21 de abril de 2022

Antiético: o que é, exemplos de comportamentos e como identificar

Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não exist
Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não exist
Tempo de leitura: 3 minutos

Um comportamento antiético pode ferir a integridade das pessoas e da sociedade, mas o que é um comportamento antiético e como podemos identificá-lo? 

Continue a leitura para entender os conceitos e impactos que acercam o comportamento antiético. 

O que é antiético?

Antiético é o oposto de ser ético, ou seja, um comportamento antiético não condiz à valores sociais.

Quando alguém age de forma antiética, significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas, grupos ou com a sociedade em si, não existe.

É um termo relacionado à uma ação que se opõe a algum valor, regra, princípios orientam o comportamento humano em relação à sociedade ou relações em grupos. 

Exemplos de um comportamento antiético

O comportamento antiético pode ferir a integridade de pessoas, organizações e da sociedade, alguns exemplos de comportamento antiético são:

  • Mentir, difamar ou inflamar informações sobre alguém ou sobre situações.
  • Ofensas de qualquer tipo, ferem a integridade de pessoas ou grupos.
  • Não honrar ou procrastinar com compromissos contratuais, pagamentos e entregas. 
  • Violar, adulterar ou modificar mercadorias ou correspondências.
  • Modificar algo, como um documento, e-mail, material ou qualquer outro, com o intuito de beneficiar a si próprio.
  • Mentir, omitir, esconder informações para que o outro não seja beneficiado de algum modo.
  • Aumentar, melhorar ou modificar informações para vender algo.
  • Jogar lixo em locais impróprios.

Qual a diferença entre ser imoral e antiético?

Moral e ética são dois termos distintos mas que possuem relação direta e que fazem parte do comportamento humano. 

A ética está ligada a forma de agir na sociedade guiada por o que a sociedade determina como certo ou errado, já a moral, está ligada a forma de agir na sociedade guiada por o que a consciência individual determina como certo ou errado, a partir de costumes ou cultura. 

Por tanto, ser imoral é não possuir valores morais e ser antiético é não seguir valores sociais.  

Quais as consequências do comportamento antiético para a empresa?

O comportamento antiético pode acarretar diversos problemas para a empresa, alguns comportamentos podem gerar problemas judiciais e punições legais.

Esses comportamentos além de impactos judiciais, podem acarretar em impactos financeiros, desgastes emocionais,  impacto na reputação da empresa e outros.

Mas as ações antiéticas que não chegam a se tornar um problema judicial? Essas também impactam em outros aspectos, como no clima organizacional, na integridade emocional e física de outros colaboradores, reduzir a produtividade e eficiência das atividades e vários outros.  

Como identificar um comportamento antiético no trabalho?

Os comportamentos antiéticos que levam a desvios financeiros, fraudes, subornos, conflitos de interesses podem ser identificados em auditorias e investigações internas.

Mas os comportamentos relacionados ao dia a dia e as relações dentro da empresa, precisam ser observados constantemente. 

É preciso estar atento a mentiras, fofocas, boatos, preconceitos, assédio sexual e moral, investigar os casos e tomar providências sempre que necessário. 

Como denunciar um ato antiético no trabalho? 

Para que os colaboradores possam denunciar um ato antiético no trabalho, é preciso estar atento a alguns procedimentos internos. 

Um canal de denúncias seguro para que os colaboradores se sintam confortáveis para realizar uma denúncia é essencial. 

É um instrumento para detectar irregularidades que acontecem na empresa, o canal de denúncia precisa ser conhecido por seus colaboradores. 

Quais medidas devem ser tomadas no caso de um comportamento antiético?

Após a denúncia ou suspeita de um caso autêntico, o primeiro passo é investigar para chegar à verdade e entender o que levou ao ato antiético, e como ele aconteceu.

Se o ato antiético for uma caso que precisa de ações legais, como roubos, fraudes, assédio e outros, é necessário tomar as medidas legais necessárias.

Caso o ato antiético seja algo que possa ser resolvido internamente, o importante é ter uma conversa transparente e aplicar as medidas necessárias que que o ato não passe despercebido.  

Como o RH pode ajudar a combater o comportamento antiético?

Promover a ética dentro da empresa é essencial, assim como ter um código de conduta estruturado e de fácil acesso e entendimento para os colaboradores. 

Realizar treinamentos periódicos que trabalhem a ética dentro da organização é algo que ajuda a combater comportamentos antiéticos. 

Utilizar e investir em comunicação interna para que ela seja clara, assertiva e que despertem o interesse e o senso ético da empresa. 

Nossos treinamentos tratam temas que são riscos comportamentais e que precisam ser tratados dentro das organizações incentivando o comportamento ético. Conheça nossos treinamentos.

Compartilhe:

ARTIGOS relacionados que podem te

interessar

28 de junho de 2022
A cultura organizacional pode ser entendida como o comportamento da empresa no cotidiano.
21 de junho de 2022
O imprevisto é algo que muda tudo, ataca uma fraqueza, fortalece uma ameaça, surge repentinamente e de uma direção inesperada.
21 de junho de 2022
Ao ler “comportamento digital” é muito fácil pensar que estamos falando da forma como uma pessoa age no ambiente online, certo? No entanto, o termo vai um pouco mais além!

interesse em cursos das

TRILHAS

interesse em cursos

in company

interesse em

treinamentos

interesse em

palestras