresa, problemas judiciais e punições legais, problemas no clima organizacional e vários outros.
Alguns desses comportamentos sem ética podem gerar impactos financeiros, desgastes emocionais, impacto na reputação da empresa e dos próprios colaboradores.
Dicas de como desenvolver este comportamento
É possível desenvolver uma postura ética no trabalho, por isso, temos algumas dicas que vão te ajudar:
- Seja honesto e imparcial;
- Respeitar e seguir as regras e normas da empresa;
- Cumprir prazos, contratos e tarefas;
- Respeitar a todos;
- Honre suas obrigações e a sua palavra;
- Seja empático;
- Tenha senso coletivo;
- Preserve e respeite o espaço físico de trabalho.
Como fortalecer a ética no trabalho
Um profissional ético é aquele que segue e respeita as normas e regras e está de acordo com os valores da empresa.
As características de um profissional ético envolve a honestidade, o senso coletivo, a transparência e o respeito no dia a dia do trabalho.
Aqui vão algumas dicas para fortalecer a ética no ambiente de trabalho:
- Determine os valores da empresa;
- Crie um código de conduta;
- Conscientize sobre o que significa ética;
- Realize treinamentos;
- Reafirme o posicionamento da empresa;
- Faça avaliações e auditorias.