Cada vez mais as empresas estão se conscientizando de que não vivemos em uma sociedade heterogênea. As pessoas têm diferentes características e perfis, por isso diversidade e inclusão são temas cada vez mais em alta.
Atualmente, existe a preocupação em promover ações de diversidade e inclusão nas empresas, trazendo oportunidades para profissionais com diferentes perfis.
Essa é uma forma de aproveitar melhor os talentos, garantir representatividade e promover inovação.
Afinal, pessoas diferentes têm ideias e pensamentos diferentes, e isso contribui para os melhores resultados.
Neste conteúdo você vai entender a importância de implementar uma política de diversidade e inclusão nas empresas, conhecer os conceitos de cada um deles e muito mais. Acompanhe!
O que é?
Primeiramente, é um tema que aborda as pessoas e suas singularidades.
Envolve experiências, vivências, características e também o modo de se posicionar no mundo.
Ainda, a maneira como as pessoas são inseridas em diferentes espaços, nos âmbitos social, econômico, corporativo e político.
Qual é a diferença entre diversidade e inclusão?
É importante entender que esses conceitos estão correlacionados, mas são diferentes entre si.
A diversidade diz respeito a qualquer característica que faz com que as pessoas se diferenciam entre si. Traz o conceito de pluralidade, variedade, multiplicidade.
Essas diferenças podem estar relacionadas aos aspectos físicos, personalidade, crenças, nacionalidade, identidade de gênero, entre muitos outros.
Por sua vez, a inclusão é reconhecida como a capacidade que as pessoas têm de reconhecer a diferença dos demais, respeitá-las e integrar cada um ao ambiente.
O objetivo é garantir que todos sejam respeitados e encontrem espaços saudáveis para interagir, de modo que as suas diferenças sejam aceitas e bem recebidas.
O que é diversidade e inclusão nas empresas?
Quando se trata de diversidade e inclusão nas empresas, o conceito se refere ao modo como é organizado o quadro de colaboradores. E também os valores que aquela organização entrega para a sociedade.
Uma empresa que tem diversidade e inclusão com parte da sua cultura, tem a preocupação de fazer contratações estratégicas, compondo um time de profissionais com diferentes perfis.
O objetivo é garantir que grupos minorizados socialmente possam ser representados e tenham seu espaço no mercado de trabalho.
Os valores da empresa podem ser voltados para diversidade e inclusão.
A forma como são elaboradas as campanhas de divulgação e como a marca se posiciona no mercado também pode expressar um pensamento diverso e que visa incluir pessoas com diferentes características.
Exemplos
Existem diversos exemplos que ilustram como diversidade e inclusão podem ser trabalhadas dentro das organizações, como:
- Contratação de profissionais negros;
- Oferta de vagas para profissionais LGBTQIAP+;
- Oportunidades para mulheres em cargos de chefia;
- Contratação de pessoas com deficiência (PCD’s);
- Adequação do espaço físico para receber pessoas com deficiência;
- Desenvolvimento de produtos ou serviços específicos para determinados grupos;
- Ações e adequações de acessibilidade digital.
O modo como são feitos os processos seletivos também pode contribuir para a diversidade e inclusão. Isso envolve até mesmo a forma como as vagas são disponibilizadas e descritas.
Além disso, temos diversidade e inclusão nas campanhas de conscientização realizadas dentro da empresa, nos movimentos que ela apoia, entre muitos outros.
Por que é importante promover diversidade e inclusão nas empresas?
Promover diversidade e inclusão, como dito, traz oportunidades para que múltiplos grupos sejam representados.
Ao mesmo tempo, é uma forma de fazer com que talentos distintos tenham a oportunidade de interagir e aprender com as experiências e a visão dos outros.
Com isso, derrubamos preconceitos, julgamentos e tabus.
Em relação ao posicionamento da marca, ações de diversidade e inclusão são muito importantes porque, como dito, não vivemos em uma sociedade heterogênea, e os consumidores têm diferentes perfis.
Essas pessoas precisam se identificar com uma marca para se tornarem fiéis a ela.
Assim, as ações de diversidade e inclusão auxiliam a cativar os públicos, aumentando a presença de mercado e melhorando a imagem da organização.
Quais ações promovem diversidade e inclusão nas empresas?
Desenvolver uma política de diversidade e inclusão é a primeira ação que deve ser realizada dentro das empresas.
A cultura organizacional deve ser voltada para esse tema, logo, a mudança de mentalidade dos gestores e dos líderes é indispensável para promover um ambiente de inclusão e diverso.
Os processos seletivos precisam ser desenvolvidos com foco nas competências, na capacidade e nas habilidades do profissional, desconsiderando demais características.
Todo o time precisa ser conscientizado e treinado para adotar uma postura empática, solidária e que respeite a diversidade, de modo que se torne um valor dentro da organização.
Campanhas de conscientização, a apresentação de cases de sucesso, confraternizações e outros eventos. Que ajudem a integrar equipes são indispensáveis para fortalecer o contato entre profissionais e criar um clima positivo.
É válido que haja um departamento responsável por desenvolver essas ações, a fim de identificar as necessidades da equipe e promover atividades que ajudem a corrigir aquilo que ainda precisa ser melhorado.
Escutar os colaboradores também faz toda a diferença para entender o que pode ser modificado para promover um ambiente com maior diversidade e inclusão. Dessa forma, é possível entender necessidades e carências.
Benefícios das ações no mercado de trabalho
Quando aplicamos ações de diversidade e inclusão no mercado de trabalho, os profissionais, a empresa e também a sociedade saem ganhando. Alguns benefícios alcançados são:
- Melhoria da imagem da marca no mercado;
- Maior aceitação da marca pelos consumidores;
- Desenvolvimento de soluções inovadoras;
- Aumento da criatividade da equipe;
- Equipes com maior produtividade e eficiência;
- Maior engajamento dos times;
- Melhoria do clima organizacional;
- Ampliação de desenvolvimento pessoal e profissional;
- Redução dos índices de turnover;
- Maior atração de talentos;
- Diversificação de oportunidades;
- Inspiração para novos profissionais.
Como funciona um treinamento de diversidade e inclusão?
Você viu que uma das ações que podem ser desenvolvidas para promover diversidade e inclusão dentro da empresa é o treinamento e a capacitação dos colaboradores.
O treinamento em diversidade e inclusão tem aspectos muito específicos e contribui para maior compreensão do tema, dos seus conceitos, das diferenças entre eles.
Também aborda posturas, comportamentos, falas, expressões e outros que são mais ou menos adequados.
O objetivo é levar conhecimento e esclarecer dúvidas, permitindo desaprender e reaprender para eliminar ideias pré-concebidas.
Mostrar a importância do engajamento entre pessoas diferentes, valorizar as suas singularidades.
Dessa forma, mostrar para os profissionais a postura mais adequada e o modo ideal de interagir e lidar com as diferenças.
Como promover uma política de diversidade e inclusão nas empresas? Veja as dicas!
Promover uma política de diversidade e inclusão na empresa é uma tarefa simples.
Veja a seguir algumas dicas para você começar essa transformação do seu negócio.
- Reveja a cultura organizacional para que a diversidade sejam pilares da empresa.
- Promova a mudança de mentalidade dos profissionais que ocupam cargos mais altos.
- Entenda quais são as necessidades do time para direcionar ações de diversidade e inclusão de uma forma mais eficiente.
- Crie um ambiente mais receptivo à diversidade.
- Promova o treinamento e a capacitação para que diversidade e inclusão estejam entre os valores da sua empresa.
- Faça um levantamento de perfil da equipe para entender quais perfis de profissionais ainda não fazem parte do time.
- Garanta que o processo de recrutamento e seleção seja voltado para diversidade e inclusão.
- Aprimore o processo de comunicação interna para que todos possam expressar suas opiniões.
- Estabeleça e monitore métricas e indicadores para conhecer o perfil da equipe, o salário dos profissionais, as oportunidades disponibilizadas, entre outros.
Nesse sentido, as métricas são muito importantes porque elas ajudam a entender o modo como a sua empresa lida com profissionais com diferentes perfis.
Apresentam a realidade de negócio, se existe a chance de profissionais pertencentes a grupos específicos e minorias alcançarem posição de maior destaque dentro da empresa.
Isso é muito importante porque mostra como o seu negócio se posiciona nesse momento.
Por tanto, o sistema adotado, as falhas, o que pode ser melhorado e onde existe a chance de promover inovação e aprimorar cada vez mais as ações.
Vale ressaltar que existem legislações e cotas que contribuem para que diversidade e inclusão sejam estabelecidas na empresa.
Mas é importante ir além daquilo que é obrigatório, desenvolvendo as próprias políticas e ações como uma forma estratégica de obter ganhos para a própria empresa.
Por tanto, respeitar as singularidades do ser humano e garantir que todos estejam representados em sua empresa.